Buscar

Salvadora

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

OFICINA DE ECO-LEITURA: Ler para descobrir o mundo
 Salvadora Passos de Araújo Santos
Maria da Conceição Gomes de Miranda
	E-mail: salvadorasantos@ig.com.br
RESUMO
O presente trabalho relata uma experiência desenvolvida na Escola Municipal Frei Afonso, situada no bairro do Baixo Roger, em João Pessoa, envolvendo alunos/as e professora da 4ª série e estagiárias do PROLICEN-UFPB, no contexto do Projeto de Educação Ambiental para Cidadania, que vem sendo desenvolvido nesta escola desde o 2º semestre de 2001 pela ONG Acácia Pingo d’Ouro, com o apoio do Programa Crer para Ver, uma iniciativa da Fundação Abrinq e Natura Cosméticos. Trata-se de uma oficina de eco-leitura, tendo como objetivo inserir a temática ambiental nos conteúdos disciplinares através de fábulas nacionais, contos e poesias, despertando no/a educando/a o prazer pela leitura, assim como sua conscientização para o cuidado e respeito para com o meio ambiente, simultaneamente integrando a professora neste processo, visando novas possibilidades para o exercício de sua prática pedagógica. Foram trabalhadas as questões de valorização e conservação do ambiente, já que a escola, localizada numa área de manguezais, encontra-se próxima do “Lixão do Roger” (reservatório de resíduos sólidos da Grande João Pessoa). Junto aos conteúdos relativos ao meio-ambiente foi trabalhada a disciplina de Português, através do estudo das classes de palavras, como verbos, pronomes, advérbios e adjetivos. Como resultado os/as alunos/as produziram textos e desenhos abordando a temática ambiental, através da apresentação de fábulas, varal de poesias e mostra de cineminha expostos na 2ª Feira de Conhecimentos da escola. Através deste processo foi possível estimular novas interações e integrar alunos/as e professora numa proposta de educação ambiental embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, utilizando-se de uma forma lúdica para aprender e descobrir o mundo a partir da leitura. 
PALAVRAS-CHAVE: oficina, eco-leitura, educação ambiental, currículo.
Introdução
	Adquirir gosto pela leitura através de fábulas, poesias e contos em sala de aula se torna possível a partir de um plano de ação pedagógica, estabelecido na prática educativa da professora. 
	Segundo Currie (1998, p.73), “a escola precisa conhecer melhor as diferentes culturas que formam sua comunidade”. Partindo da reflexão da autora, pode-se constatar que o espaço escolar se encontra repleto de diversidades culturais a partir da leitura do próprio universo cultural dentro da escola.
Investir no resgate da história do meio onde vivemos contribui para compreender melhor esse meio e, conseqüentemente, gerar interesse de preservá-lo e conservá-lo melhor. Sendo assim, podem emergir diversas formas de leitura e novos valores culturais que possibilitem criar e formar novas visões de mundo.
A oficina de eco-leitura constitui um projeto filhote, inserido num projeto mais amplo, denominado Projeto de Educação Ambiental para Cidadania, desenvolvido na Escola Municipal Frei Afonso, situada na Avenida Airton Sena, 250, Bairro do Baixo Roger, na cidade de João Pessoa, Paraíba, iniciado em junho de 2001. 
Esta proposta teve como objetivo inserir a temática ambiental nos conteúdos disciplinares através de fábulas nacionais, contos e poesias, despertando nos educandos e educandas o prazer pela leitura, assim como sua conscientização para o cuidado e respeito com o ambiente.
As atividades realizadas no espaço da sala de aula voltadas para leitura do mundo e a leitura de fábulas e poemas relativos à educação ambiental facilitam o processo de aprendizagem, pois como diz Freire (2002, p.11) “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. A criança antes de ler a palavra lê o mundo, procurando criar sentidos para os objetos e acontecimentos que a rodeiam, através de gestos, olhares e expressões que facilitem o contato com o meio onde vive. Em contato com a leitura, a criança vai construindo seu próprio mundo.
Percorrendo o caminho interdisciplinar
De acordo com os PCNs (1998, v.08, p.40), “interdisciplinaridade refere-se a uma relação entre disciplinas e fundamenta-se na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis”.
 Na perspectiva interdisciplinar foram trabalhadas e discutidas as questões ambientais com alunos/as, professora e estagiárias, utilizando-se uma metodologia construtivista e participativa, a leitura e estudo através de fábulas nacionais, contos e poesias, acompanhados de produção de textos e desenhos individuais e coletivos. Estes materiais foram então trabalhados dentro do contexto das diversas disciplinas como: português (estudo de classe de palavras e literatura infantil), matemática (adição e subtração), ciências (seres vivos), geografia (desmatamento e espaço geográfico), história (resgate da história da comunidade local) e artes (confecção do cineminha e varal de poesia retratando a temática ambiental).
A oficina de Eco-leitura tem como objetivo inserir a temática ambiental na escola por meio de ações interdisciplinares que servem simultaneamente para integrar professora e alunos/as no processo de ensino-aprendizagem, buscando mudanças de valores para a construção de novos conhecimentos. Tendo em vista que a temática envolve atividades que propiciam a conscientização e socialização do conhecimento e levam os/as alunos/as a refletirem sobre a prática ambiental no âmbito escolar, foram então trabalhadas as seguintes fábulas: A árvore da alegria, A cigarra e a formiga, Por que o arbusto não dava frutos.
Dentro deste contexto foram produzidos os textos, poesias, desenhos de forma individual e coletiva, ilustrados por meio de cineminha, recital e varal de poesia, todos elaborados pelos/as próprios/as alunos/as, os quais foram apresentados e expostos na II Feira de Conhecimentos da Escola, realizada em novembro de 2002.
No decorrer desse processo foi possível perceber que os/as alunos/as envolvidos na oficina de eco-leitura adquiriram gosto pela leitura em sala de aula, e passaram a refletir sobre as lições de vida extraídas a partir das leituras de fábulas, poesias e contos que versavam sobre as questões ambientais e o respeito pelo outro e o ambiente, contribuindo desta forma para o exercício da cidadania.
Descobrindo o mundo através da leitura
Trabalhar com leitura no espaço escolar contribuiu para o processo de aprendizagem possibilitando ao educando adquirir postura reflexiva tão necessária à prática da cidadania.
Os/as alunos/as, através da oficina de eco-leitura, descobriram de forma lúdica um novo caminho para a aprendizagem; através da leitura de fábulas, contos e poesias passaram a trabalhar com a imaginação, recuperando as experiências do cotidiano, buscando na leitura novas formas de pensar e agir no ambiente de sala de aula. 
Nesse processo de descoberta do mundo através da leitura, os/as alunos/as podem transformar os valores éticos em importantes ferramentas para ampliar e aprofundar a consciência sócio-ambiental e re-organizar a sociedade, pois um cidadão consciente ecologicamente traz em seu ser o desejo de transformar a realidade buscando, sobretudo, a harmonia com o eu interior, o outro e o ambiente.
Nesta proposta de trabalho foi essencial acreditar no potencial dos/as alunos/as que, apesar das dificuldades de aprendizagem, demonstraram interesse em trabalhar juntos para construir novos conhecimentos a partir da leitura, buscando, sobretudo, estímulo no processo de aprendizagem. Pois no intuito de criar novas maneiras de aprender e tornar um projeto em realidade, Mead (2002:17) afirma: “Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possa mudar o mundo; de fato é só isso que o tem mudado”. 
Referências bibliográficas:
BRASIL, MEC/SEF (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente: Volume 08. Brasília.
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa (2002): Projeto-Mãe: Educação
Ambiental para a Cidadania: Intervenção Escolar e Comunitária. DHP/CE/UFPB.
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa (2002): Projeto-Filhote: Oficinas de Ecoleitura: eu, nós os outros, a vida da natureza e a vida da escola. DHP/CE/UFPB.
CURRIE, Karen. Meio Ambiente: Interdisciplinaridade na prática. Campinas: Papirus, 1998.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 43ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.
GUTIÉRREZ, Francisco; ROJAS, Cruz Prado (2002): Ecopedagogia e Cidade Planetária. 3ª ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002 (Guia da escola cidadã; v. 3).
MEAD, Margaret. Proposta de Trabalho. In: Ecopedagogia e Cidade Planetária. 3ª ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002 (Guia da escola cidadã; v. 3).
SEGURA, Denise de Souza Baena. Educação Ambiental na Escola Pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. 1ª edição. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes