Buscar

Direitos Fundamentais história

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 1 – Direitos Fundamentais – 19/3/2018
Na primeira fase (pre historia do DH) não havia reconhecimento algum acerca do caráter de dignidade, liberdade e igualdade individual, posto não ser este um valor coletivo a ser resguardado e inserir-se no âmbito das preocupações da sociedade. Esta fase vai até a alta idade média (século XVI).
A fase intermediária caracteriza-se pelo desenvolvimento da consciência coletiva de DH a partir da influência cultural da Igreja de raiz judaico cristã e o desenvolvimento do jusnaturalismo. Por outro lado, o contratualismo racionalista também contribuiu para a difusão das ideias de liberdade e igualdade.
Apesar de haver na Inglaterra, declarações de uma pré-história do constitucionalismo que contém declarações de direitos individuais como a Magna Carta (1215), elas são consideradas uma passagem `a afirmação de uma teoria de DH porque não carregavam um caráter universal.
A 3ª fase e à constitucionalização dos DH. A tríade de revoluções liberais, com destaque para a declaração da Virgínia e a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, inauguram no constitucionalismo recém criado como uma categoria jurídico-constitucional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais