Buscar

Norma Penal em Branco (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Norma Penal em Branco 
Norma penal em branco, são conhecidas como lex imperfectas (Binding), pois determinam somente a sanção. Entende-se por uma lei que necessita de outro ato normativo para que assim possa estabelecer seu sentido, ou seja, ela é considerada incompleta. São consideradas normas penais incriminadoras (que podem ser incriminadoras ou não). 
Características: 
São aquelas que tipificam somente delitos. 
Confiam a outro dispositivo a matéria da proibição, de maneira específica, pois a norma penal compreende duas partes, a primeira define a matéria de proibição e a segunda estabelece a sanção que será aplicada.
Adapta-se de acordo com a situação, ou seja, sua matéria de proibição pode ser modificada, é chamada de técnica da remissão.
Pode ser classificada como:
Normas Penais em Branco em Sentido Amplo: a sanção vincula-se a um tipo que precisa ser complementado por uma mesma lei ou por outra lei – originadas da mesma instância legislativas. A partir dela são consideradas duas hipóteses: 
 Homovitelinas: a complementação esta contida na mesma lei (remissão interna). 
 Heterovitelinas: O complemento está contido em outra lei, mas de mesma instância legislativa (remissão externa). 
Normas Penais em Branco em Sentido Estrito: São aquelas que não precisam ter a mesma fonte legislativa da norma incriminadora, assim estabelecendo duas fontes legislativas diferentes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais