Buscar

Psicologia Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicologia Ambiental
teorias , métodos e campo de atuação
Acadêmicas:
Ana Karoline
Andrezza
Francisca
Jozilene
Katyelle
Thaís Lauren
Teorias
A Psicologia Ecológica e o estudo
dos acontecimentos da vida diária
Definida e desenvolvida por Roger Garlock Barker, a Psicologia Ecológica , vista em sua globalidade, uma articulação teórica dos acontecimentos da vida diária.
Com a meta de estudar os acontecimentos da vida diária, foi que Barker e seus associados, fundaram uma estação de pesquisa no estado do Kansas, EUA.
Assim, foi feita uma pesquisa de observação com crianças.
E deste modo foi constatado que para cada um deste tipo especial de contexto, existia um modelo adequado de comportamento correspondente.
A descoberta deste tipo especial de contexto, como referia Barker (1968),originou o que ele denominou de behavior setting.
Teoria da Ecologia do Desenvolvimento Humano 
Bioecologia do Desenvolvimento Humano	
Urie Bronfenbrenner
 1917- 2005
Teoria do Desenvolvimento Ecológico
Bronfenbrenner formulou sua teoria de desenvolvimento humano, publicada no final da década de 70.
Pesquisas em ambientes naturais. 
Seus escritos faziam uma séria crítica ao modo tradicional de se estudar o desenvolvimento humano.
A Abordagem Ecológica do Desenvolvimento privilegia os aspectos saudáveis do desenvolvimento, análise da participação da pessoa focalizada no maior número possível de ambientes e em contato com diferentes pessoas.
Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
Nas duas últimas décadas, o autor trabalhou na reformulação de sua abordagem.
O novo modelo que em vez de ecológico, passa a ser chamado de bioecológico, tende a reforçar a ênfase nas características biopsicológicas da pessoa em desenvolvimento. 
No modelo bioecológico, são reapresentados quatro aspectos multidirecionais inter-relacionados, o que é designado como modelo PPCT: "pessoa, processo, contexto e tempo".
Ecológico X Bioecológico
No modelo ecológico, Bronfenbrenner (1996, p.5) pressupõe que toda experiência individual se dá em ambientes "concebidos como uma série de estruturas encaixadas, uma dentro da outra, como um conjunto de bonecas russas". 
	
O modelo bioecológico também enfatiza o ambiente, mas propõe que o desenvolvimento humano seja estudado por meio da interação deste núcleo com outros três, de forma inter-relacionada: o processo, a pessoa e o tempo, ampliando o foco do modelo.
Modelo PPCT
Pessoa: refere-se ao fenômeno de constâncias e mudanças na vida do ser humano em desenvolvimento, no decorrer de sua existência.
Processo: tem a ver com as ligações entre os diferentes níveis e se acha constituído pelos papéis e atividades diárias da pessoa em desenvolvimento.
Contexto: quando o autor fala em contexto de desenvolvimento, está se referindo ao meio ambiente global em que o indivíduo está inserido e onde se desenrolam os processos desenvolvimentais.
Tempo: pode ser entendido como o desenvolvimento no sentido histórico ou, em outras palavras, como ocorrem as mudanças nos eventos no decorrer dos tempos, devido às pressões sofridas pela pessoa em desenvolvimento.
Microssistema: sistema ecológico que compreende um conjunto de relações entre a pessoa em desenvolvimento e seu ambiente mais próximo. Ex: família, escola...
Mesossistema: conjunto de relações entre dois ou mais microssistemas nos quais a pessoa em desenvolvimento participa de maneira ativa. É ampliado quando a pessoa frequenta novos ambientes.
Exossistema: envolve os ambientes que a pessoa não frequenta como um participante ativo, mas que desempenham uma influência indireta sobre o seu desenvolvimento. Ex: serviço dos pais;
Macrosistema: sistema mais distante da pessoa, na qual os outros três sistemas estão inseridos podendo afetá-los.
Métodos
Métodos
 	A Psicologia Ambiental, em contraste com outros campos de estudo não é caracterizada por nenhum método particular de pesquisa. Contudo, uma primeira abordagem específica em Psicologia Ambiental foi mencionada: o “método como consequência de uma questão”. 
		
“A maneira mais comum de lidar com as múltiplas abordagens, teorias e métodos numa área como esta, é fazer referência à necessidade de um tratamento inter-, multi-e/ou transdisciplinar (IMT) dos temas por ela trabalhados“. (Gunther, Elali e Pinheiro 2004, p.3) 
Interdisciplinar: interações e coordenações se definem pela natureza da complexidade do problema em questão;
Multidisciplinar: situação em que diversas disciplinas se envolvem sem a ocorrência das suas respectivas interações;
Transdisciplinar: as interações não se fazem somente entre disciplinas, mas também entre os diferentes atores sociais envolvidos, sejam eles, os planejadores, os administradores e as populações locais.
Campo de Atuação
Segundo Pinheiro (1997), a Psicologia Ambiental se interessa por compreender a interação do homem com seu ambiente para desenvolver estratégias e ferramentas de aplicação e intervenção que contribuam para a mudança dessa relação de forma mais consciente.
A psicologia Ambiental é interdisciplinar.
O Campo de atuação é amplo, pois trabalha na relação Homem X Ambiente.
Trabalha em conjunto com a Psicologia do Trânsito ,analisa o comportamento de pedestres e motoristas no trânsito, auxiliar outros profissionais em busca de redução de danos nesse ambiente, para estudar veículos; urbanistas e engenheiro do trânsito para avaliar as vias;, avaliar e propor regras de trânsito. 
O mais importante é realizar estudos, avaliações e propostas sempre integrando indivíduo, ambiente e regras sociais para evitar comportamentos inadequados que venham causar eventos desagradáveis (GÜNTHER, 2001).
Referências
Carneiro e Pitágoras e Bindé, A psicologia ecológica e o estudo dos acontecimentos da vida diária. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X1997000200010 
Urie Bronfenbrenner e a teoria da ecologia do desenvolvimento humano; Disponivel em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721997000200013
 A teoria de Urie Bronfenbrenner; Disponivel em: Estud. pesqui. psicol. v.2004 n.1 Rio de Janeiro jun. 2004
Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de riscos e de proteção.
 Gunther, A psicologia ambiental no campo interdisciplinar de conhecimento ; 
Edlane L. Santos orientada por Anderson Chalhub Psicologia ambiental: concepções e métodos de trabalho Moser ,G. Psicologia ambiental ; 
Moser ,G .Psicologia ambiental: competência e contornos de uma disciplina. Comentários a partir das contribuições – Disponível em:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais