Buscar

APS Ponte de macarrão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade Prática Supervisionada
Curso de Engenharia
2° Semestre
2016
�
1.0 – OBJETIVO
	Construção de Ponte utilizando Macarrão.
2.0 – FORMAÇÃO DE GRUPOS 
Os grupos deverão ser formados por 10 alunos e, cada grupo será subdividido em dois grupos de 5 alunos. Um integrante de cada subgrupo ficará responsável pela postagem do trabalho. Não serão permitidos grupos com integrantes de turmas diferentes. 
3.0 – NORMAS DE CONSTRUÇÃO
A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.
A ponte deverá ser construída utilizando apenas macarrão do tipo espaguete número 7 (recomendamos a marca Barilla) e colas epoxi do tipo massa (exemplos de marcas: Durepoxi, Polyepox, Poxibonder, etc.) e do tipo resina (exemplos de marcas: Araldite, Poxipol, Colamix, etc.). Será admitida também a utilização de cola quente em pistola para a união das barras nos nós. Outros tipos de cola poderão ser admitidos se submetidos previamente à consideração do(s) professor(es) da(s) turma(s)participante(s) da competição.
Massa Espaguete
Colas Epoxi tipo massa
 
Colas Epoxi tipo resina
Cola Quente em pistola
O peso próprio da ponte (considerando a massa espaguete e as colas utilizadas) não poderá ser superior a 750 g, sendo este um critério eliminatório.
No limite de peso prescrito (750 g), não serão considerados o peso do mecanismo de apoio fixado nas extremidades da ponte (descrito a seguir, no item 7), nem o peso da barra de aço para fixação da carga (descrito a seguir, no item 10), estimados em 135g.
A ponte só poderá receber revestimento ou pintura com as colas permitidas.
A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixação das extremidades não será admitida. 
Na parte inferior de cada extremidade da ponte deverá ser fixado um tubo de PVC para água fria de 1/2" de diâmetro e exatos 20 cm de comprimento para facilitar o apoio destas extremidades sobre as faces superiores (planas e horizontais) de dois blocos colocados no mesmo nível. O peso dos tubos de PVC não será contabilizado no peso total da ponte, como descrito no item 4. O peso a ser descontado é de 55g (peso linear = 1,375g/cm).
Tubo de PVC para água fria de 1/2" de diâmetro
Cada extremidade da ponte poderá prolongar-se até 5,0 cm de comprimento além da face vertical de cada bloco de apoio. Não será admitida a utilização das faces verticais dos blocos de apoio como pontos de apoio da ponte.
A altura máxima da ponte, medida verticalmente desde seu ponto mais baixo até o seu ponto mais alto, não deverá ultrapassar 50 cm. 
A ponte deverá ter uma largura mínima de 5 cm e máxima de 20 cm, ao longo de todo seu comprimento.
Para que possa ser realizado o teste de carga da ponte, ela deverá ter fixada na região correspondente ao centro do vão livre, no sentido transversal ao seu comprimento e no mesmo nível das extremidades apoiadas, uma barra de aço de construção de 8 mm de diâmetro e de 20 cm de comprimento. A carga aplicada será transmitida à ponte através desta barra. O peso da barra não será contabilizado no peso total da ponte, como descrito no item 4. O peso a ser descontado é de 80g. Caso a barra tenha comprimento diferente deste, procedemos a medição e o cálculo do peso descontado usando, como peso linear, 4g/cm.
Barra de aço de construção de 8 mm de diâmetro
4.0 – TRABALHO ESCRITO
No trabalho escrito é exigido conter os itens a seguir:
a) Capa com os nomes dos integrantes do grupo, RA e turma;
b) Objetivos; 
c) Desenvolvimento teórico com revisão bibliográfica do tema: “Ponte de Macarrão”;
d) Etapas de construção da ponte, fotos, desenhos, cálculos e materiais utilizados;
e) Planilha de custo do projeto contendo todos os custos para a construção do protótipo;
f) Conclusões;
g) Referências bibliográficas.
5.0 – APRESENTAÇÃO
A apresentação do trabalho será feita por, no mínimo, 3 integrantes do grupo, nas dependências da UNIP, no dia 24 de outubro de 2016, período diurno – à partir das 08h30 e noturno à partir das 19h30 de acordo com escala de apresentação apresentada no dia do evento.
6.0 – POSTAGEM DO TRABALHO
O trabalho escrito deverá ser postado no site: <trabalhosacademicos.unip.br/entrega>, até o dia 19 de novembro de 2016. 
7.0 - SEGURANÇA 
Todos os alunos envolvidos na construção e teste das pontes necessitarão utilizar óculos de proteção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais