Buscar

HIPOTENSÃO E CHOQUE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HIPOTENSÃO E CHOQUE
Choque é uma síndrome caracterizada pela incapacidade do sistema circulatório de fornecer oxigênio aos tecidos, levando à disfunção orgânica.
Hipotensão arterial pode estar presente, porém não é fundamental no diagnóstico de choque; em razão disso, deve ser dada atenção especial aos sinais de hipoperfusão tecidual, como: taquicardia, taquipneia, extremidades frias e sudoreicas, tempo de reenchimento capilar aumentado e oligúria em paciente previamente sem insuficiência renal.
FISIOPATOLOGIA
Aumento da contratilidade do miocárdio e da frequência cardíaca.
Vasoconstrição arterial e venosa.
Redistribuição da volemia, priorizando o SNC e o miocárdio.
Aumento da reabsorção de sódio e água pelos rins.
Aumento da extração de oxigênio.
Aumento da oferta de substratos (gliconeogênese, glicogenólise, lipólise e aumento do catabolismo proteico).
Choque hipovolêmico
Caracteriza-se por um inadequado débito cardíaco em razão da perda de volume;
Choque obstrutivo
Ocorre em consequência de uma obstrução mecânica ao fluxo sanguíneo, o que gera redução do débito cardíaco e da perfusão sistêmica.Turgência jugular sem edema pulmonar é um achado sugestivo de choque obstrutivo.
Choque cardiogênico
Caracterizado por hipoperfusão sistêmica e hipotensão que se deve à grave disfunção miocárdica, geralmente associado a edema pulmonar.
Choque distributivo
ACHADOS CLÍNICOS
 
Em situações de baixo débito cardíaco, qualquer que seja a causa, o organismo priorizará a perfusão de órgãos nobres, como o cérebro e o próprio coração. A avaliação das extremidades trará informações valiosas para esse diagnóstico. O tempo de reenchimento capilar aumentado (> 4,5 segundos) é relacionado à vasoconstrição periférica, mecanismo comum nas fases iniciais de situações de baixo débito. Reenchimento capilar lentificado associado à diminuição de temperatura de membros é um achado bastante sugestivo de situações de baixo débito cardíaco.
Taquicardia ocorre como uma resposta fisiológica normal à diminuição do volume sistólico; porém, níveis acima de 130 bpm podem interferir com o enchimento diastólico. Eventualmente, bradicardia pode ser a causa do estado de choque. Por isso, frequências cardíacas inapropriadamente baixas frente à hipotensão devem ser corrigidas.
Hipotensão é geralmente a forma de apresentação no pronto-socorro. A hipotensão pode levar à hipoperfusão tecidual, devendo ser restaurada o mais precocemente possível. A pressão arterial (PA) pode ser medida de forma não invasiva ou de forma invasiva através da colocação de um cateter arterial, sendo esta última forma a preferida nos pacientes em choque em uso de drogas vasopressoras.
Temperatura é variável e deve ser medida no esôfago ou via retal. A medida através da temperatura da pele (axilar ou oral) pode ser falsamente baixa por causa da vasoconstrição.
Oximetria de pulso pode mostrar hipoxemia, embora, em caso de vasoconstrição intensa, o dispositivo possa perder o sinal.
	Débito cardíaco (DC) = volume sistólico (VS) x frequência cardíaca (FC)
PAM = PAS + (PAD x 2)
 3
EXAMES COMPLEMENTARES
Excesso de bases (base excess –BE): quantidade de íons H+ que devem ser adicionados em uma solução para que o pH fique normal. Valores menores que –3 mmol/L são indicativos de acidose metabólica.
Saturação venosa central de O2 (SvcO2): correlaciona-se bem com o balanço entre oferta e consumo de oxigênio global, isto é, a soma de todos os leitos vasculares. Uma SvcO2 normal não indica oxigenação tecidual adequada, já que é uma medida global e não uma medida de cada região. Já uma SvcO2 < 70% correlaciona-se com um balanço desfavorável entre a oferta e o consumo de oxigênio.
TRATAMENTO
Reposição volêmica
A quantidade inicial de fluidos deve ser de pelo menos 20 a 40 mL/kg e deve ser monitorizada pelos parâmetros clínicos (melhora da pressão arterial, diminuição da taquicardia, aumento do débito urinário e do nível de consciência e diminuição de TREC), aumento da PVC e por parâmetros laboratoriais (melhora do excesso de bases, queda do lactato, aumento da SvcO2)
 
Vassopressores

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais