Buscar

Exercícios Genética Aplicada as ciencias agrárias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Genética Aplicada às Ciências Agrárias - Semi-presencial de G2
1) A genealogia abaixo apresenta a ocorrência de uma pigmentação da flor de uma espécie forrageira. Com base nos critérios apresentados em aula responda as questões a seguir.
1 A) Qual o tipo de herança em questão? Justifique.
1 B) No caso da fêmea da geração II ser acasalada como um macho afetado, quais seriam as proporções fenotípicas e genotípicas esperadas?
1 C) Um geneticista afirmou que nesta característica, muitas vezes alguns indivíduos que possuem o genótipo não o expressam no fenótipo, o que pode estar acontecendo? Justifique?
1 D) Poderia ser um caso de impressão genômica? Justifique.
1 E) Sendo esta uma característica que afeta apenas um par de genes, o exame do cariótipo seria indicado para determinar os indivíduos afetados?
2) Uma espécie de plantas possui três cores, branca (BB), rosa (VB) e vermelha (VV). Considerando que o acasalamento de plantas de flores vermelhas com plantas de flores brancas gera somente flores rosas, responda as seguintes questões.
2 A) Quanto(s) par(es) de genes está(ao) envolvido(s) nesta característica?
2 B) Que tipo de ação gênica estaria envolvido nesta característica?
2 C) Qual seria o resultado de um acasalamento entre indivíduos VB x VB? 
3) Considerando que o caráter mocho é determinado por um gene dominante em bovinos (M), aspado é decorrente de um gene recessivo (m), assim como o gene da pelagem preta é dominante (B) sobre o gene da pelagem vermelha (b). Determine as proporções genotípicas e fenotípicas esperadas no acasalamento entre pais 
a) BbMm x BBmm.
b) bbMm X BbMM
4) A genealogia abaixo apresenta a ocorrência de uma doença genética que afeta os suínos. Com base nos critérios apresentados em aula responda as questões a seguir.
4A) Qual o tipo de herança em questão? Justifique.
4B) No caso da fêmea afetada da geração II ser acasalada como um macho normal, quais seriam as proporções fenotípicas e genotípicas esperadas?
5) Uma espécie de plantas possui três cores, sendo branca (BB), com partes brancas e partes vermelhas (VB) e vermelha (VV). Considerando que o acasalamento de plantas de flor vermelha com plantas de flor brancas gera somente flores com partes brancas e partes vermelhas, responda as seguintes questões.
5A) Que tipo de ação gênica estaria envolvido nesta característica?
5B) Qual seria o resultado de um acasalamento entre indivíduos VB x VB? 
6) Em ervilhas, as características relacionadas com as sementes se expressam da seguinte forma:
Genótipos - Fenótipos 
 RR e Rr semente lisa
 rr semente rugosa 
Genótipos - Fenótipos 
 VV e Vv semente amarela
 vv semente verde
Resolva os seguintes exercícios encontrando as proporções genotípicas e fenotípicas:
VVRR x vvrr
VVrr x VvRr
VvRr x VvRr
VVRR x vvRr
Vvrr X vvrr
 
6) Em pimentões, a características cor da casca se expressa da seguinte forma:
Adaptado de PIERCE, B. A. Genética: um enfoque conceitual. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
Genótipos RRCC, RrCC, RRCc, RrCc possuem fenótipo vermelho 
Genótipos RRcc e Rrcc possuem fenótipo marrom
Genótipos rrCC e rrCc possuem fenótipo amarelo
Genótipos rrcc possuem fenótipo verde
Encontre as proporções genotípicas e fenotípicas para: 
6A) CCRr x CcRr 
6B) CcRr x CcRr 
6C) ccRR x CCrr 
6D) ccRr x CcRr 
7) Um criador de bovinos lhe faz diversos questionamentos a respeito de possíveis problemas no seu rebanho. Responda as perguntas a seguir:
7.1) Alguns reprodutores apresentam problemas reprodutivos caracterizados pela diminuição de gametas viáveis, sugerindo a ocorrência de um determinado problema cromossômico. Qual exame você solicitaria, e que suspeita você teria no caso de alteração estrutural? 
7.2) No caso de procurar animais com maior resistência a doenças, quais poderiam ser os genes candidatos? Que exame você indicaria para encontrar tais genes? 
7.3) A utilização de antimicrobianos de forma indiscriminada no tratamento de doenças dos animais, poderia elevar a resistência das bactérias aos antimicrobianos. Cite duas possíveis causas de aumento da variabilidade nas bactérias. 
7.4) Desenhe a genealogia que descreva o seguinte caso: um macho afetado está acasalado com uma fêmea não afetada produzindo a geração dois, que possui duas fêmeas não afetadas e dois machos não afetados. A geração três é produzida pelo acasalamento de uma das fêmeas da geração dois com um macho não afetado, gerando uma fêmea afetada. Que tipo de herança está ocorrendo nesse caso? Quais seriam os genótipos de cada um dos indivíduos da genealogia? 
7.5) O proprietário no presente caso, ouviu na imprensa que há a possibilidade de produzir pastagens resistentes a determinadas pragas, pelo fato de elas terem sido submetidas a uma técnica que introduziu genes nas plantas e esses genes se tornaram ativos, qual seria o nome da técnica? Quais são as diferenças desta técnica para a seleção por meio da estimativa de valor genético a partir dos desempenhos dos indivíduos ao longo do tempo?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais