Buscar

ativ 1 microeconomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alice Rodrigues de barros
Rgm: 02311748
Pólo:Bataguassu, MS
QUESTÃO 01: Analise a curva de possibilidades de produção abaixo. Veja que, de acordo com esta curva, o país hipotético produz apenas dois bens: alimentos (cuja quantidade produzida está representada no eixo vertical) e máquinas (cuja quantidade produzida está representada no eixo horizontal). Com base nestas informações, RESPONDA: 
Qual é a quantidade que o país em questão produzirá se operar no ponto E?
Produzira 70 toneladas de alimentos e nada de maquinas.
Qual é a quantidade que o país em questão produzirá se operar no ponto C?
48 toneladas de alimentos e 15 mil unidades de maquinas.
Qual é a quantidade que o país em questão produzirá se operar no ponto B?
30 toneladas de alimentos e 20 mil unidades de maquinas.
Qual é o custo de oportunidade de o país deixar de produzir no ponto C e passar a produzir no ponto B?
O pais terá que produzir 5 mil unidades a mais de maquinas e terá que reduzir a produção de alimentos em 18 toneladas . portanto o custo de oportunidade será de 18 toneladas de alimento.
Qual é o custo de oportunidade de o país deixar de produzir no ponto F e passar a produzir no ponto B?
Não haverá custo de oportunidade pois o pais esta abaixo da curva de possibilidade de produção, então si o pais mudar para o ponto B não haverá sacrifício de produção pois o pais ainda possui recursos produtivos para produzir no ponto B.
QUESTÃO 02: EM QUE CONSISTE A EXPRESSÃO CETERIS PARIBUS? POR QUE RAZÃO OS ECONOMISTAS RECORREM A ESTA EXPRESSÃO, QUANDO, POR EXEMPLO, ESTABELECEM RELAÇÕES ENTRE DUAS OU MAIS VARIÁVEIS? 
A expressão significa que “ todas as demais coisas permanecem iguais”. O termo indica todas as demais variáveis que possam influenciar o problema em estudo serão mantidas constante. É uma restrição introduzida em um argumento ou afirmação para permitir que uma variável ou mais variável possam mudar mantendo as demais variáveis constantes, tais como, se reduzirmos os nossos preços por cento x ceteris paribus , a nossa receita de venda ira subir por y por cento.
Um exemplo de ceteris paribus na economia é sobre a lei da oferta e da demanda.É fundamental em economia porque no mundo real geralmente é difícil isolar todas as diferentes variáveis.
QUESTÃO 03: TOMEMOS COMO EXEMPLO DOIS BENS COMPLEMENTARES: AUTOMÓVEIS E COMBUSTÍVEIS. RESPONDA:
O que pode ocorrer com a quantidade demanda de novos automóveis (usados e zero km) se o preço dos COMBUSTÍVEIS aumentar, tudo mais mantido constante?
Os preços dos automóveis ira si manter inalterados e haverá uma redução na demanda de automóveis. E provocara uma queda na demanda de combustível também.
É possível afirmar que a elasticidade cruzada da demanda de bens complementares é negativa? Explique.
Sim é negativa, Pois a quantidade demandada dos automóveis reduziu quando o preço dos combustíveis aumentou. 
QUESTÃO 04: A CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA QUE SE REALIZE O FLUXO DE PRODUÇÃO É A EXISTÊNCIA DE UM CONJUNTO DE CINCO RECURSOS, QUAIS SÃO ELES? 
Os recursos são: recursos naturais, recursos humanos, bens de capital,tecnologia e capacidade empresarial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais