Buscar

Movimentos LGBTTS Banners

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APRESENTAÇÃO
 
Neste trabalho buscamos inicialmente um entendimento das diversas mecânicas e complexidades sociais nas quais as pessoas que se identificam como LGBTT´s – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - estão incluídas. Assim abordaremos a questão de aceitação própria, familiar, escolar e profissional, nas diferentes dimensões do conviver social. A questão é compreender a presença social para além do existir, mas envolvendo a compreensão das pessoas deste grupo como cidadãos, dentro de nossa sociedade. Identificamos e esclarecemos a pluralidade dos conceitos de Identidade de Gênero e Orientação Sexual, que apesar estar intrinsecamente interligados, apontam abrangem de campos diferentes e devem ser entendidos de forma separada, afim de que não se confundam.
RESULTADOS:
Este trabalho se justifica dada a necessidade ampliação da discussão do assunto, frente os recentes dados apontados pela mídia e IBGE, onde o número de agressões aos LGBTT´s tem crescido muito em nosso país, casos de homofobia são cada vez mais frequentes e a aceitação dos travestis e transexuais ainda é mínima em nossa sociedade. O que se pode ler desses dados e notícias é que tem crescido o conflito, o preconceito e a violência contra estes grupos, mesmo com o avanço de uma legislação que se pretende tolerante e democrática. Sendo assim, podemos concluir que a necessidade de um dialogo maior sobre o tema se faz necessário, sendo que é preciso fazer acima de tudo um trabalho de conscientização, afim de descontruir antigos paradigmas sociais, afim de garantir aos membros deste grupo um convívio social pleno e sem qualquer discriminação por gênero ou orientação sexual.
METODOLOGIA:
Utilizamos em nossa pesquisa entrevistas anônimas e observação etnográfica. Com esses instrumentos buscamos nos relatos dos LGBTT`s, as relações que eles estabelecem com o meio social em que vivem, como eles se veem e como foi sua formação escolar e os impactos que foram gerados em sua vida. Utilizamos também, material teórico, pesquisa em livros e artigos acadêmicos científicos atuais, buscando embasamento teórico metodológico e também temático para o desenvolvimento da pesquisa. 
OBJETIVOS:
Esta pesquisa tem como objetivo o registro e a reflexão sobre a visão identitária formada e relatada por componentes deste grupo. Buscando compreender qual de fato a realidade vivida pelos mesmos e buscar soluções para tais conflitos.
Orientadora: Profª. Dra. Suzana Lopez Salgado Ribeiro
Autor : Renato Nunes de Siqueira - Graduando
LGBTT POR LGBTT: UM DEBATE SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO.
XX ENIC
ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Figura 1: facebook.com/qdf.quediferencafaz
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
GOMES DE JESUS, Jaqueline – Orientações sobre Identidade de Gênero.
MENEGOTTO, Carla Adriana - Gênero, sexualidade e educação: Histórias de homossexuais e seus discursos sobre os movimentos sociais.
Figura 2: Personagens Nomi e Amanita, casal homoafetivo da serie sense8.
Fonte: http://netflixsense8.tumblr.com/sense8-episode-stills
Figura 2: facebook.com/CartazesLgbt/photos/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais