Buscar

av 1 planejamento de areas urbanas e rurais(UNOPAR)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) elaborou um índice, denominado Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal que é um estudo que, anualmente, acompanha o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios do Brasil. Foi desenvolvido em 2008 e é elaborado exclusivamente com bases estatísticas públicas oficiais, que são disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
A partir do exposto, podemos concluir que o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal tem o objetivo de:
Alternativas:
a)
Ranquear os municípios brasileiros para favorecer as escolhas daqueles que buscam auferir renda a partir do capital imobiliário.
b)
Demonstrar para os municípios com piores classificações que eles devem seguir os exemplos administrativos daqueles com melhores classificações.
c)
Favorecer a cristalização das desigualdades sociais, garantindo assim que sempre haja uma grande disparidade entre os municípios brasileiros.
d)
Possibilitar verificar se a melhora relativa ocorrida em um município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é o reflexo da queda dos demais municípios.
Alternativa assinalada
e)
Desqualificar e substituir o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que, por ser um índice desenvolvido pela ONU, tem pouca aplicabilidade em países do terceiro mundo.
2)
O Planejamento Urbano é um ato racional que visa projetar como será a cidade em um tempo futuro. Trata-se de um projeto técnico e político que tem como objetivo construir cidades cada vez melhores de se viver, ou então, com melhor qualidade de vida. Para tanto deverão ser levados em conta tantos fatores quanto forem necessários, como a organização social, a mobilidade urbana, os Espaços Livres de Uso Público – ELUPs –, os anseios da sociedade, dentre outros. Um fator que de forma alguma deve ser negligenciado são as condições naturais onde a cidade se situa, pois o solo, o relevo, a hidrografia, o regime de chuvas e as secas podem ser determinantes para a ocupação ou não de determinada área. Sobre o assunto, analise as alternativas a seguir e assinale a que estiver correta: 
Alternativas:
a)
As secas anuais são determinantes para a construção dos parques públicos, pois não há nenhum recurso técnico que possibilite abastecer de água essas localidades em períodos de escassez.um
b)
Os problemas referentes à hidrografia podem ser facilmente vencidos com a canalização e retificação dos cursos hídricos, pois assim é possível afastar problemas como as enchentes periódicas. 
c)
A impermeabilização do solo é um fator muito positivo nas cidades pelo fato de garantir que não mais haverá processo erosivo, ou seja, o asfaltamento e as construções em muito contribuem para cessar as erosões urbanas.
d)
Locais de declividade acentuada e suscetíveis a deslizamentos de terra devem ter a ocupação vedada para que não haja o risco de eventos catastróficos capazes de acabar com a vida de famílias inteiras.
Alternativa assinalada
e)
Os sítios iniciais onde forma formados as cidades sempre são extremamente favoráveis à ocupação as áreas de risco apenas são ocupadas com a expansão física da malha urbana, que normalmente ocorre em áreas desfavoráveis à moradia.
3)
Os municípios são entes federados que possuem certa autonomia legislativa sobre seus territórios, uma vez que devem respeitar as Constituições Estaduais e a Federal. A regulação do solo urbano é de extrema importância para o planejamento das cidades e, dentre as principais leis, podemos citar a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Lei de Zoneamento Urbano e o Código de Obras. No que diz respeito ao Código de Obras, analise os itens a seguir e assinale a alternativa correspondente:
I – Recuos e afastamentos
II – Emissão de Alvará de Construção
III – Regulação do uso de Áreas de Preservação Permanente
IV – Aprovação de projetos de construção
Devem estar previstos no Código de Obras o que se encontram apenas nos itens:
Alternativas:
a)
I e II
b)
I, II e III
c)
I, III e IV
d)
I, II e IV
Alternativa assinalada
e)
I, II, III e IV
4)
O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) foi previsto na Lei Federal 10.257/2001 autodenominada Estatuto da Cidade. É um dos instrumentos que pode ser utilizado pelo poder público municipal para que seja atingido os objetivos da Política Urbana, ou seja, ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana. Assinale a alternativa que demonstra o objetivo do EIV:
Alternativas:
a)
Contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades.
Alternativa assinalada
b)
Analisar os danos ambientais decorrentes de qualquer atividade implantada nas cidades e propor medidas mitigadoras para os mesmos.
c)
Obrigar o empreendedor a, mediante acordo firmado com a Procuradoria Geral do Município, a compensar ambientalmente os danos do empreendimento.
d)
Realizar um relatório público de todos os danos ambientais do empreendimento que deverão ser compensados com serviços prestados à comunidade.
e)
Realizar um levantamento sobre a fauna e flora local para que o poder público possa elaborar políticas preservacionistas. 
5)
A Qualidade de Vida é um conceito largamente utilizado, mas quando nos debruçamos sobre seu significado percebemos que ele possui contornos, por vezes, complexos de serem compreendidos. É um conceito abrangente, no qual se interligam abordagens e problemáticas diversas, abarcando inclusive quesitos subjetivos dos indivíduos. Contudo é possível equacionar três âmbitos de análise sobre a Qualidade de Vida. Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta esses três âmbitos:
Alternativas:
a)
Definições estruturais e infra estruturais; definições culturais e supra culturais; definições materiais e Inter materiais.
b)
Contornos nacionais e regionais; contornos materiais e espirituais; contornos sociais e estatais.
c)
Aspectos materiais e imateriais; aspectos individuais e coletivos; aspetos objetivos e subjetivos.
Alternativa assinalada
d)
Âmbitos culturais e materiais; âmbitos individuais e estatais; âmbitos espirituais e religiosos.
e)
Conceitos materiais e espirituais; conceitos culturais e individuais; conceitos concretos e objetivos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais