Buscar

ANÁLISE ORGANIZACIONAL REDES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANÁLISE ORGANIZACIONAL= ESTRUTURA EM REDE- aula 4
A estrutura em rede, ou organização em rede (network) é um tipo de macroestrutura organizacional que funciona segundo uma lógica de organograma circular ou em forma de estrela, no centro da qual está a organização principal. Em torno dessa organização principal estão diversas outras entidades que prestam serviços à primeira.
EXEMPLO=Determinadas fases da produção, distribuição, sistemas de informação etc.
Geralmente, o funcionamento desse tipo de organização assente em modernos sistemas informáticos e de telecomunicações que permitem a centralização da gestão e do controle de todos os processos.
CONCEITOS=Para Chiavenato (2006, p. 227/228), a estrutura em rede pode ser utilizada para unidades organizacionais ou para equipes integradas:
REDE DE UNIDADES =A rede é composta e diversas áreas de negócios relacionados com a empresa-mãe, que funciona como o núcleo principal,  rodeado por empresas ou unidades de negócios, cada qual funcionando como um centro de lucro separado dos demais.
REDE DE EQUIPES = A rede é formada por várias equipes permanentes ou transitórias, dependendo das circunstâncias. No centro, o coordenador geral das equipes rodeado por equipes:
Interfuncionais: constituídas de especialistas que completam determinada função ou atividade, mas dependem de outras equipes nas suas específicas funções;
Multifuncionais: são compostas de vários especialistas que oferecem múltiplas competências dentro de equipes, de tal maneira que a equipe se torne uma célula completa e totalmente integrada para cumprir integralmente determinada atividade ou missão.
Características da estrutura em redes= 
Elevada flexibilidade=Maleável e adaptável a empresas que atuam em ambientes turbulentos e com tecnologia de ponta.
Mobilidade=Alta mobilidade. Pode atuar a qualquer momento, hora ou lugar.
Horizontalidade= Focaliza a dinâmica de processos e não a hierarquia.
Conectividade= Rede virtual, TI e internet.
Coordenação própria= Funciona como um subsistema perfeitamente integrado.  
Autonomia= Deve dispor de total autonomia na busca de resultados.
Autossuficiência de recursos e competências= Cada equipe é um centro de custos e um centro de resultados.
Vantagens da estrutura em redes:
1-Permite a virtualização do negócio=Cada equipe é um centro de custos e um centro de resultados.
2-Permite a proliferação de unidades de negócios= Permite a integração de um infinidade de diferentes unidades de negócio.
3- Baixíssimo custo operacional- Custos baixos de integração e operação, pois focaliza exclusivamente o trabalho a ser feito.
 ORGANIZAÇÃO VIRTUAL
Robbins (2001, p. 189/190) afirma que a essência da organização virtual (também chamada de organização em rede ou modular) está na pergunta: “Por que ser dono quando se pode alugar?”. É uma organização pequena, de núcleo, que terceiriza as funções empresariais maiores. A organização virtual é altamente centralizada, com pouca ou nenhuma departamentalização.
O autor cita como exemplo de estrutura virtual, o formato atual da indústria cinematográfica de Hollywood. Na era de ouro de Hollywood, os estúdios com MGM, Warner Brothers entre outros, possuíam enormes áreas de filmagem e empregavam milhares de especialistas em horário integral. Atualmente, a maioria dos filmes é feita por um grupo de indivíduos e pequenas companhias que se reúnem e fazem os filmes, projeto a projeto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais