Buscar

apol metodologia da alfabetização

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Leia a seguinte citação:“Os métodos sintéticos foram os primeiros a serem utilizados [e], pode-se dizer, que estes métodos, sob forma dos métodos alfabéticos, são os mais antigos, sendo utilizados, sem outros competidores, desde a antiga”.
De acordo com o livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização em relação aos métodos sintéticos alfabetizadores e suas funcionalidades, analise as afirmativas abaixo:
 I. Nos métodos sintéticos, o processo de alfabetização é iniciado por uma palavra, uma frase ou uma história.
II. Nos métodos sintéticos, a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, no caso, palavras e frases.
III. Os métodos sintéticos estabelecem que a criança estará alfabetizada a partir do momento em que conhecer e reconhecer as famílias silábicas.
IV. Nos métodos sintéticos, a alfabetização se restringe ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético.
Estão corretas as afirmativas:
	
	D
	Afirmativas II e IV.
Leia a seguinte passagem de texto:
“Deslocando o eixo das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança (sujeito cognoscente), o construtivismo se apresenta, não como um método novo, mas como uma ? revolução conceitual, demandando, dentre outros aspectos, abandonarem-se as teorias e práticas tradicionais, desmetodizar-se o processo de alfabetização e se questionar a necessidade das cartilhas”.
Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, acerca da compreensão das concepções de alfabetização sem métodos, analise as afirmativas a seguir:
I. As crianças, em contato com a linguagem escrita de seu meio, elaboram ideias na tentativa de atribuir sentido à escrita. Não é um processo de passo a passo, mas de construção e de reconstrução da aprendizagem.
II. Ao iniciar a aprendizagem, os alunos não possuem conhecimento, é preciso ensinar todo o processo de alfabetização.
III. É possível escrever textos antes mesmo de dominar o código alfabético.
IV. As crianças aprendem as características do sistema alfabético e da linguagem escrita que se usa em diversas situações do cotidiano.
 Estão corretas as afirmativas: D Afirmativas I, III e IV.
Leia a passagem de texto a seguir: “Os métodos [de alfabetização] nasceram nas salas de aula. Em todos os casos foram o produto da criatividade dos professores e por eles foram aperfeiçoados, através de sucessivas experiências que visavam responder às demandas crescentes de uma população que enfatiza sua necessidade de aprender”. De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, considere as afirmativas abaixo sobre os métodos tradicionais de alfabetização:
 I. Alguns métodos tradicionais de alfabetização almejavam a leitura, a escrita e a necessidade de fazer o aluno chegar ao conhecimento das palavras.
II. Os métodos tradicionais de alfabetização, baseados na cópia, na repetição e no reforço, concebem a alfabetização tal qual o processo atual de alfabetização e letramento.
III. Os métodos de alfabetização tradicionais, que defendiam o processo comportamental da aprendizagem, se baseavam na cópia, na repetição e no reforço.
IV. Alguns métodos de alfabetização tradicionais preconizavam as associações entre fonemas e grafemas e com a memorização dessas correspondências.
Estão corretas as afirmativas:
	
	D
	Afirmativas I, III e IV.
Leia o fragmento de texto a seguir: “Somente a partir da década de 1930 e, mais sistematicamente, das décadas de 1950 e 1960 do século XX que o problema da educação rural é encarado mais seriamente – o que significa que paradoxalmente a educação rural no Brasil torna-se objeto do interesse do Estado justamente num momento em que todas as atenções e esperanças se voltam para o urbano e a ênfase recai sobre o desenvolvimento industrial”.
Considerando o fragmento de texto acima, bem como os conteúdos abordados no livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, sobre a alfabetização no ambiente rural, analise as afirmativas abaixo:
 I. O ambiente urbano apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção com o ambiente rural.
II. O ambiente rural apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção ao ambiente urbano.
III. O ambiente rural possui, aproximadamente, 18% de pessoas alfabetizadas ao compararmos com o ambiente urbano.
IV.Tanto o ambiente urbano quanto o rural apresentam uma proximidade no número de alfabetizados, igualando esta distribuição.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III.
Leia o extrato de texto a seguir:
“As idades cronológicas, durante as quais espera-se que as crianças desenvolvam comportamentos representativos de um dado estágio, não são fixas. Os intervalos entre as idades, sugeridos por Piaget, são normativos e denotam os momentos durante os quais espera-se que uma criança apresente os comportamentos intelectuais próprios daquele nível [estágio] particular”. 
 Com relação ao estágio “sensório-motor” proposto por Piaget, considere as afirmativas abaixo:
 I. A criança conquista seu mundo por meio da percepção e dos movimentos.
II. Este estágio ocorre na primeira infância, dos 02 aos 07 anos.
III. A criança, neste estágio, apresenta o aparecimento da linguagem.
IV. Este estágio contempla crianças recém-nascidas e lactentes, de 0 a 2 anos.
Estão corretas as afirmativas
	
	A
	Afirmativas I e IV.
Considere a seguinte citação: “A escola rural representava o local onde se pretendia dizer que se estuda. De fato, pouco de escola poderíamos encontrar nos contextos dilapidados espalhados pelo interior do Brasil; escolas sem qualquer condição de abrigar suas crianças para o mínimo de ambiente qualitativo de aprendizagem”. 
Considerando o fragmento do texto acima, b em como os conteúdos abordados no livro -base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, com relação à alfabetização no ambiente rural segundo o Censo do ano de 2000 e o Ministério da Educação e Cultura – MEC, analise as afirmativas a seguir: 
 I. Foi constatado na época que muitos estudantes brasileiros de 10 até 14 anos ainda não estavam alfabetizados. 
II. O Censo constatou que os alunos brasileiros entre 07 a 14 anos apresentavam alto índice de alfabetização. 
III.O Censo constatou que aproximadamente 59% dos alunos brasileiros chegaram ao quinto ano do Ensino Fundamental sem terem desenvolvido competências e habilidades básicas de leitura. 
IV. Constatou-se na época que aproximadamente 87% dos estudantes brasileiros chegaram alfabetizados e letrados ao quarto ano do Ensino Fundamental.
Estão corretas as afirmativas. A Afirmativas I e III. Corretas.
De acordo com as ideias de Piaget a cerca do desenvolvimento do conhecimento da linguagem e da alfabetização da criança , analise as sentenças abaixo e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas: 
I. ( ) Piaget desenvolveu estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento das crianças, onde, para ele, o conhecimento é uma contínua construção. 
II. ( ) Piaget fundamentou que a construção do conhecimento infantil ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo. 
III. ( ) Para Piaget, a aprendizagem da criança ocorre independentemente da experiência vivenciada por ela. 
IV. ( ) Piaget acreditava nas interações como forma de aprendizado, inclusive da alfabetização. 
Agora, marque a sequência correta: A V – V – F – V 
Discursiva....
Para o processo de alfabetização e letramento, faz -se necessário um educador com especificidades pertinentes a esta etapa da educação básica. Dentro deste contexto alfabetizador, encontra -se a oralidade. Qual a importância de o educador estimular esse
sentido? 
Resposta: Nem tudo no trabalho de alfabetização diz respeito somente à leitura e à escrita. É importante o desenvolvimento de atividades de oralidade, em que a criança possa ler em voz alta e posteriormente falar com os outros sobre o que leu, de forma a valorizar sua cultura e ter valorizada sua linguagem, aprender a falar em público, contando suas preferências, suas opções etc. o desenvolvimento da oralidade não se dá num único momento da sala de aula, e sim, a todo o momento. Por isso, o professor deve estar atento e possibilitar que as crianças partilhem suas ideias, justifiquem suas escolhas e, assim, possam desenvolver cada vez mais sua oralidade.
Considerando o fragmento de texto acima, bem como os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, relacione e escreva sobre a visão de Paulo Freire, a alfabetização atual e o alfabetizador: 
Resposta: De acordo com a visão de educação como prática de liberdade, apresentada por Paulo Freire, o professor precisa realizar práticas educativas consistentes para que o processo da alfabetização se concretize. Sem uma nova visão do que é a alfabetização, o processo torna-se mecânico e sem significado ao educando. O problema consiste em mudar as práticas das escolas e as ações dos professores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais