Buscar

AV 2 PLANEJAMENTO DE AREA URBANA E RURAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

)
"A Constituição Federal de 1988 assegura a todos, um "meio ambiente ecologicamente equilibrado" e impõe ao Poder Público o dever de defendê-lo e preservá-lo. A partir dessa base constitucional, o país concebeu um Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A gestão do SNUC é feita com a participação das três esferas do poder público (federal, estadual e municipal). O Sistema Nacional de Unidades de Conservação é composto por 12 categorias de Unidade de Conservação (UC), cujos objetivos específicos se diferenciam quanto à forma de proteção e usos permitidos."
Sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação assinale V nas afirmativas verdadeiras e F nas afirmativas falsas:
( ) As categorias de Unidade de Conservação (UC) estão divididas em três grupos. Cada um desses três grupos apresentam diversas categorias com diferentes objetivos específicos.
( ) A Unidade de Proteção Integral tem por objetivo principal preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais;
( ) A Unidade de Uso Sustentável tem por objetivo principal compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.
( ) A Unidade de Proteção Integrada tem por objetivo principal compatibilizar a ocupação humana e disciplinar o processo de ocupação com o extrativismo, a agricultura e a pecuária, e promovendo-a social e economicamente.
( ) A visão estratégica que o SNUC possibilita que as UC, além de conservar os ecossistemas e a biodiversidade, gerem renda, emprego, desenvolvimento e propiciem uma efetiva melhora na qualidade de vida das populações locais e do Brasil como um todo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
F, V, V, F, V.
b)
V, V, V, V, F.
c)
V, V, V, F, F.
d)
F, V, V, F, F.
e)
F, F, V, F, V.
2)
O turismo rural e ecológico constitui-se de uma atividade não agrícola desenvolvida no ambiente rural. O crescente fenômeno do turismo rural surge não só como resposta a várias necessidades de diferentes âmbitos, mas também como uma potencialidade a ser explorada, gerando renda para os produtores agropecuários do País.
Sobre o Turismo rural, assinale V nas afirmativas verdadeiras e F nas afirmativas falsas:
( ) No turismo rural o turista se hospeda e/ou visita fazendas e sítios onde passa o dia se entretendo, fazendo cursos em unidades agrícolas ou compras de alimentos e artesanato típicos.
( ) O Turismo Rural se desenvolve no meio rural em atividades que se identificam com as especificidades da vida rural, seu habitat, sua economia e sua cultura.
( ) O turismo rural propriamente dito é o ecoturismo, turismo verde, turismo cultural, turismo esportivo, e o turismo de aventura.
( ) Turismo Rural tem fundamental importância na preservação cultural e ambiental, e na fixação do homem em seu local de origem.
( ) O turismo rural propicia a valorização do ambiente por destacar a cultura e a diversidade natural da região, proporcionando a conservação e manutenção do patrimônio histórico, cultural e natural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V, V, V, F, F.
b)
F, V, F, V, V.
c)
V, V, F, V, V.
d)
F, F, F, V, V.
e)
V, F, F, V, V.
3)
O setor agrícola é um setor complexo, com significativa diversidade de sistemas de produção que apresentam relação direta com aspectos ambientais, sociais e econômicos. O setor tem sido alvo de constantes questionamentos sobre os impactos ambientais negativos gerados, sobretudo na utilização de agroquímicos e na geração de resíduos.
Sobre os resíduos gerados na agricultura, é correto afirmar:
Alternativas:
a)
Mais de 80% dos grãos de café colhidos tornam-se resíduos.
b)
Os resíduos orgânicos resultantes do processamento da laranja são considerados resíduos domiciliares.
c)
A cana-de-açúcar é uma grande geradora de resíduos, como o bagaço, a vinhaça, torta de filtros e a cinza do bagaço.
d)
A cultura do feijão gera grande quantidade de biomassa rica em lignina, de difícil degradação no ambiente.
e)
A pecuária produz resíduos com grande potencial de adubação, e podem ser dispensados in natura (sem tratamento) diretamente no solo sem risco de contaminação para o mesmo.
4)
"O setor de produção primária de alimentos, fibras e energias, junto com a agroindústria, constitui um dos principais segmentos da economia brasileira, com importância tanto no abastecimento interno como no desempenho exportador do país. Essas atividades geram resíduos que, se não forem aproveitados, representam desperdícios para o setor produtivo e oferecem riscos ecológicos e sociais." (Gestão de resíduos na agricultura e agroindústria. Spadotto, C. A. e Ribeiro, W. C. - Botucatu: FEPAF, 2006 319 p.)
Sobre os resíduos gerados por atividades agrícolas, analise as afirmativas:
1. Em várias regiões do mundo e do Brasil, os resíduos animais constituem uma preocupação crescente, destacando-se as enormes quantidades de esterco animal geradas nas fazendas de pecuária intensiva.
2. A geração de energia por biodigestão, além do potencial energético, é produzida a partir de fontes renováveis limpas, tornando possível reduzir a emissão de gases efeito estufa e a poluição das áreas de preservação ambiental.
3. A reutilização de resíduos de restos de culturas traz benefícios bastante questionáveis devido à pouca presença de nutrientes nestes materiais.
4. A disposição de resíduos nos solos, sob o ponto de vista agrícola, é considerada uma alternativa viável com o fornecimento de nutrientes contidos neste, e também em termos ambientais, econômicos e sociais.
5. A compostagem tem-se apresentado como uma alternativa pouco econômica para recuperar a matéria orgânica, visto seu alto consumo energético e baixo retorno de nutrientes e/ou energia.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
a)
1, 2, 4.
b)
2, 3, 5.
c)
2, 3, 4.
d)
1, 2, 5.
e)
2, 4, 5.
5)
As águas ____________________ da agropecuária possuem grande potencial poluidor. São as águas provenientes do manejo de resíduos dos criatórios de animais e aquelas oriundas dos processamentos dos produtos agrícolas, como águas do beneficiamento de frutos do cafeeiro, lavagens de equipamentos em laticínios e abatedouros de bovinos. A disposição destas águas em corpos hídricos pode causar um decréscimo significativo da ____________________ e as alterações que ocorrerão na qualidade da água dependerão diretamente da concentração da carga orgânica contida no efluente líquido e da vazão do corpo hídrico que receberá a carga. É importante salientar que quando se pretende lançar o efluente em um corpo hídrico tudo deve ser planejado de forma a atender a ___________________vigente.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)
De reuso; concentração de gás carbônico; Legislação agronômica.
b)
Residuárias; concentração de oxigênio dissolvido; Legislação Ambiental.
c)
Salobras; vida aquática; Agência Nacional das Águas (ANA).
d)
Residuárias; concentração de oxigênio dissolvido; Agência Nacional das Águas (ANA).
e)
De reuso; vida aquática; Legislação Ambiental.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais