Buscar

Aparelho Digestório

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
LILYANE PIRES DE MORAIS
GOIÂNIA/GO
2014
Aparelho Digestório 
	O aparelho disgestório esta associado aos órgãos e gandulas que participam da digestão que se dividido inicialmente nas seguintes estruturas boca, esôfago, estomago, intestino delgado, intestino grosso. A cavidade da boca compreende uma porção externa menor essa cavidade bucal propriamente dita e limitada na frente pelos dentes e gengivas. Comunica-se posteriormente com a parte oral da faringe, na superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas cuja célula sensória percebe os quatros sabores principalmente amargo azedo, acido azedo e doce. A distribuição dos quatros tipos de receptores gustativos, na superfície da língua, não e homogênea.
	A língua e fundamental no gosto, mastigação, deglutição, e na fala. Na cavidade bucal abrem-se os orifícios das glândulas salivares (parótidas, sublinguais e submandibulares) a glândula parótidas situa-se na parte lateral da face. Abaixo e adiante do pavilhão da orelha já a sublinguais fica abaixo da mucosa do assoalho da boca e a submandibulares e arredondada mais ou menos do tamanho de uma noz.
	O esôfago estende-se da extremidade da faringe ate a abertura do estomago o esôfago é uma estrutura mediana situada, inicialmente, através da traquéia e a seguir através do pericárdio, serve principalmente como tubo de condução que liga a faringe ao estomago. 
	O estomago e um órgão muscular que liga o esôfago ao intestino delgado. Os intestinos estão presos á parede do corpo pro uma membrana formada pelo peritônio chamado mesentério, o intestino delgado pode ser dividido em três regiões duodeno, jejuno e íleo a produção superior ou duodeno tem a forma de ferradura e compreende o piloro esfíncter muscular da parte inferior do estomago pela qual este esvazia seus conteúdos no intestino. A digestão do quimo ocorre predominantemente no duodendo e nas primeiras porções do jejum. No duodendo atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contem diversas enzimas digestivas. 
	 O intestino grosso e o local de absorção de água tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas,o eu trabalho consiste em dissolver e proteger o organismo contra bactérias estranhas, geradoras de enfermidade, o intestino grosso não possui vilosidade secreta sucos digestivos normalmente só absorve água, em quantidade bastante consideráveis. Como o intestino grosso absorve muita água o conteúdo intestinal se condensa até formar detritos inúteis, que são evacuados. 
As proteínas são formadas por cadeias de aminoácido, sendo as de cadeias longas chamadas polipeptídios e as menores de dipeptídeos . A digestão da proteína tem inicio no estomago passando pela boca sem sofrer modificações (nesta não existe enzima para digerir proteína). Na mucosa gástrica temos dois tipos de células: as células principais que secretam o pepsinogenio, forma inativa da pepsina que a enzima digestiva inicial células parietais que secretam o acido clorídrico. A digestão das gorduras só se inicia no duodeno, pois na boca e no estomago não enzimas capazes de atuar sobre elas.
 O pâncreas e formado por uma cabeça no quadro do duodeno, de um corpo e de uma cauda afilada. A secreção externa dele e dirigida para o duodeno pelos canais de Wirsung e de Santorini. O canal de wirsung desemboca ao lado do canal colédoco na amplo de Valter, o pâncreas exócrino produz enzimas digestivas, em estruturas reunidas denominadas ácinos que estão ligados através de finos condutos, por onde sua secreção é levada ate um condutor maior, que desemboca no duodeno, durante a digestão.
O fígado e a maior gandula do organismo esta localizada á direita da cavidade abdominal, abaixo do diafragma, o fígado armazena glicogênio, ferro cobre e vitaminas que produz carboidratos a partir de lipídeos ou de proteínas. A bílis não possui enzimas, mas e fundamental na divisão das gorduras em particular de pequenas dimensões. Ajuda a neutralizar a acidez do quimo o que permite a atuação das enzimas gordura.
Doenças: gastrite nervosa
	O estresse é o grande problema para aqueles que possuem gastrite nervosa, então, é muito importante tentar não elevar o nível de estresse durante o dia, pois quando estamos nesses piores dias é que o problema persiste em agravar, sendo melhor controlar o humor, mesmo sendo difícil com o caos do dia a dia. 
Nervosismo e a ansiedade são relações biológicas do ser humano antecendem situações de perigo real ou imaginário. Outro fator que influem são os muitos conteúdos emocionais que ficam no inconsciente ou deixados de lado propositadamente e num dado momento vem a tona consumindo a mente e o corpo, são psicossomáticos como a gastrite. 
	Os sintomas mais freqüentem são dores no estomago, enjôos e sensação de queimação. O processo da gastrite nervosa ocorre fisicamente no estomago que é revestido pro uma mucosa que esta inflamada e psiquicamente por fatores psicológicos, que desencadeia o adoecimento.
http://papoterapeutico.blogspot.com.br/2012/09/gastrite-nervosa.html
http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/gastrite-nervosa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas Recentes