Buscar

Acadêmicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmicos :Isabelle Sene,Gabriela Araujo,karolayne Cavalcante e Leticia Justino
Disciplina :Tid II
Professora:Simone 
Aterro Sanitário de Palmas
(Museu do Lixo)
 
Histórico 
Criado em 21 novembro de 2001, o Aterro Sanitário de Palmas é uma referência nacional. O projeto é um dos poucos da região Norte que atende as especificações ambientais exigidas pela legislação vigente, tendo sido construído com concepções do que há de mais moderno a respeito de novas tecnologias aplicadas a esse tipo de instalação no mundo. o aterro também é um referencial na área de educação ambiental, pois frequentemente é visitado por alunos que cursam desde a pré-escola ao ensino universitário, e até mesmo por alunos e pesquisadores de outras cidades do Estado interessados em conhecer a tecnologia utilizada no tratamento do lixo.
FORMA DE FUNCIONAMENTO E SEUS OBJETIVOS
  É um empreendimento projetado para receber e tratar o lixo produzido pelos habitantes de uma cidade, com base nos estudos de engenharia, para reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente, atualmente é uma das técnicas mais seguras e de baixo custo. Evitando que não haja contaminação do solo e da água todos os cuidados são tomados diariamente, além da realização de estudos periódicos. A coleta é feita 03 (três) vezes na semana em toda a cidade de Palmas. São coletados os lixos domésticos com caminhões coletores compactadores e levados para o aterro, nos dias de hoje chega 276 toneladas de lixo doméstico por dia.
 
Dificuldades
Em Palmas o plano municipal de saneamento básico, elaborado em 2013 e regulamentado pelo decreto nº 700 de 15 de janeiro de 2014 tem como meta reduzir, reutilizar e reciclar 15% dos resíduos gerados durante o ano de 2015, porém estamos em 2017 e só conseguimos cumprir 4,1% dessa meta, ainda assim nos encontramos acima da média nacional que é de apenas 3% segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública -ABRELP.
 
 
Processo do lixo 
Ao chegar ao aterro, o lixo é pesado e encaminhado para o destino adequado. Se for doméstico, ele vai direto para as chamadas trincheiras, se for de construção, o resíduo vai para outro depósito, e se for hospitalar cada hospital cuida do seu.
O lixo doméstico que é encaminhado às trincheiras é compactado e coberto com argila a cada metro de espessura do lixo. O revestimento serve para evitar vetores, como baratas, insetos e pássaros. Já os resíduos provenientes de construções são reaproveitados no patrulhamento de estradas vicinais ou na cobertura das trincheiras do lixo doméstico. 
TRATAMENTO DO CHORUME
Os drenos para a captação do chorume foram colocados no fundo das trincheiras, antes da manta de PEAD, para transportar o líquido às lagoas anaeróbicas. O chorume é tratado por três dessas lagoas, que são interligadas por vasos comunitários e, após ser purificado, é lançado ao solo.
1ºLagoa 
2º Lagoa 
3 º lagoa
Agua não potável, porém serve para o consumo 
As três lagoas 
 
Material que é usado para colocar no solo antes de jogar o lixo
Museu do Aterro
Ao entrar na sala o visitante se depara com   diversos objetos,  como, computador , impressora e uma  máquina de costura. Dentro de um armário de aço é possível encontrar diversas imagens de santos e até o boneco de um saci.  
Há ainda  diversos livros, anuário, troféus e algumas relíquias como máquinas fotográficas e um dos primeiros aparelhos celulares  fabricados,   acompanhado de  um carregador, e quadros de figuras públicas. 
“A maioria são objetos pessoais, nossa intenção é  criarmos o museu do lixo com programa de educação ambiental voltado aos visitante”
(João Marques ,engenheiro e lixólogo)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais