Buscar

Recrutamento e Seleção de Pessoal exercicio 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Recrutamento e Seleção de Pessoal
Painel
Minhas disciplinas
Recrutamento e Seleção de Pessoal
Exercício de Fixação 3
Exercício de Fixação 3 (E3)
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	sábado, 24 Mar 2018, 11:06
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 24 Mar 2018, 12:43
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As entrevistas de avaliação são particularmente difíceis de serem realizadas, pois o avaliador pode estar lidando com colegas, subordinados ou mesmo superiores hierárquicos. Se o processo de avaliação não for bem claro para todos os envolvidos, podem ser levantados questionamentos pessoais que não estão ligados ao desempenho do cargo. Alguns avaliados também podem considerar a avaliação como uma crítica, o que aumenta o nível de tensão que pode levar à discussão. O avaliador experiente deve avaliar o desempenho e não a conduta ou os hábitos do entrevistado. A função do avaliador não é obrigar o funcionário a se desenvolver e melhorar seu desempenho, e sim sugerir maneiras de superar os pontos fracos. Ao planejar uma entrevista de avaliação, o profissional de Recursos Humanos deve se preparar, buscando identificar o objetivo da entrevista. Entre as alternativas a seguir, assinale a que corresponde à entrevista de avaliação:
Escolha uma:
a. Entrevista que deve ser realizada tanto nos casos de afastamento voluntário como nos de demissão. O objetivo desse tipo de entrevista é obter informações sobre os motivos que levou o funcionário a tomar esta decisão.
b. É importante deixar o entrevistado à vontade, começando com uma breve conversa formal. O entrevistador deve deixar claro que é uma entrevista de ação disciplinar. A entrevista é muito mais uma ação de orientação do que de punição.
c. São realizadas quando o funcionário realiza alguma ação ou adota um comportamento que fere os códigos de conduta da empresa. São entrevistas tranquilas. Pois apenas um breve diálogo é necessário.
d. É importante deixar o entrevistado à vontade, começando com uma breve conversa informal. O entrevistador deve deixar claro que não é uma entrevista de ação disciplinar. A entrevista é muito mais uma ação de orientação do que de punição.
e. São realizadas quando o funcionário realiza alguma ação ou adota um comportamento que fere os códigos de conduta da empresa. São entrevistas difíceis e tensas. Pois está em jogo o futuro profissional do empregado, suas relações com os demais funcionários e até mesmo a moral e a motivação de toda a equipe.
Feedback
A resposta correta é: É importante deixar o entrevistado à vontade, começando com uma breve conversa informal. O entrevistador deve deixar claro que não é uma entrevista de ação disciplinar. A entrevista é muito mais uma ação de orientação do que de punição..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Identificar em uma pessoa uma aptidão ainda não desenvolvida é uma tarefa bastante complexa. Somente com algum conhecimento sobre a personalidade do indivíduo é que podem ser observadas suas aptidões latentes. Essa compreensão acerca de aspectos intelectuais, mentais e cognitivos do indivíduo costuma ser subsidiada pela análise de um psicólogo, profissional perito em diversas técnicas (tais como os testes psicológicos) que visam a análise detalhada das aptidões de cada indivíduo. É por essa razão que é tão comum encontrarmos psicólogos atuando na área de seleção de pessoas em empresas, tendo em vista que a Psicologia é a ciência do comportamento, cognição, emoção e motivação do homem. Sobre esta ótica, os testes psicométricos medem as aptidões individuais. Os resultados obtidos pelo candidato são comparados com escores ponderados e validados anteriormente. Segundo Limongi-França e Arellano (2002), a teoria de Thurnstone visa medir a inteligência por meio de uma série de testes que visam avaliar aptidões individuais. Das alternativas a seguir, assinale a que não faz parte das aptidões:
Escolha uma:
a. Aptidão numérica: capacidade de lidar com números, cálculos e fórmulas matemáticas.
b. Aptidão verbal: incapacidade de redação e escrita do candidato. Não são consideradas a precisão das palavras e a expressão das ideias por meio da escrita.
c. Memória associativa: facilidade de memorizar eventos, pessoas, locais ou situações.
d. Fluência verbal: facilidade de expressar as ideias por meio da oratória e pela construção de argumentações.
e. Aptidão espacial: capacidade de lidar com o espaço. Pessoas com essa aptidão têm facilidade em entender e se expressar por meio da geometria, pintura, escultura e arquitetura.
Feedback
A resposta correta é: Aptidão verbal: incapacidade de redação e escrita do candidato. Não são consideradas a precisão das palavras e a expressão das ideias por meio da escrita..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Diversos aspectos da vida social do candidato são de fundamental importância para o processo de seleção. Porém, para serem abordados durante uma entrevista, é necessário especial cuidado por parte do entrevistador, por constituírem um tema delicado. O entrevistador buscará saber sobre o ajustamento social do candidato, hobbies, estabilidade econômica, associação a grupos políticos, religiosos e esportivos. É muito comum que, quando não devidamente analisadas, as respostas obtidas com essas perguntas levem o recrutador a uma postura preconceituosa, de impressões erradas sobre a pessoa que se entrevista. Sobre os aspectos sociais, assinale a alternativa que melhor representa o comportamento do entrevistador:
Escolha uma:
a. O entrevistador verifica, simplesmente, os aspectos que não representam interferências no trabalho, em que se façam discriminações.
b. O entrevistador deve procurar suas próprias convicções políticas, religiosas e esportivas para entrevistar e pré-julgar o candidato.
c. O entrevistador verifica os aspectos que podem representar interferências no trabalho, sempre com viés de suas próprias convicções.
d. O entrevistador deve procurar se isentar de suas próprias convicções políticas, religiosas e esportivas para evitar entrar em discussão ou pré-julgar o candidato.
e. O entrevistador verifica, simplesmente, suas próprias convicções políticas, religiosas e esportivas para entrar em discussão ou pré-julgar o candidato.
Feedback
A resposta correta é: O entrevistador deve procurar se isentar de suas próprias convicções políticas, religiosas e esportivas para evitar entrar em discussão ou pré-julgar o candidato..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Tão logo o candidato se retire da sala de entrevistas, o responsável por sua avaliação deve rever todos os detalhes da entrevista, ainda vívidos na memória. É importante consultar ou registrar esses detalhes, para que futuramente auxiliem no processo de decisão. A avaliação deve ser focada nos aspectos pessoais, tais como a postura adotada pelo candidato durante a entrevista, sua adaptabilidade, a maturidade para o cargo, iniciativa, criatividade, liderança e outros. Por mais que o entrevistador estabeleça formas de comparar as respostas de cada um dos entrevistados para uma mesma vaga, é inegável que a entrevista apresenta certo aspecto subjetivo. O entrevistador é influenciado pela postura do candidato e pode formar uma impressão que não corresponde à realidade. O entrevistador pode alimentar algumas crenças e preconceitos que podem distorcer a avaliação que faz de um candidato. Fatos isolados como problemas com um chefe em particular, um episódio de discussão ou de desacordo com a equipe da qual o candidato fazia parte não indicam que ele seja problemático. Além dos erros descritos, assinale a alternativa em que se identifica um erro do entrevistador.
Escolha uma:
a. O entrevistador consegue identificar o tipo de informação de que precisava na entrevista para um determinado cargo.
b. O entrevistador faz uma autoavaliação, como por exemplo, se sente confiante quanto ao candidato que acaba de entrevistar.
c. O entrevistador procura se projetar
na pessoa do entrevistado, tentando identificar na outra pessoa aquelas qualidades que ele próprio, o entrevistador, julga possuir.
d. O entrevistador identifica os aspectos da entrevista foram menos satisfatórios.
e. O entrevistador vê formas de melhorar a entrevista para a próxima vez.
Feedback
A resposta correta é: O entrevistador procura se projetar na pessoa do entrevistado, tentando identificar na outra pessoa aquelas qualidades que ele próprio, o entrevistador, julga possuir..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Na moderna concepção de gestão, as pessoas constituem um dos elementos mais importantes de uma organização. Ao longo do tempo, elas passaram a ser consideradas como capital humano responsáveis por introduzir o conhecimento dentro de uma organização, contribuindo para construir seu diferencial competitivo. As pessoas deixaram de ser vistas apenas como força geradora de lucro (mão de obra) e passaram a serem vistas como seres humanos responsáveis e comprometidos com a organização. Para que isso aconteça, as pessoas devem ser devidamente incorporadas à empresa. Segundo Chiavenato, processo responsável pela incorporação de pessoas trata tanto do aspecto da socialização do funcionário quanto em relação ao desempenho de sua função. Nesse processo, os profissionais da área de RH são os responsáveis pelo desenho dos cargos, definição dos perfis e competências adequadas a cada função. Neste sentido, a cultura organizacional se refere à maneira costumeira de pensar e fazer as coisas que são compartilhadas por todos os membros da organização que devem ser também aprendidas pelos novos membros para que sejam aceitos no âmbito da organização. Sobre a cultura organizacional relacionada ao RH, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A socialização de novos membros é a atividade de boas vindas ao novo funcionário, geralmente praticada no final do expediente por meio de “happy hour”.
b. A avaliação de desempenho é necessária para que a área de qualidade da empresa recolha dados do mercado sobre o desempenho de seus produtos.
c. Os incidentes críticos estão relacionados às crises, expansões, fracassos ou sucessos também formam a cultura de uma empresa.
d. As políticas de recursos humanos tratam dos processos produtivos de uma organização e também podem ser compreendidos por meio de suas políticas tácitas e formais de produção.
e. O processo de comunicação é responsável pela divulgação da marca da empresa no mercado, uma vez que os funcionários foram integrados, todos sabem o que fazer.
Feedback
A resposta correta é: Os incidentes críticos estão relacionados às crises, expansões, fracassos ou sucessos também formam a cultura de uma empresa..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Acredita-se que a aprendizagem se dá no nível emocional. Desta forma, à partir das emoções e sentimentos vivenciados, as pessoas podem mudar suas atitudes e, consequentemente, seus padrões de comportamento. Aprendizagem significa mudança de comportamento. O processo de aprendizagem inclui, portanto, o envolvimento emocional, a assimilação de informações por via intelectual e emocional, o que, por sua vez, modifica as percepções, os sentimentos e, é claro, a predisposição para atuar no mundo. Amplamente utilizadas pelos selecionadores, as técnicas vivenciais procuram avaliar como o candidato reage a situações que podem ser encontradas no cotidiano do cargo pretendido. Também possibilitam ao recrutador identificar a maneira como cada candidato se relaciona com as demais pessoas. Em geral, envolvem uma simulação de situações corriqueiras de trabalho próprias da vaga disponível, o que pode fazer com que os candidatos mais tímidos não se sintam à vontade. Por isso, essas vivências devem ser aplicadas apenas para seleções que visem recrutar profissionais com competências sociais e relacionais. Existem três tipos de técnicas vivenciais. Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Provas situacionais são testes nos quais se pede para o candidato realizar uma determinada tarefa que faz parte das funções de responsabilidade do cargo disputado.
II - Em dinâmica de grupo tem por objetivo promover o desempenho individual de cada participante, pois os selecionadores poderão observar aspectos como habilidades manuais.
III - Psicodrama é um tipo de vivência no qual o candidato expressa seus sentimentos, valores e emoções por meio da construção de um papel social como em uma peça teatral.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As afirmativas I e II estão corretas.
b. As afirmativas I, e III estão corretas.
c. Todas as afirmativas estão incorretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. As afirmativas II e III estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I, e III estão corretas..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
É comum escutarmos as pessoas falarem asserções do tipo: “o desemprego no Brasil é muito alto”, “as pessoas não encontram oportunidades de trabalho”, “as empresas aproveitam a abundância de candidatos para exigir cada vez mais e pagar cada vez menos”, entre outras. Diante disso, temos a impressão de que o trabalho de recrutador é o mais fácil do mundo. Basta abrir a boca e anunciar uma vaga que se terá uma grande fila de candidatos disponíveis à sua porta, todos ávidos para aceitar qualquer oferta de trabalho. A verdade, porém, é bem diferente. Cada cargo ou função apresenta interações entre Mercado de Trabalho e Mercado de Recursos Humanos completamente diferentes. Segundo grandes revistas e jornais, há alguma dificuldade das empresas em encontrarem candidatos que possam preencher as vagas que exigem conhecimentos técnicos específicos. Esse tem sido apontado como um dos principais entraves ao desenvolvimento do país: a falta de profissionais especializados, preparados para ajudar as empresas a concorrer globalmente. Desta forma, considerando o mercado à procura e à oferta, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Em um mercado de trabalho à procura, os candidatos não estão preocupados, pois existem muitas oportunidades de emprego. Já um mercado de trabalho em oferta, existem muitos candidatos para poucas vagas de trabalho.
b. Em um mercado de trabalho à procura, os candidatos preferem ficar em casa. Já um mercado de trabalho em oferta, os candidatos preferem os trabalhos com menor remuneração.
c. Em um mercado de trabalho à procura, existem mais candidatos com as competências adequadas do que oportunidades de emprego. Em um mercado de trabalho em oferta, há poucos candidatos em relação às oportunidades de emprego.
d. Em um mercado de trabalho à procura, os trabalhadores escolhem os trabalhos com menor remuneração. Já um mercado de trabalho em oferta, o trabalhador prefere ficar em casa.
e. Em um mercado de trabalho à procura, o desemprego é baixo e as empresas oferecem muitas vagas. Em um mercado de trabalho em oferta, há muitas promoções de produtos no mercado.
Feedback
A resposta correta é: Em um mercado de trabalho à procura, existem mais candidatos com as competências adequadas do que oportunidades de emprego. Em um mercado de trabalho em oferta, há poucos candidatos em relação às oportunidades de emprego..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O processo de seleção ou de contratação é basicamente uma série de estudos de pessoal. Estamos tentando descobrir qualificações e características do candidato ao cargo. Cada passo na sequência deve contribuir com nova informação. Os objetivos de informação devem ser atribuídos ao passo mais indicado para extrair o tipo de dados que se procura obter. Uma entrevista preliminar pouco pode fazer, porém faz uma seleção mais ou menos “a machado”, eliminando os que obviamente não servem. O formulário de emprego pode conseguir mais informação factual. Uma referência dada, depois de verificada, pode proporcionar a experiência obtida por antigos empregadores, informações sobre certas qualidades que desafiam mensuração
precisa por quaisquer outros meios. Os testes psicológicos podem medir qualidades como Inteligência e aptidão. À entrevista consigna-se uma quantidade de objetivos difíceis. Se o empregado não pode obter a informação que deseja por outros modos, usualmente ele tentará captá-la através da entrevista (http://www.rhportal.com.br/, 2016).
Neste sentido, de acordo com a filosofia, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Decidir se buscará alguém com as competências específicas para a vaga disponível (orientação do recrutamento para a função) ou alguém que poderá assumir novas posições no futuro, depois de passar por treinamentos (orientação do recrutamento para planos de carreira).
b. Definir se a escolha dos candidatos se baseará na resolução das necessidades de curto ou de longo prazo da empresa.
c. Definir se a escolha dos candidatos para o preenchimento das vagas será feita por meio do recrutamento interno ou externo.
d. Definir a escolha dos candidatos somente para atender as necessidades de curto prazo.
e. Considerar as peculiaridades da empresa, do cargo e do momento do Mercado de Trabalho.
Feedback
A resposta correta é: Definir a escolha dos candidatos somente para atender as necessidades de curto prazo..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Os candidatos que participarão de um processo seletivo podem ser oriundos de duas fontes: dentro da empresa, o que chamamos de recrutamento interno; ou fora da empresa, o recrutamento externo. Ambos apresentam vantagens e desvantagens que discutiremos a seguir. No processo de recrutamento interno, as vagas são preenchidas por meio da seleção de funcionários que já atuam na empresa. Ou seja, os candidatos aprovados correspondem a funcionários atuantes que serão transferidos ou promovidos para outras da mesma empresa. Neste sentido, são desvantagens do recrutamento interno:
I - Possibilidade de bloquear a entrada de novas ideias.
II - Possibilidade de bloquear novas experiências.
III - Resistência a mudanças comprometendo as expectativas na organização.
IV - Excesso de conservadorismo mantendo a rotina e a cultura organizacional existente.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
b. As afirmativas II, III e V estão corretas.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. As afirmativas I, e IV estão corretas.
e. Somente a afirmativa I está correta.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Os candidatos que participarão de um processo seletivo podem ser oriundos de duas fontes: dentro da empresa, o que chamamos de recrutamento interno; ou fora da empresa, o recrutamento externo. Ambos apresentam vantagens e desvantagens que discutiremos a seguir. No processo de recrutamento interno, as vagas são preenchidas por meio da seleção de funcionários que já atuam na empresa. Ou seja, os candidatos aprovados correspondem a funcionários atuantes que serão transferidos ou promovidos para outras da mesma empresa. Neste sentido, são desvantagens do recrutamento externo:
I - Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização.
II - Aumenta a fidelidade dos funcionários interno ao oferecer oportunidades a estranhos.
III - O processo de recrutamento externo é mais rápido do que o processo interno.
IV - Os esquemas de socialização organizacional para os novos funcionários são mais custosos, demorados e inseguros que o recrutamento interno.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As afirmativas II, III e V estão corretas.
b. As afirmativas I, e IV estão corretas.
c. Somente a afirmativa I está correta.
d. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I, e IV estão corretas..
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais