Buscar

TRABALHO ELAINE MIRANDA RATO PRONTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS COMPORTAMENTAIS EM LABORATÓRIO UTILIZANDO COMO SUJEITO:
RATO VIRTUAL SNIFF
LILYANE PIRES DE MORAIS
GOIÂNIA/GO
2014
LILYANE PIRES DE MORAIS
APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS COMPORTAMENTAIS EM LABORATÓRIO UTILIZANDO COMO SUJEITO:
RATO VIRTUAL SNIFF 
 Este trabalho cumpre 
 Exigência parcial da disciplina 
 Psicologia Geral Experimental
 (PGE) com orientação da 
 Professora Ms. Elaine Miranda.
GOIÂNIA/GO
2014
 
DEDICATÓRIA
GOIÂNIA/GO
2014
.
Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus, pela oportunidade de crescimento Intelectual, aos nossos familiares pelo apoio e Compreensão e a professora Ms. Professora Elaine Miranda pelo conhecimento aplicado que nos ajudou a desenvolver esse trabalho.
AGRADECIMENTOS
 A Deus pela por ser a base das nossas conquistas;
 Aos nossos familiares que souberam compreender
 Nossas ausências em casa para a realização desta tarefa.
 A Professora Ms. Elaine Miranda que nos acolheu
 Possibilitando a realização deste trabalho.
 Agradecemos-a, principalmente pela atenção a pôr tudo que pudemos aprender com ela neste semestre.
 
 
 AGRADECIMENTOS
A Deus pela por ser a base das nossas conquistas;
Aos nossos familiares que souberam compreender nossas ausências em casa para a realização desta tarefa.
A Professora Ms. Elaine Miranda que nos acolheu possibilitando a realização deste trabalho. Agradecemo-la, principalmente pela atenção a pôr tudo que pudemos aprender com ela neste semestre.
 
EPÍGRAFE
 “Os principais problemas 
 		 Enfrentados hoje pelo mundo só 
 Poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa
 		 Compreensão do comportamento humano”.
Burrhus Frederic Skinner, 1974
SUMÁRIO 
RESUMO...................................................................................1
INTRODUÇÃO............................................................................3
METODOLOGIA.........................................................................5
RESULTADOS...........................................................................8 
DISCUSSÃO...............................................................................15 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................17 
ANEXOS.....................................................................................18 
 
RESUMO
 Burrhus Frederic Skinner(1904-1990) utiliza o comportamento dos animais não como forma de poder estudar as particularidades que os animais possuem quanto ao seus comportamentos, mas sim, para procurar leis universais que regem o comportamento dos organismos. Skinner mostra que os comportamentos são mais permanentes e intensos em função ao reforço. O reforço aumenta a probabilidade de o comportamento ocorrer de novo ou se extinguir. O objetivo deste trabalho é baseado nos estudos realizados em laboratório com um rato virtual com intuito de inteirar a teoria á prática a fim de possibilitar uma melhor compreensão do comportamento humano. Para atingir, de forma satisfatória, a proposta o grupo utilizou o programa Sniffy Pro, no laboratório de informática, realizando sessões experimentais, nas etapas Nível Operante, Treino ao Comedouro, Modelagem e Extinção. As seções tiveram duração aproximada de quinze minutos, onde os comportamentos do rato virtual foram observados e anotados em folhas de registro. Nas quatro sessões os resultados foram analisados, sendo calculada a frequência total de cada comportamento, e posteriormente, calculou-se utilizando a taxa, utilizando a frequência total e o tempo de realização de cada etapa. Após construção e análise dos gráficos, os resultados obtidos revelam que é possível aplicar na prática as teorias desenvolvidas por Skinner a respeito de condicionamento de comportamentos, bem como sua extinção. Foi de grande contribuição para compreender o sistema de aprendizagem de comportamentos. 
Palavras chaves: comportamento, nível operante, modelagem e extinção. 
 	 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS COMPORTAMENTAIS EM LABORATÓRIO UTILIZANDO COMO SUJEITO: 
 
RATO VIRTUAL SNIFF 
 	 
 	As premissas básicas do behaviorismo de Watson eram simples, diretas e ousadas. Ele buscava uma psicologia científica que lidasse exclusivamente com os atos comportamentais observáveis e passíveis de descrição objetiva, Além disso, a psicologia de Watson rejeitava qualquer termo ou conceito metalista. Na sua visão, palavras como "imagem", "sensação", "mente" e "consciência"- adotadas desde a época da filosofia metalista- não significavam absolutamente nada para a ciência do comportamento. (Schultz e Schultz, 2012). 
 	Um aspecto importante a ser considerado, segundo Schultz e Schultz (2012), é a influência da psicologia animal nos estudos sobre o comportamento. Durante a primeira década do século XX, os psicólogos americanos utilizaram diversos animais em suas pesquisas fazendo analogia com os comportamento humanos. 
 
 Há um tipo de aprendizagem denominada condicionamento Pavlovano, indicando que havendo a aprendizagem de um reflexo, um estimulo que não elicia uma determinada resposta deve sem emparelhado a um estimulo que a elicia (MOREIRA E MEDEIROS, 2007). 
 
 	O laboratório vem a ser um instrumento de grande valia para as teorias citadas acima, pois tem como objetivo propiciar condições para que os alunos observem, identifiquem e demostrem princípios comportamentais, como: aprendizagem, reforça mento, modelagem, extinção entres outros (TOMANARI, 2003).
 A modelagem é um procedimento de Reforçamento diferencial de aproximações sucessivas do comportamento, é o resultado final é um novo comportamento. A fim de ensinar um novo comportamento, sendo uma característica fundamental da modelagem e imediaticidade do reforço, quanto mais próximo temporariamente da resposta o reforço estiver, mais eficaz ela será. (MOREIRA E MEDEIROS, 2007) 
 A extinção é outro procedimento utilizado em laboratório, de acordo com (MOREIRA E MEDEIROS, 2007) consiste quando o reforço de um comportamento é suspenso e a probabilidade deste comportamento voltar a ocorrer diminui, tornado sua frequência ao nível operante. 
Sendo assim, o presente trabalho teve por finalidade perceber e reconhecer as etapas do condicionamento operante, bem como analise experimental do comportamento, articulando a teoria com a pratica e utilizando um rato virtual como sujeito 
 
 
METODOLOGIA
 
Sujeito: 
 	O grupo utilizou no experimento um rato albino virtual de codinome Alvin. 
Ambiente, materiais e instrumentos utilizados: 
 A realização do processo de experimento ocorreu no contexto de uma sala de laboratório de informática composto de 29 mesas, 40 cadeiras, 26 computadores e uma lousa. Os programas utilizados para a
realização do experimento foram o Windows XP e o Software Sniff Pro, sob a supervisão da professora Elaine Miranda. 
 Foi utilizado no experimento uma apostila com instruções de uso do programa Sniffy Pro, folhas de registro para anotar os comportamentos do Alvin ocorridos nos Níveis Operante, Treino ao Comedouro, Modelagem e Extinção, o grupo utilizou ainda um pen drive, um cronômetro, lapiseiras, borrachas e posteriormente, os programas Excel para a confecção dos gráficos e tabelas e o Word para o desenvolvimento e finalização do relatório científico. 
Procedimento: 
 No dia 02 de maio do ano 2014, nós, alunos do 2° e 3° períodos do curso de Psicologia, matutino, iniciamos as atividades práticas realizadas em laboratório de informática I, orientados pela professora Elaine Miranda que ministra a disciplina Psicologia Geral Experimental, para executar o programa Sniffy Pro e realizar as atividades proposta 
 Ficou destinado para uma observa os comportamentos emitidos por Alvin e a outra ficou com a responsabilidade por marcar na folha de registro e cronometrar o tempo. 
 Nesta primeira sessão referente ao Nível Operante após ligar o computador e abrir o programa Sniffy Pro, o grupo selecionou na barra do canto superior a opção "Experiment" e em seguida a opção "Design Operant Experiment". Após estes procedimentos abriu-se uma janela onde foi marcada a opção "Extinction" e pressionou- se o botão "OK", iniciando a sessão, ás 11:35h. Foram observados e anotados na folha de registro os comportamentos de pressionar a barra, farejar, levantar, limpar-se e comer. Após quinze minutos a sessão foi encerrada selecionando a opção "File" e em seguida "Save as", nomeando o arquivo de Nível Operante, o qual foi salvo em pen drive. Clicou-se novamente na opção "File" selecionando "Exit" para o encerramento do programa. 
 No dia 05 de maio de 2014, ás 11:40h iniciou-se a segunda sessão, Treino ao Comedouro. O grupo destinou um componente para observa os comportamentos emitidos por Alvin e repassá-los a outro integrante responsável por marcar na folha esses dados, cronometra o tempo e digita a tecla 'espaço', liberando a pelota de comida e emitindo som, para que Alvim associasse o som do comedouro com a disponibilidade de comida. Onde o ruído tornou-se estímulo reforçador condicionado. 
 Com o computador ligado foi introduzido o pen drive no computador e aberto o arquivo salvo na sessão anterior (Nível Operante). Seguindo o manual a opção" Experiment" foi selecionada e em seguida, "Design Operant Experiment". Após estes procedimentos abriu-se uma janela onde foi marcada a opção "Continuos" e pressionou-se o botão "OK", pressionar a barra, farejar, levantar, limpar-se e comer. Toda vez que Alvin aproximava da barra uma pelota de alimento era liberada. Durante o procedimento a barra vertical do "SoundFood" na janela "OperantAssociation", gradativamente se elevava á medida que o estimulo neutro(som) se tornava condicionado. Após doze minutos, a barra vertical atingiu o seu nivel máximo, encerrando o procedimento de Treino ao Comedouro. Selecionando a opção File e em seguida "Save as", nomeando o arquivo de Nível operante, o qual foi salvo em pen drive. Clicou-se novamente na opção "File" selecionando "Exit" para o encerramento do programa. 
 No dia 05 de maio de 2014, ás 11:40h iniciou-se a segunda sessão, Treino ao Comedouro. O grupo destinou uma componente para observa os comportamentos emitidos por Alvin e repassá-los a outra integrante responsável por marcar na folha de registro esses dados, cronometra o tempo e digitava a tecla "espaço “liberando a pelota de comida e emitindo som, para que Alvim associasse o som do comedouro com a disponibilidade de comida. Onde o ruído tornou-se estímulo reforçador condicionado. 
 Com o computador ligado foi introduzido o pen drive no computado e aberto o arquivo salvo na sessão anterior (Nível Operante). Seguindo o manual a opção "Experiment" foi selecionada em seguida "Design Operant Experiment". Após estes procedimentos abriu-se uma janela onde foi marcada a opção "Continuous" e pressionou-se o botão "OK" iniciando a sessão. Foram observados e anotados na folha de registro os comportamentos de pressionar a barra, farejar, levantar, limpar-se e comer. Toda vez que Alvin aproximava da barra uma pelota de alimento era liberada. Durante o procedimento a barra vertical atingiu o seu nivel máximo, encerrando o procedimento de Treino a Comedouro. Selecionando a opção "File" e em seguida "Save as ", nomeando o arquivo de Nível Operante, o qual foi salvo em pen drive. Clicou-se novamente na opção "File" selecionando "Exit" para o encerramento do programa. 
 Na terceira sessão, realizada dia 19 de maio, o grupo realizou o processo de Modelagem. Com o computador ligado foi introduzido o pen drive no computador e aberto o arquivo salvo na sessão anterior (Treino ao Comedouro). Seguindo o manual a opção "File" foi selecionada e em seguida, Open". Após estes procedimentos abriu-se uma janela onde foi marcada a opção "Sim", uma nova janela se abriu na qual selecionou a opção "Treino ao Comedouro" e clicou-se em "Salvar". Marcou-se "Sim" e "Abrir", iniciando a sessão ás 11:50h. Foram observados e anotados na folha de registro os comportamentos de pressionar a barra, farejar, levantar, limpar-se e comer. Toda vez que Alvin emitia determinados comportamentos (ficar em pé em qualquer ponto da caixa, em pé na parede do fundo e pé principalmente próximo a barra) uma pelota de alimento era liberada. Durante o procedimento a barra vertical do "Bar Sound" na janela "Operant Ass ociation", gradativamente se elevava a medida que ocorria a modelagem do comportamento de Alvin pressionar a barra. Após vinte e um minutos, a barra vertical atingiu o seu nível máximo, encerrando o procedimento de Modelagem. Selecionando a opção "File" e em seguida "Save as", nomeando o arquivo de Modelagem, o qual foi salvo em pen drive. Clicou-se novamente na opção "File" selecionando "Exit" para o encerramento do programa. 
 Realizado também no dia 19 de maio, a quarta sessão teve início ás 12:05. Após aberto o arquivo salvo na sessão anterior (Modelagem) a opção "File" foi selecionada e em seguida, Open. Após estes procedimentos abriu-se uma janela onde foi marcada a opção "Sim", uma nova janela se abriu na qual selecionou a opção "Modelagem “e clicou-se em "Salvar". Marcou-se "Sim" e "Abrir". Iniciando a sessão. Nesta sessão o grupo registrou durante vinte e um minutos, anotados minuto a minuto, o comportamento do Alvin. A barra era pressionada somente por Alvin, pois já estava condicionado que ao executar esse procedimento receberia o reforço. Finalizando a sessão selecionou-se a opção "File" e em seguida "Save as", nomeando o arquivo de Reforçamento Contínuo, o qual foi salvo em pen drive. Clicou-se novamente na opção "File" selecionando "Exit". 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RESULTADOS 
 
 
NÍVEL OPERANTE 
 
	MINUTOS 
	PRESSIONAR BARRA 
	FAREJAR 
	LEVANTAR 
	LIMPAR- 
 SE 
	COMER 
	1 
	O 
	5 
	2 
	7 
	0 
	2 
	O 
	7 
	5 
	4 
	0 
	3 
	0 
	5 
	4 
	5 
	1 
	4 
	1 
	5 
	5 
	12 
	2 
	5 
	1 
	8 
	4 
	6 
	3 
	6 
	0 
	6 
	6 
	7 
	1 
	7 
	0 
	5 
	2 
	11 
	0 
	8 
	1 
	7 
	2 
	8 
	3 
	9 
	0 
	3 
	4 
	10 
	1 
	10 
	0 
	7 
	2 
	7 
	0 
	11 
	1 
	3 
	5 
	11 
	3 
	12 
	0 
	2 
	7 
	6 
	4 
	13 
	1 
	3 
	5 
	3 
	3 
	14 
	0 
	3 
	5 
	3 
	0 
	15 
	0 
	5 
	8 
	6 
	1 
	TOTAL 
	5 
	74 
	76 
	105 
	22 
	TAXA 
	0,3 
	4,93 
	5,06 
	7,0 
	4,4 
Figura 1: Taxas de respostas dos comportamentos emitidos no Nível Operante (15 minutos de registro). 
 
 Nos dados apresentados no gráfico acima se observa a emissão de comportamentos tais com Pressionar a barra, Farejar, Levantar, Limpar-se e Comer. O comportamento que apresentou mais frequência foi o de Limpar-se com taxa de 7,0, seguido por Levantar-se, que apresentou uma taxa de 5,06 e o Farejar de
4,93 Os comportamentos de Comer que apresentou uma taxa de 4,4 e Pressionar a barra 0,3 forma os que apresentaram menor frequência. 
 
 
 
 
 
TREINO AO COMEDOURO 
 
	MINUTOS 
	PRESSIONAR BARRA 
	FAREJAR 
	LEVANTAR 
	LIMPAR- SE 
	COMER 
	1 
	0 
	4 
	5 
	4 
	8 
	2 
	0 
	1 
	1 
	3 
	9 
	3 
	1 
	2 
	1 
	2 
	17 
	4 
	0 
	2 
	1 
	1 
	16 
	5 
	1 
	2 
	1 
	3 
	14 
	6 
	0 
	4 
	2 
	4 
	10 
	7 
	0 
	2 
	3 
	3 
	7 
	8 
	0 
	2 
	3 
	2 
	17 
	9 
	2 
	3 
	1 
	1 
	9 
	10 
	0 
	2 
	3 
	2 
	15 
	11 
	1 
	4 
	2 
	2 
	16 
	12 
	0 
	3 
	3 
	2 
	8 
	TOTAL 
	5 
	31 
	25 
	29 
	146 
	 	TAXA 
	0,41 
	2,58 
	2,83 
	2,41 
	12,16 
 
 
 
 
 
Figura 2: Taxas de respostas dos comportamentos emitidos no treino ao comedouro (12 minutos de registro ). 
 
 Nota-se na figura 2 que o comportamento a emitir maior frequência foi comer, com taxa de 12,16. a de levantar emitiu a frequência de 2,83, farejar taxa de 2,58 e Pressionar a barra foi o comportamento de menor frequência 0,41. 
 
 
 
 
REFORÇAMENTO CONTÍNUO 
 
	MINUTOS 
	PRESSIONAR 
	FAREJAR 
	LEVANTAR 
	LIMPAR- 
	COMER 
	
	 BARRA 
	
	
	 SE 
	
	1 
	1 
	6 
	1 
	7 
	0 
	2 
	1 
	7 
	3 
	4 
	1 
	3 
	1 
	6 
	1 
	4 
	2 
	4 
	0 
	5 
	2 
	1 
	1 
	5 
	0 
	3 
	3 
	2 
	2 
	6 
	0 
	6 
	1 
	5 
	1 
	7 
	0 
	5 
	10 
	8 
	4 
	8 
	0 
	4 
	2 
	3 
	2 
	9 
	1 
	1 
	2 
	5 
	3 
	10 
	2 
	6 
	3 
	3 
	3 
	11 
	4 
	6 
	5 
	2 
	5 
	12 
	2 
	3 
	6 
	1 
	1 
	13 
	1 
	4 
	2 
	2 
	1 
	14 
	7 
	6 
	9 
	3 
	1 
	15 
	3 
	4 
	8 
	1 
	7 
	16 
	4 
	4 
	6 
	1 
	4 
	17 
	6 
	2 
	3 
	1 
	3 
	18 
	4 
	0 
	6 
	0 
	8 
	19 
	11 
	0 
	5 
	0 
	9 
	20 
	15 
	0 
	4 
	1 
	13 
	21 
	14 
	0 
	5 
	0 
	14 
	TOTAL 
	74 
	78 
	83 
	53 
	85 
	TAXA 
	3,52 
	3,71 
	3,95 
	2,52 
	4,04 
 
 
 
Figura 3: Taxas de resposta dos comportamentos emitidos durante o Reforçamento Contínuo (15 minutos de registro). 
 
 O gráfico acima aponta que o comportamento Pressionar a barra atingiu a taxa 3,52 comer 4,04, Farejar 3,71, Levantar 3,95 e Limpar-se 2,52. 
 
 
 
 
EXTINÇÃO 
 
	MINUTOS 
	PRESSIONAR BARRA 
	FAREJAR 
	LEVANTAR 
	LIMPAR- 
 SE 
	COMER 
	1 
	13 
	2 
	1 
	2 
	0 
	2 
	12 
	4 
	4 
	3 
	0 
	3 
	9 
	2 
	7 
	10 
	0 
	4 
	5 
	7 
	0 
	2 
	0 
	5 
	3 
	8 
	5 
	2 
	0 
	6 
	4 
	9 
	7 
	6 
	0 
	7 
	3 
	3 
	4 
	1 
	0 
	8 
	0 
	7 
	4 
	2 
	0 
	9 
	3 
	4 
	4 
	2 
	0 
	10 
	0 
	7 
	5 
	6 
	0 
	11 
	0 
	3 
	3 
	5 
	0 
	12 
	0 
	4 
	5 
	3 
	0 
	13 
	0 
	6 
	5 
	3 
	0 
	14 
	1 
	4 
	5 
	2 
	0 
	15 
	0 
	0 
	2 
	3 
	0 
	TOTAL 
	51 
	68 
	61 
	52 
	0 
	TAXA 
	3,4 
	4,53 
	4,06 
	3,46 
	0 
 
 
 
 
 	 	Figura 4: Taxas dos comportamentos emitidos na Extinção (17 min. de registro). 
 
 	 
 	Na figura 4 observa-se que o comportamento de Pressão a barra foi de 3,4 demonstrando que ocorria menos que os outros comportamentos de Farejar com taxa de 4,53, Levantar 4,06 e Limpar-se 3,46. 
 
 
 
 
 
 
 
Figura 4.1 Resposta de pressão a barra acumuladas no exercício da Extinção 
 
 	Na figura 4.1, o rato pressionou a barra diversas vezes, apresentando uma taxa de 3,4. Nota-se que houve uma redução gradual na frequência de respostas emitidas. O gráfico mostra as resposta de pressionar a barra, no primeiro e último minuto que foram de 13 a 0 respectivamente, demonstrando a redução do comportamento emitida pelo rato durante a Extinção.
	 
	NÍVEL OPERANTE 
	TREINO AO COMEDOURO 
	PRESSIONAR BARRA 
	0,3 
	0,41 
	FAREJAR 
	4,93 
	2,58 
	LEVANTAR 
	5,06 
	2,83 
	LIMPAR-SE 
	7,0 
	2,41 
	COMER 
	4,4 
	12,16 
 
 
 
Figura 5: Comparação das taxas de respostas dos comportamentos emitidos pelo rato no Nível Operante e no Treino ao Comedouro. 
 	 
 	Na figura apresentada acima, o sujeito emitiu o comportamento de pressionar a barra de 0,3 no 
Nível Operante é 0,41 no Treino ao Comedouro. O comportamento de Farejar foi 4,93 no Nível Operante e 
2,58 no Treino ao Comedouro. No Comportamento de limpar emitido pelo rato, observou-se a taxa de 7,0 no Nível Operante e de 2,41 no Treino ao Comedouro. As diferenças foram observada no comportamento de levantar que no Nível Operante foi maior de 5,06e no Treino ao Comedouro de 2,83 e no comportamento de comer de 4,4 no Nível Operante e uma alta de 12,15 no Treinamento ao Comedouro. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
	 
	NÍVEL OPERANTE 
	REFORÇAMENTO CONTÍNUO 
	PRESSONAR BARRA 
	0,3 
	3,52 
	FAREJAR 
	4,93 
	3,71 
	LEVANTAR 
	5,06 
	3,95 
	LIMPAR-SE 
	7,0 
	2,52 
	COMER 
	4,4 
	4,04 
 
 
 
 
Figura 6: Comparação das taxas dos comportamentos emitidos pelo rato no Nível Operante e no Reforçamento Contínuo. 
 
 No gráfico apresentado acima, nota-se que o comportamento que teve uma maior taxa de respostas foi o de pressionar a barra com uma frequência de comer com uma frequência de 4 no Reforçamento contínuo. Já no Nível Operante o comportamento de Pressionar a Barra foi de apenas 0,3. O comportamento de levantar teve a taxa de 4,93 no Nível Operante e apresentou uma baixa no Reforçamento contínuo sendo apenas 3,71. E no comportamento de Limpar-se também apresentou uma diferença no Nível Operante a taxa foi 7,0 e no Reforçamento Contínuo de 2,52. 
 
 
 
 
Discussão 
 A proposta da disciplina Psicologia Geral e Experimental, vem como meio de compreensão da necessidade de rigor metodológico para a produção de conhecimento científico sobre o comportamento humano, conhecer os passos de uma investigação científica pela reprodução de experimentos planejados e realizados por terceiros utilizar adequadamente os métodos de investigação científica do comportamento. Analisar, descrever e interpretar relações entre operações e processos comportamentais, discriminar conhecimento científico de conhecimento de senso comum a partir da prática experimental. 
 Colocar em prática os experimentos com o rato virtual, utilizando a base teórica de Skinner foi de grande proveito para aprendizagem, sendo que os objetivos foram alcançados, com a utilização do programa Sniffy Pro, com sessões de observação e execução nas etapas Nível Operante, Treino ao Comedouro, Modelagem, Reforçamento Contínuo e Extinção. 
 No Nível Operante obtivemos sucesso ao acompanhar de maneira sistemática todos os comportamentos emitidos por Alvin durante os quinze minutos estipulados. Na segunda etapa Treino ao Comedouro finalizada em doze minutos, com êxito a proposta de que o rato associasse o som do comedouro com a disponibilidade de comida. Posteriormente, na sessão de Modelagem, um reforço (alimento) foi utilizado sempre que o sujeito apresenta o comportamento esperado, e assim foi realização do procedimento em vinte e um minutos. Nesta etapa de Modelagem, o grupo esperava que tivesse mais êxito em questão de tempo, mas depois entendemos que em algum momento foi dado o reforço antes dele apresenta o comportamento esperado. Na quarta sessão foi observado que o maior índice apresentado foi o de pressionar a barra seguido de comer, o que determina que o sujeito já estava condicionado no tempo de quinze minutos. Na etapa final, que propunha a extinção do comportamento de pressionar a barra, o comportamento de Comer não é emitido, pois foi extinta a liberação do alimento, nesta etapa só observamos, Alvin nos primeiros minutos apertou a barra constantemente depois foi decaindo até que nos onze minutos foi extinto esse comportamento. 
 As dificuldades que encontramos, foi na execução da parte prática, que requer
bastante atenção, pelo motivo que fizemos o trabalho em dupla temos consciência que ocorreram variáveis. 
 Diante do que foi realizado, concluímos que todo nosso empenho e dedicação foram de grande valia para nossa aprendizagem, pois pudemos colocar em prática as teorias aplicadas em sala de aula e com isso compreendermos os processos básicos da análise do comportamento descritos por Skinner. 
 
 
 
 
 
 
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
 
 
Skinner, B. F (1979) Ciência e Comportamento Humano. 11° Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 
 
Schultz, Duane P. Schltz, Sydney Ellen. História da Psicologia Moderna. 9° Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 
 
Moreira, Márcio Borges. Medeiros, Carlos Augusto. Princípios Básicos de Análise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed,2007. 
 
Aranha, Maria Lucia de Arruda. Pires, Maria Helena. Filosofando- Introdução á Filosofia. 4° Ed. São Paulo: Moderna,2009.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais