Buscar

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRABALHO EM GRUPO – TG
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR 
Sabe-se que o processo de aprendizagem acontece à medida que o aluno vai construindo uma série de significados que são resultados das interações que ele vive em seu contexto social, ou seja, fatores como linguagem, inteligência, afetividade, dinâmica familiar e motivação, devem desenvolver-se de forma integrada para que o processo de aprendizagem efetive. 
Quando se inicia um novo ano escolar, os professores quase sempre encontram alunos, que por diversas razões, estão paralisados diante do processo de aprendizagem. Nesse momento, é importante que os professores estejam atentos às dificuldades, observando se são momentâneas ou se estão persistindo durante o período de aprendizagem. 
Quando ocorre a dificuldade de aprendizagem, esta pode ser relacionada a fatores externos e internos, portanto, cabe aos professores entender estas causas para ajudar os alunos com dificuldades, pois estes alunos, geralmente possuem uma baixa autoestima em função de seus fracassos, e esses sentimentos podem estar ligados aos comportamentos de desinteresse por determinadas atividades, tempo de atenção diminuído, falta de concentração entre outros. 
A aprendizagem é, via de regra, um processo singular, em que cada aluno tem sua própria forma de aprender, e para que a aprendizagem de alunos com dificuldades seja favorecida, é importante que o professor faça uma avaliação deste aluno, e também dialogue com ele. É através do diálogo que o professor conhece o aluno, identifica como ele pensa e, somente assim, pode refletir sobre as modificações necessárias no processo para favorecer seu desenvolvimento. 
Os alunos com dificuldades de aprendizagem exigem dos professores um manejo e um desenvolvimento de estratégias pedagógicas diferentes daquelas que são utilizadas com os alunos sem dificuldades, pois se os alunos não se sentirem acolhidos pelo professor, eles não se aproximarão dele, tendo assim, pouca participação e envolvimento nas atividades e, consequentemente, este afastamento interferirá no rendimento escolar
O professor deve ajudar o aluno a estabelecer relações entre o conhecimento novo e o que já domina. É importante, também, valorizar o que ele sabe fazer bem, para que desenvolva o sentimento de autovalorização e sinta-se encorajado a enfrentar os desafios. Muitos fatores também influenciam e desmotivam o aprendizado, como, por exemplo, preguiça, cansaço, sono, tristeza ou agitação.
O papel do professor nas dificuldades de aprendizagem, é muito importante, pois suas atitudes, concepções e intervenções, são fatores determinantes no sucesso ou fracasso escolar de seus alunos. Sem a atitude certa de incentivo e de apoio, esses alunos tendem a deixar rapidamente de acreditar em si mesmos e em suas possibilidades de sucesso. Confiando no fracasso, independente do que façam, eles facilmente deixam de tentar. 
Eventualmente, a resistência a aprendizagem pode tornar-se a maior parte dos problemas do aluno na escola, uma crise bem pior que a dificuldade de aprendizagem original e mais difícil de ser superada. 
Portanto, os professores devem manter seu foco em proteger a autoconfiança do aluno, pois esse pode ser um meio de fazê-lo não desistir. E preciso muita coragem para enfrentar todos os obstáculos que os alunos com problemas de aprendizagem têm na escola todos os dias.
Quando os alunos recebem estímulos dos professores, progressivamente passam a acreditar em si mesmos e na própria capacidade de superar as dificuldades, pois quando os professores se dão oportunidades e acreditam no aluno, ele constrói coisas que podem surpreender.
As dificuldades de aprendizagem devem ser levadas em conta, não como fracassos, mas como desafios a serem enfrentados, e ao se trabalhar essas dificuldades, trabalha-se respectivamente as dificuldades existentes na vida dando oportunidade ao aluno de ser e de reconstruir-se enquanto ser humano e indivíduo.
A educação verdadeira é aquela que promove a humanização, ou seja, que sempre parte da realidade do educando, portanto, o professor não pode ser um mero espectador da construção de conhecimentos de seus alunos, ele deve ser organizador do processo de ensino aprendizagem, devendo ser um mediador do processo. As escolas devem preparar os professores para entenderem os alunos, respeitar o ritmo de cada um, tendo a plena consciência que cada criança tem um desenvolvimento diferente uma da outra. 
O professor precisa colocar em prática as suas habilidades docentes, sua criatividade, criatividade esta que lhe é peculiar, e desenvolver práticas mais dinâmicas, onde o aluno possa produzir, construir, criar, ter liberdade para agir e ser livre para pensar, dessa forma, o trabalho do educador é ajudar a promover mudanças, intervindo diante das dificuldades que se apresentam durante o processo de aprendizagem, trabalhando com os desequilíbrios e facilitando a aprendizagem do aluno.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais