Buscar

APOL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Direito Tributário
A Lei 5.172/66 - CTN define em seu artigo 3º  que  tributo  é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
 (   ) Tributo é toda prestação: o objeto da obrigação tributária principal é pagar, temos, por conseguinte, que a prestação, ou ato de prestar, significa o pagamento;
(    ) Pecuniária: sabemos que pecúnia é sinônimo de dinheiro. Podemos entender até aqui que como regra esse pagamento deve ser feito em dinheiro;
(    ) Em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir: ato compulsório é ato obrigatório. Então somos obrigados a pagar, não nos sendo facultada tal atitude, não podendo o sujeito passivo escolher pagar ou não, sendo a obrigatoriedade marca indelével do tributo;
(    ) Compulsória: novamente como regra o tributo deve ser pago em dinheiro, ou seja, em moeda corrente no país, mas o próprio CTN, possibilita ao sujeito passivo outras formas de pagamento.
Nota: 20.0
	
	A
	A sequência CORRETA é  F, F, F, F
	
	B
	A sequência CORRETA é  F, F, V, V
	
	C
	A sequência CORRETA é  V, V, F, F
Você acertou!
A questão I e II são verdadeiras. Compulsória: ato compulsório é ato obrigatório. Então somos obrigados a pagar, não nos sendo facultada tal atitude, não podendo o sujeito passivo escolher pagar ou não, sendo a obrigatoriedade marca indelével do tributo. Em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir: novamente como regra o tributo deve ser pago em dinheiro, ou seja, em moeda corrente no país, mas o próprio CTN, possibilita ao sujeito passivo outras formas de pagamento. Contempla em seu artigo 162, como formas de pagamento: o cheque, o vale postal, a estampilha, o papel selado ou o processo mecânico.
	
	D
	A sequência CORRETA é  V, V, V, F
Questão 2/5 - Direito Tributário
No campo tributário encontram-se na Constituição da República alguns princípios implícitos ou explícitos, que dão um adequado alicerce, mostrando-se como verdadeiro núcleo interpretativo para o estudo e percepção de todo o sistema tributário nacional. De acordo com a legislação tributária, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
(    ) Nem mesmo o poder no Estado é absoluto, e qualquer que seja ele.
(    ) Para a doutrina, as situações que caracterizam não observância dos limites fixados enseja a inexistência da respectiva competência.
(    ) Na esfera tributária as limitações ao poder de tributar estão contidas no conjunto de normas, quer sejam, princípios ou regras que determinam as condutas a serem adotadas
(   ) Por aqueles entes políticos dotados de competência tributária plena. O entendimento do princípio da legalidade tributária vai mais além do que a possibilidade de que nenhum tributo pode ser instituído ou majorado sem que seja através de lei.
 
Nota: 20.0
	
	A
	A sequência CORRETA é  F- F – F-  F
	
	B
	A sequência CORRETA é  F- F-  V-  V
	
	C
	A sequência CORRETA é  V- F-  F-  V
	
	D
	A sequência CORRETA é  V- V- V - V
Você acertou!
Todas as alternartivas estão corretas.
Questão 3/5 - Direito Tributário
Nem mesmo o poder no Estado é absoluto, e qualquer que seja ele. As hipóteses de exercício desse poder estão todas na Constituição da República, tais como, quando e como o Poder Público pode tributar. O legislador da Carta Magna/88 quando entendeu que ali deveria inserir parâmetros que limitassem o poder de tributação do Estado, o fez,  porque?
Nota: 20.0
	
	A
	Para dar à sociedade de maneira geral uma segurança jurídica, buscando certa estabilidade nas relações Estado x Contribuinte.
Você acertou!
O legislador da Carta Magna/88 quando entendeu que ali deveria inserir parâmetros que limitassem o poder de tributação do Estado, o fez, principalmente para dar à sociedade de maneira geral uma segurança jurídica, buscando certa estabilidade nas relações Estado x Contribuinte.
	
	B
	Para dar ao Estado Poder superior ao Poder juridico.
	
	C
	Para dar ao Estado uma segurança juridica.
	
	D
	Para que os contribuintes não obedecessem as normas tributárias.
Questão 4/5 - Direito Tributário
Além de necessária e obrigatoriamente estar o tributo previsto legalmente, dita previsão legal, por mais que seja geral e abstrata, deve ser bem específica e detalhada, contendo todos os elementos do determinado tributo. Das alternativas abaixo qual se refere a  Legalidade Formal?
 
Nota: 20.0
	
	A
	Tem-se que a norma tributária deve ser colocada no mundo jurídico obedecendo à tramitação legal a ser adotada para a sua criação.
Você acertou!
 No que concerne à legalidade formal, tem-se que a norma tributária deve ser colocada no mundo jurídico obedecendo à tramitação legal a ser adotada para a sua criação.
	
	B
	Obriga que a lei instituidora apresente em seu bojo todos os elementos descritivos do fato jurídico e possível conteúdo obrigacional entre as partes.
	
	C
	Alterar as alíquotas dos impostos sobre a importação de produtos estrangeiros; sobre a exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados.
	
	D
	Restabelecer a alíquota sobre a contribuição de intervenção no domínio econômico, relativa às atividades de importação ou comercialização de petróleo e de seus derivados, gás natural e seu derivados e álcool combustível.
Questão 5/5 - Contabilidade e Planejamento Tributário
Princípios fundamentais de contabilidade são as regras adotadas pelos profissionais de contabilidade, dentro de um consenso geral, e que devem ser observadas na elaboração das demonstrações contábeis.
Um dos princípios que devem ser observados no Brasil diz que as empresas são criadas para operarem indefinidamente. Essa premissa deve ser observada quando do registro e da avaliação das mutações patrimoniais, alterando-se esse princípio apenas se surgirem fortes evidências de descontinuidade. Assinale a alternativa que descreve o princípio descrito acima.
 I) Princípio da entidade
II) Princípio da continuidade
III) Princípio da prudência ou do conservadorismo
IV) Princípio da competência
 
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a proposição IV está correta.
	
	B
	Apenas a proposição III está correta.
	
	C
	As proposições II e III estão corretas.
	
	D
	Apenas a proposição II está correta.
Você acertou!
Gabarito: Princípio da continuidade: as empresas são criadas para operarem indefinidamente. Essa premissa deve ser observada quando do registro e da avaliação das mutações patrimoniais, alterando-se esse princípio apenas se surgirem fortes evidências de descontinuidade. (Pág. 24)
	
	E
	Apenas a proposição I está correta.

Outros materiais