Buscar

EUTANÁSIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmicos:
Beatriz Souza
Bruna Silva
Douglas Lopes
Fabiula Ferreira
Jessica Caroline
Josiane Jose
Silvana Silva
ENFERMAGEM 2º B
 A eutanásia consiste no direito de dispor do considerado o maior dos
direitos, o direito à vida, distante de ser um acontecimento próprio da nossa sociedade, apenas ganha novo espaço frente a problemas ocasionados pelas ações provindas do conhecimento do Homem, que na euforia das descobertas fantásticas, ocorridas no século XX, desprendeu-se de alguns aspectos fundamentais para a evolução de uma sociedade mais humanizada. 
 Tais descobertas devem ter, pelo menos em princípio, o objetivo de melhorar a qualidade de vida, não podendo ser esses conhecimentos utilizados contra o próprio Homem, quer violentando seu corpo, quer violentando sua dignidade.
Introdução Eutanásia
 EUTANÁSIA
 O termo eutanásia deriva do grego euthanatos, onde eu significa “bom” e thanatos, “morte”
 Visa-se com a eutanásia a morte tranquila, sem dor e sofrimento. Traduzido como “boa morte” o termo pode ser empregado como sinônimo de morte piedosa, indolor, morte fácil, benéfica, tranquila, em estado de graça.
 A eutanásia, não se trata de eliminar os mais fracos, enfermos ou portadores de alguma deficiência física ou mental, buscando a perfeição genética, e sim em proporcionar uma morte tranquila ao portador de uma enfermidade incurável quando esta já começa a lhe retirar a dignidade ou fazer cessar a angústia de um doente já em profunda agonia.
A EUTANÁSIA NO DIREITO BRASILEIRO
 A Eutanásia é considerada crime no Brasil, pois, a Constituição da República de 1988 prevê entre os direitos fundamentais do homem o direito à vida. No ordenamento jurídico pátrio, a prática da eutanásia não está elencada, não de forma explícita e objetiva, no Código Penal.
 A Lei Penal prevê a figura do homicídio privilegiado, que se dá quando o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima (art. 121, §1°). O valor moral a que se refere o dispositivo diz respeito a interesses particulares do agente (compaixão, piedade, etc.).
.
 Na Eutanásia, elimina o agente a vida da sua vítima com intuito e escopo de poupá-la de intenso sofrimento e acentuada agonia, abreviando-lhe a existência.
 Nosso Código não aceita nem discrimina a Eutanásia, mas não vai ao rigor de não lhe conceder o privilégio do relevante valor moral.
 Pode ocorrer também que o agente induza, instigue ou auxilie ao suicídio, por exemplo, o portador de uma doença infectocontagiosa, cuja terapia ainda não esteja ao alcance da medicina. Neste caso, o agente estará incurso no art. 122 do Código Penal. A pena é de 2 a 6 anos. A pena é duplicada se o crime é praticado por motivo egoístico, ou se a vítima é menor ou tem diminuída por qualquer causa, a capacidade de resistência.
 Neste crime do art. 122, o bem protegido pelo legislador é a vida humana. A vida é bem indisponível, já que não existe o direito de morrer, de que falava.
 A eutanásia e o suicídio assistido
 Eutanásia ativa, ocorre quando o médico produz diretamente a morte do paciente com doença em fase terminal, (como no caso da utilização de uma injeção letal);
 Eutanásia passiva, quando a morte ocorre por omissão em se iniciar uma ação médica que garantiria a perpetuação da sobrevida (por exemplo, deixar de se acoplar um paciente em insuficiência respiratória ao ventilador artificial);
 Eutanásia de duplo efeito, quando a morte é acelerada como consequência de ações médicas não visando ao êxito letal, mas sim ao alívio do sofrimento de um paciente (por exemplo, emprego de uma dose de benzodiazepínico para minimizar a ansiedade e a angústia, gerando, secundariamente, depressão respiratória e óbito).Uma outra maneira de se classificarem as várias modalidades de eutanásia leva em conta não só as consequências do ato, mas também o consentimento do paciente .
Quanto ao consentimento do paciente
A voluntária ocorre quando o enfermo expressa o seu desejo de morrer.
Não voluntária refere-se a situações nas quais não se sabe a opinião do paciente.
A involuntária, por sua vez, acontece contra a vontade deste, se associando mais intensamente com o homicídio doloso.
 Eutanásia voluntária, a qual atende uma vontade expressa do doente o que seria um sinônimo do suicídio assistido;
 Eutanásia involuntária, que ocorre se o ato é realizado contra a vontade do enfermo ou seja, sinônimo de “homicídio”;
 Eutanásia não voluntária, quando a morte é levada a cabo sem que se conheça a vontade do paciente.
Eutanásia como solução para “desentulhar” leitos do sistema público de saúde?
 Em fevereiro de 2013 uma médica paranaense foi acusada de homicídio doloso por desligar aparelhos que mantinham a vida dos pacientes na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Evangélico , a médica afirmou, entre outras coisas, que queria “desentulhar” a UTI e referiu “desligar” pacientes Curitiba.
Conclusão
 Com tantos avanços na área médica e no biodireito se faz necessário utilizá-los em benefício das pessoas, pois a “Lei Maior” prevê uma vida digna. Tratamentos inúteis, que torturam e dissipam a dignidade da pessoa humana, não podem ser admitidos, pois há aspectos que precisam ser levados em conta. Embora a vida seja constitucionalmente respaldada, o legislador estabeleceu um princípio nuclear que assegura viver com dignidade, o que faz essa qualidade ser imprescindível.
Referencias 
http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/trabalhos_conclusao/2semestre2009/trabalhos_22009/CarlaFerreiraGama.pdf, acessado em 22/10/2017 ás 08:h59m.
http://intertemas.toledoprudente.edu.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/2326/1821, acessado em 22/10/2017 ás 10:h01min.
http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/eutan%C3%A1sia-no-direito-brasileiro-0 acessado em 22/10/2017 ás 10h:32min.
http://www.redalyc.org/html/630/63013499004/ acessado em 22/10/2017 ás 14:h43min.
http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/trabalhos_conclusao/2semestre2009/trabalhos_22009/CarlaFerreiraGama.pdf, acessado em 22/10/2017 ás 15:33.
http://www.scielo.br/pdf/bioet/v22n2/19.pdf, acesso em 22/10/2017 ás 17:h53mi.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais