Buscar

Relatório Anatomia Animal Comparada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
Segundo Hildebrand (1995), os membros anteriores e posteriores surgiram com a necessidade de locomoção dos animais, de mudarem de ambiente e se adaptarem a ele. Antes esse ambiente era unicamente aquático, o que só havia necessidade de nadadeiras anteriores e posteriores. Um exemplo bem claro são os peixes.
Com a transição de ambientes, começaram a surgir animais ainda dependentes de água, mas de hábito terrestre. Os animais do grupo Amphibia foram os primeiros a possuem membros posteriores adaptados para o salto, podendo ser tanto curtos e delgados quanto longos e robustos. Os membros anteriores são formados pelo úmero, pelo rádio, pela ulna e as falanges. Já os membros posteriores são formados pelo fêmur, pela tíbia-fíbula, pelo tarso e pelas falanges (HILDEBRAND, 1995)
Segundo Kardong (2011), o grupo Reptilia foi o primeiro grupo de animais a ser completamente independente do ambiente aquático. Eles podem mexer os quatro membros simultaneamente, que são totalmente adaptados para a locomoção. O membro anterior é composto pelo úmero, a ulna e o rádio, o metacarpo e as falanges. Já o membro posterior é formado pelo fêmur, pela tíbia-fíbula, o metacarpo e as falanges. 
Após os répteis, surgiram as aves. Elas fazem parte primeiro grupo com capacidade de vôo; ou seja, seus membros anteriores foram completamente adaptados para vôo. O membro anterior se encontra o úmero, cúbito e o rádio, e nas “mãos” os dois ossos do corpo e os três metacarpianos. O primeiro e os terceiros ossos metacarpianos, dedos da asa, são soldados em uma só faringe, e o médio em duas. Já os membros posteriores são formados pelo fêmur, fíbula, tíbia, metacarpo e as falanges (HILDEBRAND, 1995).
O grupo mais evoluído – os mamíferos – possui os membros completamente adaptados para locomoção e para a necessidade de captura de alimentos. Esse grupo apresenta tipicamente quatro patas (exceto cetáceos, onde não existem membros posteriores) com cinco dedos (ou menos) com garras, unhas, cascos ou almofadas carnudas e adaptadas variadamente a andar, correr, cavar ou nadar. Seus membros anteriores são formados pelo úmero, pela ulna e o rádio, o metacarpo e as falanges. Já os membros posteriores são formados pelo fêmur, pela fíbia e pela tíbia, pelo metatarso e pelas falanges ( KARDONG, 2011).
OBJETIVO
Identificar e diferenciar os membros anteriores e posteriores.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
Peças anatômicas
Livros
Métodos:
Analisamos as peças anatômicas fazendo comparações entre os grupos em relação ao esqueleto. 
4. CONCLUSÃO
A partir da aula teórica, os livros e as peças anatômicas, foi possível visualizar todo o esqueleto, focando nos membros anteriores e posteriores. 
Foi possível também, de acordo com as peças, ver as modificações que foram ocorrendo em cada grupo a fim de melhorar sua locomoção, para que ficasse compatível com o habitat do animal. 
5. BIBLIOGRAFIA
HILDEBRAND, Milton. Análise da estrutura dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 1995. 
KARDONG, Kenneth V. Vertebrados: anatomia comparada, função e evolução. 5. ed. São Paulo: Roca, 2011.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais