Buscar

PSICOLOGIA SOCIO CULTURAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
LILYANE PIRES DE MORAIS
GOIÂNIA/GO
2016
Para a bibliografia: http://www.ufvjm.edu.br/site/educacaoemquimica/files/2010/10/Seminario-de-Metodologia-do-Ensino-I-Grupo-0510.pdf
Sócio Cultural
Visão de conhecimento
A visão de conhecimento dentro da abordagem Sócio cultural, e trabalhada de uma forma que o sujeito não deixa para tras sua história e cultura. As respostas por ele encontradas não modificam apenas a sua realidade, mas si próprio e esse processo deve estar ligado a sua consientização, e segue uma linha aonde o conhecimento é elaborado apartir do pensamento e da prática. O conhecimento nesta abordagem é progressivo, nunca acabado e busca sempre aproximar a realidade da pratica, essa mesma realidade é o objeto principal do conhecimento do homem. O papel do educador é fazer com o que o aluno, veja na realidade a forma de aplicar a teoria aprendida. 
Educação
 Na abordagem sócio cultural a educação parte do sujeito, aonde ele tem que exercer uma reflexão sobre o que acontece ao seu redor. Levar essas experiências para a sala de aula, e comparatilha-las com o professor e os colegas de classe.A educação deve proporcionar ao indivíduo, oportunidades de estabelecer relações com o mundo e com outros indivíduos que compõem uma sociedade, outra cultura. A educação deve tornar o indivíduo em um ser critico e reflexivo diante a sociedade e cultura.”
Escola
Segundo Mizukani a escola a “educação na é restrita a escola, nela a educação é formal onde deve haver um processo de conscientização entre professor e aluno.” Cada escola deve ter um currículo próprio, com objetivos a serem cumpridos durante o ano letivo. Como nas escolas as relações são mecanicas, torna algumas vezes difícil passar a educação formal sem interferir e sem haver uma transformação social.
Professor - aluno
O professor deve ter uma grande compreenção da sociedade em que esta atuando, para assim obter uma melhor resultando no processo de aprendizagem dos alunos. O professor e o aluno aprendem juntos, cada professor deve estimular os alunos a a questionar a cultura que lhe é apresentada e apartir dai criar a prória cultura apartir da realidade em que vive. O professor leva em consideração as diferenças individuais de cada aluno e não tenta criar um ensino padronizado, já que todos são pessoas diferente e com histórias de vida diferente. O aluno interage com o professor ajudando no processo de ensino-aprendizagem falando sobre sua cultura e suas experiencias de vida.

Outros materiais