Buscar

Escola

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
LILYANE PIRES DE MORAIS
GOIÂNIA/GO
2014
Escola: 
A proposta construtivista quando aplicada à Educação Especial, faz com que se adotem procedimentos educacionais apoiados em fundamentos científicos, tendo como principais referências o campo da ciência cognitiva, em particular as pesquisas de Piaget, Ferreiro, Vygotsky, Bruner, Gardner e Goodman. No construtivismo, o todo do indivíduo é valorizado, sendo este um agente do seu próprio conhecimento. Desta forma, as pessoas com necessidades especiais têm suas capacidades e habilidades reconhecidas, estimuladas e, principalmente, valorizadas.
Professor: 
O professor oportuniza a seus alunos atividades lúdicas que incentivem o raciocínio, para que eles entendam e percebam o que estão fazendo. É útil reforçar que os jogos e brincadeiras são campos férteis e recursos indispensáveis nesse processo de construção do conhecimento. Nesta compreensão a postura do educador diante de soluções construídas pelos alunos necessita estar comprometida com a concepção de erro construtivo, isto é, considerar, valorizar o que é produzido pelo educando. Contudo, muitas vezes, o trabalho do professor é limitado a transmitir e corrigir e o processo se sucede de maneira estanque, descontínua, não contribuindo para a construção do conhecimento.
Aluno:
  Os temas de interesse surgem da própria realidade do aluno, de suas necessidades, de seus problemas, de sua curiosidade sobre o que vê na comunidade, nos meios de comunicação, na família, etc. O professor deve saber conciliar ambas as intenções, a do professor que quer permitir ao aluno aprender e a do aluno que deseja aprender.
Processo ensino e aprendizagem 
Segundo Piaget o processo de ensino e aprendizagem ocorrem na medida em que o cérebro, com suas conexões neurais e mnemônicas, interligam os fatos, fenômenos e percepções, permitindo um aprendizado e, ao mesmo tempo, ampliando essa capacidade ao longo do tempo e do desenvolvimento fisiológico e anatômico humano. Nesse contesto do conhecimento está o Construtivismo que ocorre, sem duvida, em um ambiente social, a construção do conhecimento pelo construtivismo tem uma lógica individual com interação social.
Avaliação:
 	 Na perspectiva da proposta construtivista, avaliar é acompanhar e valorizar todo o processo de construção do conhecimento do aluno, sendo que esta avaliação é no âmbito qualitativo e não no quantitativo. Tais observações servem para acompanhar o desenvolvimento dos educandos e ajudá-los em suas eventuais dúvidas, preparando estes para a vida e para superar suas dificuldades.
    Nesse processo, a participação do aluno conta muito à medida que há aprendizagem, não como um objetivo estanque e que precisa ser cobrado, mas levando em conta a vontade, o desejo e a conscientização de que sempre é possível evoluir. Seguindo esta concepção é que a escola tem se preocupado em fornecer pareceres que destacam as etapas que o aluno conseguiu alcançar, as que ainda não conseguiu e as dificuldades que apresenta. Desta forma, um acompanhamento mais contínuo, que possa sugerir melhores formas de pais e professores auxiliarem a criança em cada etapa, tem sido buscado pelas instituições educativas.
	
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0394.html
http://www.efdeportes.com/efd161/proposta-construtivista-um-desafio-sempre-atual.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes