Buscar

PROA OBJETIVA JOBIANE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÃO 1/12 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Uma vez que a psicologia é, em essência, uma disciplina prática, os psicólogos centram sua atenção primordialmente no self-como-objeto, o aspecto 'mim' do self. Este é o aspecto que podemos conhecer, explorar e tentar mudar nas direções desejadas. Este é o aspecto produzido em grande medida pelas primeiras experiências aprendidas já discutidas, sendo o aspecto de interesse mais imediato para os educadores. Entre os psicólogos que contribuíram para nosso conhecimento do seIf-como-objeto, talvez o mais conhecido seja CarI Rogers (1902-1987)".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, David. Psicologia para professores. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1998, p. 269. 
Com base nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é possível dizer que o método criado por Rogers, no qual o cliente é compreendido como pessoa, caracteriza-se como...
A	Behaviorista.
B	Não diretivo.
“O MÉTODO NÃO DIRETIVO, ou CENTRADO NO CLIENTE, desenvolvido por Rogers, prescreve uma postura empática e incondicional por parte do terapeuta, e o cliente é visto como uma pessoa, capaz de compreender a si próprio e o mundo.” (livro-base, p. 222)
C	Esquizoanálise.
D	Sócio-histórico.
E	Cognitivista.
QUESTÃO 2/12 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Na Grécia antiga, [...] era o escravo que conduzia as crianças até os preceptores, que lhes ensinariam os conhecimentos necessários à sua época. No entanto, muitas vezes esses escravos obtidos pelas conquistas bélicas eram mais sábios que os próprios senhores e, por essa razão, com o tempo passaram a ser eles os próprios cducadorcs (foi especialmente o que ocorreu com a conquista da Grécia por Roma). Esse fenômeno refere-se à formação cultural e à própria cultura, ou seja, ao nível cultural que desejavam alcançar os cidadãos da sociedade grega". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Claudia Mara de. Pedagogo escolar: as funções supervisora e orientadora. Curitiba: Ibpex, 2010, p. 15.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, como se chamava esse escravo participante do processo educativo das crianças?
A	Filósofo.
B	Preceptor.
C	Professor.
D	Pedagogo.
De acordo com Cambi (1999), nesse período, a figura do pedagogo já era a de um acompanhante da criança, ou seja, de alguém que controlava e estimulava as experiências dela. Era a figura que promovia transformações e que enfatizava, no mundo mediterrâneo, as experiências dos “mestres de verdade” — diretores da vida espiritual e mestres de almas (basta nos lembrarmos de Sócrates) (livro-base, p. 35).
E	Psicólogo.
QUESTÃO 3/12 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[...] Antes de obras árabes e hebraicas chegarem ao Ocidente, durante o século XII, ele não possuía um conhecimento direto da parte principal e mais significativa das obras de Aristóteles ou do neoplatonismo, [...]. Anteriormente, recorria-se aos escritos neoplatônicoslplatônicos dos padres da Igreja, sobretudo Santo Agostinho. Só no século XIII surgiu uma série de sistemas baseados num corpo coerente de metafísica, resultando enfim a crescente independência da filosofia na dissolução de sua parceria com a teologia e no colapso da estrutura da filosofia [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOYN, Henry R. Dicionário da Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 148.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, esse tipo de filosofia pertence a qual período histórico?
A	Pré-história.
B	Antiguidade.
C	Idade Média.
Na IDADE MÉDIA, destacamos as instituições escolares, nas quais os ensinamentos tinham como base a supremacia da fé católica, em detrimento da razão. Os principais expoentes desse pensamento foram Santo Agostinho (354 d.C.-430 d.C.) — que, apesar de ter falecido no início do século V, deixou um enorme legado, desenvolvido com base no platonismo dos fins da Antiguidade — e São Tomás de Aquino (1226-1274) — que no século XIII d.C. elaborou sua teoria sobre os ensinamentos de Aristóteles. (livro-base, p. 24-25)
D	Idade Moderna.
E	Contemporaneidade.
QUESTÃO 4/12 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Sabemos que as teorias clássicas de aprendizagem apresentam dificuldades sérias para explicar a aquisição dos comportamentos elementares e complexos, em razão, sobretudo, de entenderem a aprendizagem como oposta à inteligência (com suas consequências limitativas das relações da aprendizagem com a razão e com o desen volvimento). Por isso é necessário mostrar que o trabalho científico e epistemológico de Piaget sobre a aprendizagem constitui uma novidade teórica capaz de superar as dicotomias seculares entre aprendizagem e inteIigência, entre aprendizagem e razão e entre aprendizagem e desenvolvimento".
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: DONGO-MONTOYA, Ádrian Oscar. Teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget. São Paulo: UNESP, 2009, p. 17-18. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, qual o nome da teoria proposta por Jean Piaget?
A	Epistemologia genética.
A teoria desenvolvida por Jean Piaget, conhecida como epistemologia genética, tem como fontes, de um lado, o conhecimento científico (epistemologia), e do outro, a gênese, ou seja, a origem desse conhecimento (genética). Assim, sua teoria possui como foco principal o sujeito epistêmico, o indivíduo no seu processo de construção de conhecimento. (livro-base, p. 125)
B	Construtivismo.
C	Social-desenvolvimentismo.
D	Teoria da aprendizagem.
E	Sócio-histórica.
QUESTÃO 5/12 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Leia o fragmento de texto a seguir:
 "Revendo a escrita na escola da perspectiva de Vygotsky, percebe-se que o ensino, ainda hoje, baseia-se em treinos ortográficos, exaustivos e repetitivos exercícios que objetivam que a criança apreenda a correspondência fonema/grafema como se ela se constituísse apenas de simples habilidade visomotora. Segundo Vygotsky, “ensina-se as crianças a desenhar letras e construir palavras com elas, mas não se ensina a linguagem escrita. Enfatiza-se de tal forma a mecânica de ler o que está escrito que se acaba obscurecendo a linguagem escrita como tal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Com a palavra, a escrita. In.: KRAMER, Sonia; et al. Infância e educação infantil. 6 ed. Campinas: Papirus, 1999, p. 63-64.
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 
I – ( ) A teoria de Vigotski traz contribuições indispensáveis para a educação, principalmente nas questões ligadas à linguagem.
II – ( ) Conforme Vigotski, os processos mentais de aprendizagem iniciam imediatamente após o ingresso da criança na escola.
III – ( ) Para Vigotski, tanto o aprendizado quanto o desenvolvimento são importantes para a formação de conceitos científicos.
Agora marque a sequência correta:
A	F – V – V.
B	V – F – V.
Você acertou!
A afirmativa I é Verdadeira: “Vigotski, indubitavelmente, deixou contribuições teóricas muito importantes para as questões educacionais, principalmente as voltadas ao desenvolvimento, à aprendizagem e à linguagem, conforme vimos anteriormente.” (livro-base, p. 157). Já a afirmativa II é Falsa,
pois: “Por sua vez, Vigotski toma como ponto de partida a ideia de que o aprendizado da criança se inicia muito antes de ela passar a frequentar a escola, uma vez que, antes de qualquer aprendizado escolar, a criança tem sempre um conceito, uma história prévia ou, como nas próprias palavras ao autor, ‘um aprendizado pré-escolar’.” (livro-base, p. 158). A afirmativa III é Verdadeira, uma vez que “Posto isso, ele concebe a ideia de que o aprendizado e o desenvolvimento das funções mentais são imprescindíveis para o surgimento dos conceitos científicos, e afirma que, para conceber a relação entre estes últimos e os conceitos cotidianos, é necessário analisar o período escolar.” (livro-base, p. 159).
C	V – V – F.
D	F – F – V.
E	V – F – F.
QUESTÃO 6/12 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Considerando-se os currículos escolares e a massa de informação que eles contêm, é de se supor que nem sempre os alunos estejam em condições de atribuir um significado imediato a determinados conteúdos distantes de seu saber cotidiano. Em alguns momentos deixa de haver a prevalência do significado, ocorrendo então um outro tipo de aprendizagem: a automática ou mecânica, ou seja, aquela que se restringe a uma mera associação entre estímulo e resposta. Ausubel (1980) a define como sendo a aprendizagem de novas informações, com pouca ou nenhuma associação a conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOYSÉS, Lucia. O desafio de saber ensinar. 5 ed. Campinas: Papirus, 2000, p. 30. 
De acordo os conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, como se chama a forma de organizar o ensino em diagramas, que indicam as relações entre os conceitos, proposta por Ausubel?
A	Mapa conceitual.
“Outra forma de organizar esse tipo de ensino é utilizando-se do que Ausubel denomina de mapas conceituais. Assim, na teoria desse psicólogo, os mapas conceituais são diagramas que indicam a relação entre conceitos, ou seja, os MAPAS CONCEITUAIS “podem ser vistos como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte de uma disciplina (Moreira; Masini, 1982, p.45)” (livro-base, p. 215).
B	Construtivismo.
C	Aprendizado significativo.
D	Substantivismo.
E	Reconciliação integrativa.
QUESTÃO 7/12 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Wallon não propõe uma teoria pedagógica, mas seu interesse pela educação levou-o a elaborar textos específicos sobre educação e, junto com outros educadores, um projeto de reforma do ensino francês, que ficou conhecido como Projeto Langevin-Wallon". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Wallon e a educação. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (orgs). Henri Wallon: psicologia e educação. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2006, p. 71.
De acordo com o conteúdo das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, as proposições teóricas de Wallon apontam para duas ordens de fatores, os fatores orgânicos e os fatores...
A	Biológicos.
B	Genéticos.
C	Educacionais.
D	Sociais.
“Isso nos mostra que a teoria walloniana aponta para duas ordens de fatores: os FATORES ORGÂNICOS e os FATORES SOCIAIS que, juntos, constituirão as condições em que se inserem as atividades de cada estágio proposto. [...].” (livro-base, p. 181)
E	Intelectuais.
QUESTÃO 8/12 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Falar da perspectiva de Vygotsky é falar da dimensão social do desenvolvimento humano. Interessado fundamentalmente no que chamamos de funções psicológicas superiores, e tendo produzido seus trabalhos dentro das concepções materialistas predominantes na União Soviética pós-revolução dc 1917, Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a idéia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social. A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo, molda o funcionamento psicológico do homem". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 17 ed. São Paulo: Summus, 1992, p. 24. 
Conforme o conteúdo das aulas e o livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, na teoria proposta por Vigotski, a linguagem é uma das funções psicológicas do homem. Nessa perspectiva, o sentido da palavra é...
A	Literal.
B	Subjetivo.
C	Inesgotável.
“Para Vigotski (2001, p. 466), ‘o sentido da palavra é inesgotável. A palavra só adquire sentido no contexto do parágrafo, o parágrafo no contexto do livro, o livro no contexto de toda a obra de um autor’.” (livro-base, p. 156)
D	Impenetrável.
E	Único.
QUESTÃO 9/12 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Piaget foi sem dúvida o teórico que conseguiu levar mais adiante um projeto de pesquisa para desvendar o ato de conhecer. Ele não se satisfez com as concepções tradicionais da Psicologia que procuravam estudar o fenômeno inteligência sob um enfoque quantitativo. Entendia-se que o adulto era mais inteligente que a criança porque era capaz de resolver problemas mais complexos que a criança. Em análises comparativas verificava-se que o adulto é capaz de resolver muito mais problemas que uma criança, logo o adulto seria mais inteligente que a criança.
Piaget levantou uma hipótese diferente a propósito desses dados: a criança não resolve certos problemas porque ainda não dispõe de uma estrutura cognitiva que lhe permita compreender problemas dessa ordem; no momento em que vier a dispor de tal estrutura terá condições de lidar com problemas dessa natureza".
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIES, Bruno Edgar. A aprendizagem sob um enfoque cognitivista: Jean Piaget. In.: LA ROSA, Jorge de (org.). Psicologia e educação: o significado do aprender. 7 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 103.
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito da Epistemologia Genética (a teoria de Jean Piaget), leia as afirmativas a seguir:
 I – Na teoria de Piaget, conceitos como o de adaptação são secundários, pois o principal é conhecer os modos como a criança aprende.
II – Para desenvolver sua teoria, Piaget baseou-se na relação contínua existente entre o indivíduo e os meios físico e social.
III – Como o foco teórico de Piaget é o desenvolvimento infantil, não se interessou pelos processos de construção do conhecimento pelo adulto.
IV – Em suas pesquisas, Piaget questionou as teorias que afirmavam que o conhecimento tinha origem inata, ou seja, no próprio indivíduo. 
Estão corretas as afirmativas:
A	I e IV apenas.
B	II e III apenas.
C	I e III apenas.
D	II e IV apenas.
A afirmativa II está correta: “Em sua epistemologia genética, Piaget aborda o processo de construção do conhecimento pelo sujeito, do nascimento até a idade adulta, mas seu enfoque principal é o desenvolvimento infantil. Em suas pesquisas, esse estudioso observou que crianças com semelhantes faixas etárias cometiam os mesmos erros.” (livro-base, p. 126). Também a afirmativa IV está correta, pois, “Piaget questionava tanto as teses que afirmavam ser o conhecimento de origem inata quanto aquelas que acreditavam ser fruto de estimulações provenientes do mundo externo, como se o conhecimento fosse uma cópia direta da realidade. Para ele, só podemos conhecer por meio de interações no ambiente, num intercâmbio de trocas
recíprocas sujeito—meio.” (livro-base, p. 126).
A afirmativa I é incorreta, pois “Na teoria piagetiana, o conceito de ADAPTAÇÃO ou EQUILÍBRIO é muito importante; segundo Davis e Oliveira (1994, p. 37), ‘é o alicerce da teoria de Piaget’.” (livro-base, p. 127), assim como é incorreta a afirmativa III: “Em sua epistemologia genética, Piaget aborda o processo de construção do conhecimento pelo sujeito, do nascimento até a idade adulta, mas seu enfoque principal é o desenvolvimento infantil. Em suas pesquisas, esse estudioso observou que crianças com semelhantes faixas etárias cometiam os mesmos erros.” (livro-base, p. 126).
E	III e IV apenas.
QUESTÃO 10/12 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"[...] Rogers, em sua oposição ao behaviorismo e em suas críticas a pontos fundamentais da teoria e da técnica da psicanálise, antecipava e inspirava as posições contestatórias que a Terceira Força assumiria. Suas contribuições para construir uma psicologia científica que tivesse respeito pela dimensão subjetiva do homem, considerando-a uma das especificidades distintivas de seu objeto de estudo, assim como as principais ênfases temáticas de suas pesquisas e teorização, são excelente amostra do significado do movimento humanista como reflexão e proposta de um modelo de ciência do homem para a psicologia. Sua visão otimista da natureza humana, por ele entendida como biologicamente orientada para o crescimento e a autoatualização". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOAINAIN JR., Elias. Tornar-se transpessoal. São Paulo: Summus, 1999, p. 93-94. 
Com base nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o que é a “autoatualização” proposta por Carls Rogers?
A É o significado que o ser humano dá aos signos e às ideias expressas por estas proposições.
B	É a relação entre os contextos sociocultural, biológico na constituição afetiva do indivíduo.
C	É considerado como o mais alto nível de saúde psicológica que um indivíduo pode alcançar.
“Nessa perspectiva, a criança que recebe essa estima positiva da mãe desenvolve uma espécie de autoestima, denominada, por Rogers, de autoatualização: “A autoatualização é o nível mais alto de saúde psicológica, e é alcançado por meio de um processo que Rogers denominou de funcionamento pleno” (Schultz; Schultz, 1992, p. 398)” (livro-base, p. 223).
D	É caracterizado como o encontro das condições genéticas e as condições de existência cotidiana.
E	É a relação entre estimulos recebidos e respostas dadas por um indivíduo em busca de autoconhecimento.
QUESTÃO 11/12 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (QUESTÃO OPCIONAL)
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"O processo de construção do comportamento (o ser humano não dispõe de instintos ou savoir inné) inicia-se com as montagens hereditárias (que não agem, ainda, coordenadamente). No processo de adaptação ao meio (assimilação), estas montagens sofrem acomodações progressivas (auto-regulações), produzindo as formas sucessivas (motoras, verbais e mentais) de comportamento (desenvolvimento da criança). O processo de autorregulação [...] produz regulações cada vez mais móveis, mais amplas e mais estáveis [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Lauro de Oliveira. A construção do homem segundo Piaget: uma teoria da educação. 2 ed. São Paulo: Summus, 1984, p. 30. 
Baseado no texto, no conteúdo das aulas e no livro da disciplina Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o momento de equilíbrio entre o indivíduo e o meio físico e social é chamado de...
A	Equilíbrio constante.
B	Assimilação estável.
C	Equilibração majorante.
“Assim, a EQUILIBRAÇÃO MAJORANTE é definida como um momento de equilíbrio nas trocas entre o sujeito e os meios físico e sociocultural. Esse equilíbrio é sempre instável, segundo Piaget, posto que sempre surgem novos desafios na interação entre o sujeito e o meio” (livro-base, p. 127).
D	Acomodação instável.
E	Adaptação biológica.
QUESTÃO 12/12 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (QUESTÃO OPCIONAL)
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Bebês nascem, crianças crescem, vivem e atuam no meio social. A criança é um ser social desde sempre, pois nasce num contexto, semiótica e afetivamente, constituído pelo grupo do qual é parte. Para compreender o processo de desenvolvimento precisamos estar voltados para a totalidade das relações das quais a criança faz parte e as quais modifica. Wallon entende que a criança é um ser geneticamente social, ou seja, nasce num meio envolvente do qual depende inteiramente para a satisfação de seus desconfortos e necessidades, sendo um ser biológico que nasce já social e membro de um grupo com cultura e linguagem próprias". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. Uma visão prospectiva de desenvolvimento em que o presentes está sempre recriando o passado. In.: COLINVAUX, Dominique; LEITE, Luci Banks; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco (orgs). Psicologia do desenvolvimento: reflexões e práticas atuais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006, p. 71-72. 
Com base no texto, nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é possível dizer que o enfoque sobre o qual Wallon desenvolveu sua teoria foi chamado de...
A	Interacionista.
“Wallon certamente construiu sua teoria baseando-se em um enfoque interacionista, que abarca a concepção de que todos os aspectos do desenvolvimento surgem na interação de predisposições genéticas — características da espécie — com a variedade de fatores ambientais. Em outras palavras, o desenvolvimento de uma criança, para Wallon, constitui-se no encontro das condições genéticas dela com suas condições de existência cotidiana, de uma determinada sociedade, cultura e época.” (livro-base, p. 175)
B	Biológico.
C	Cognitivista.
D	Histórico.
E	Behaviorista.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais