Buscar

filme Preciosa enviar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O filme Preciosa uma história de esperança, trata de um drama vivido por uma adolescente de 16 anos chamada Clairicee Preciosa, ó chamavam de Preciosa, cresceu é vive em um ambiente hostil, no qual se defrontou com muitas adversidades, tais como a pobreza o preconceito por ser negra e obesa e mãe adolescente. Preciosa foi vitima de múltiplas formas de violência psicológica, física de sua mãe e também violência física, sexual perpetrados pelo seu pai sendo que seus dois filhos foram frutos do abuso sexual sofrido. Além da negligência da parte dos pais e a instituição de ensino que deixavam de prover as necessidades básicas para seu desenvolvimento físico, emocional e social, educação, higiene e proteção. Preciosa uma garota apática, sem amigos e que traz no rosto um semblante sempre fechado. As cenas em sua casa são sempre escuras de modo a ressaltar a tristeza e desesperança reinantes. Em contraposição as cenas imaginadas por Preciosa, toda vez que se encontra em um momento difícil, foge para um mundo imaginário onde e famosa e desejada por todos um lugar onde sua presença realmente e importante. Tal imaginação mostra-se como um dos mecanismo de defesa que aparentemente traz uma esperança para ela, diante das violência sofridas sendo que seus maiores agressores são seus pais, o que traz um impacto maior. 
O agressor não percebe a vitima como uma pessoa, mas como um objeto destituído de sentimentos e de direitos. Pressionada por um ciclo de violência, a vitima sente-se impotente e está constantemente lutando por sua sobrevivência (Blanchard,1996). 
 O filme retrata o pesadelo vivenciado por Preciosa vitima de violência em seu próprio lar é no contexto social onde nasceu. Maldonado (1997) aponta como dois principais tipos de violência: a violência domestica, esse termo é utilizado para definir a violência que ocorre na esfera domestica, e á violência estrutural é utilizada para retratar as condições adversas e injustas da sociedade com a parcela menos favorecida da população. Preciosa foi vitima também de bullying no bairro onde morava e na escola, fazendo com que a mesma não se relacionasse e ficava sentada em silêncio na ultima carteira da sala de aula sem compreender o que os professores diziam, Preciosa com 16anos era praticamente uma analfabeta , um aspecto muito relevante abordado no filme, pela omissão dos responsáveis do ensino diante de sinais e sintoma apresentados pela adolescente,que tinha dificuldade de aprender, sendo um dos possíveis efeitos da violência, o que não foi resolvido na escola de ensino regular.Trazendo para realidade o profissional que tomar ciência ou suspeitar de que uma criança esteja sofrendo maus-tratos, o profissional deve notificar a autoridade competente( O Conselho Tutelar da localidade ou, na sua ausência , a autoridade judiciária). O artigo 245 da Lei 8069/90 estabelece penalidade aplicáveis aos profissionais de saúde e educação que descumprirem essa determinação legal.
Ao engravidar pela segunda vez preciosa foi expulsa da escola regular e convidada a freqüentar uma escola alternativa onde ela conhece uma professora que lhe oferece uma educação mais inclusiva e um relacionamento mais próximo e respeitoso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais