Buscar

Intervalos para Descanso na Jornada de Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Profa. Josemara Ponte
Email: josemara_saraiva@yahoo.com.br 
1
INTERVALOS PARA DESCANSO
			São períodos para descanso na jornada de trabalho, ou entre uma e outra, em que o empregado não presta serviços, seja para se alimentar ou para descansar.
			Da definição,nota-se que será tratado apenas dos intervalos que dizem respeito à jornada de trabalho. Não vai ser abordado outros períodos de descanso, como o repouso semanal remunerado e as férias, que serão estudados em aulas separadas.
		
2
			
			Dessa forma, irei analisar apenas os intervalos intrajornada ou interjornadas.
			A natureza jurídica do intervalo para refeição compreende a obrigação do empregado de não trabalhar para repousar ou se alimentar, assim como o empregador deve se abster de exigir trabalho do empregado nesse período. Diz respeito a norma de ordem pública absoluta e o interesse do Estado em preservar a saúde e a higidez física do trabalhador. Não pode ser modificado pela vontade das partes ou por norma coletiva.
	 
		
 
			O objetivo do intervalo é evitar a fadiga física e mental, reduzindo a possibilidade de acidentes do trabalho. O trabalhador se alimenta e descansa para poder repor suas energias e voltar a trabalhar novamente.
INTERVALO INTRAJORNADA
			Os intervalos intrajornadas são os que são feitos dentro da própria jornada de trabalho.
			O art.71 e seu § 1º da CLT, revelam um dos exemplos de intervalo intrajornada: “em qualquer trabalho contínuo cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder 2 horas. § 1º Não excedendo de 6 horas o trabalho será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 minutos quando a duração ultrapassar 04 horas”.
	
 		
5
 		
			Pelo que se observa, se o empregado trabalhar menos de quatro horas diárias, não será obrigatória a concessão de nenhum intervalo. Prestando serviços o obreiro acima de quatro até seis horas, será obrigatório um intervalo de quinze minutos. Se a duração do trabalho for de mais de seis horas, será concedido um intervalo de, no mínimo, uma hora até duas horas. Se a jornada for de 04 horas, não há intervalo.
 SERVIÇOS DE MECANOGRAFIA
			Nos serviços permanentes de mecanografia, a cada período de 90 minutos de trabalho consecutivo haverá um intervalo de 10 minutos, que não era deduzido da duração normal de trabalho (art.72 da CLT).
			A pausa será de 10 minutos a cada 90 minutos de trabalho consecutivo, ou seja, não se admitindo interrupções. O intervalo mencionado será considerado como tempo à disposição do empregador, não sendo deduzido da jornada de trabalho, como ocorre, por exemplo, com o intervalo de uma hora para refeição.
			No caso em tela, mesmo o empregado não trabalhando os 10 minutos, terá o empregador de considerá-los como de serviço efetivo e haverá, por consequência, a remuneração do referido período,pois estará incluído na jornada normal de trabalho.
			Se o empregador não cumprir os intervalos especificados, o empregado poderá exigi-los como horas extras.
 			
 
SERVIÇOS EM FRIGORÍFICOS
			
			Nos serviços em frigoríficos, como aqueles em que os empregados trabalham em câmaras frias, havendo movimentação de mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio, e vice-versa, após um hora e 40 minutos de trabalho contínuo, será assegurado um intervalo de 20 minutos de repouso, computada essa pausa como de trabalho efetivo (art.253 da CLT).
			Considera-se como ambiente de trabalho artificialmente frio, para o caso em comentário, o que for inferior, na primeira, segunda e terceira zonas climáticas do mapa oficial do Ministério do Trabalho, 15 graus; na quarta zona, a 12 graus; e na quinta, sexta e sétima, tem direito ao intervalo intrajornada previsto no caput do art.253 da CLT.
			
			O intervalo de 20 minutos a cada uma hora e quarenta minutos de trabalho não será descontado da jornada de trabalho, sendo considerado como tempo de serviço à disposição do empregador e remunerado normalmente. Caso o empregador não cumpra o citado intervalo, poderá o empregado reivindicá-lo como hora extra.
	
MINEIROS
			Os mineiros devem ter um intervalo de 15 minutos para repouso após cada período de três horas consecutivas de trabalho (art.298 da CLT). 
 
			 Esse intervalo também será computado na duração normal, sendo considerado como tempo de serviço à disposição do empregador.
			
 
 			
MULHER EM FASE DE AMAMENTAÇÃO
			
			A mulher que estiver em fase de amamentação de seu filho, até que este complete seis meses de idade, tem direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais, de meia hora cada um (art.396 da CLT). Entretanto, a lei não dispõe que esses intervalos não serão deduzidos da jornada de trabalho ou serão computados como tempo de serviço à disposição do empregador, ao contrário dos arts.72, 253 e 298 da CLT. Se a lei não distingue, não cabe ao intérprete fazê-lo. Assim, deve-se entender que esses intervalos serão deduzidos da jornada de trabalho e não serão remunerados.
 
		
			
 
MOTORISTAS
 		Nas viagens de longa distância, assim consideradas aquelas em que o motorista profissional permanece fora da base da empresa,matriz ou filial e de sua residência por mais de 24 horas, serão observados (art.235-D da CLT):
I – intervalo mínimo de 30 minutos para descanso a cada 4 horas de tempo ininterrupto de direção, podendo ser fracionados o tempo de direção e o de intervalo de descanso, desde que não completadas as 4 horas ininterruptas de direção;
II – Intervalo mínimo de uma hora para refeição,podendo coincidir ou não com o intervalo de descanso do inciso I;
 III – repouso diário do motorista obrigatoriamente com veículo estacionado, podendo ser feito em cabine leito do veículo ou em alojamento do empregador, do contratante do transporte, do embarcador ou do destinatário ou em hotel, ressalvada a hipótese da direção em dupla de motoristas. 
			Há necessidade de que o empregado tenha intervalo de 30 minutos a cada 4 horas de tempo ininterrupto de direção. O referido intervalo é dentro da própria jornada. É considerado tempo à disposição do empregador. Logo, deve ser remunerado. O objetivo é evitar fadiga do motorista, que pode ocasionar acidentes de trânsito e de trabalho. A fração poderá ser de 15 minutos a cada duas horas de direção.
			O intervalo de uma hora para refeição pode coincidir com os intervalos de 30 minutos a cada 4 horas d tempo ininterrupto de direção. Trabalhando o motorista 8 horas por dia,terá direito a dois intervalos de 30 minutos, dentro da jornada de trabalho. 
			Nos casos em que o empregador adotar revezamento de motoristas trabalhando em dupla no mesmo veículo, o tempo que exceder a jornada normal de trabalho em que o motorista estiver em repouso no veículo em movimento será considerado tempo de reserva e será remunerado na razão de 30% da hora normal.
			
 INTERVALO INTERJORNADA
			O intervalo interjornada diz respeito ao espaço de tempo que deve haver entre uma jornada de trabalho e outra, ou seja, o intervalo entre jornadas.
			Esclarece o art.66 da CLT que entre duas jornadas de trabalho deve haver um intervalo mínimo de 11 horas consecutivas para descanso. Esse período, portanto, é para descanso.
 			Entre duas jornadas de trabalho, deve haver um descanso de 11 horas consecutivas. O período inicia-se quando o empregado cessa o trabalho. Deve-se computar também o repouso semanal remunerado de 24 horas. Assim, se o empregador terminar o serviço no sábado, somente depois de 35 horas poderá retornar ao trabalho na segunda-feira, isto é, 11 horas mais de 24 do repouso semanal remunerado. Se o empregado saiu da empresa no sábado às 12 horas, só poderá voltar trabalhar no domingo após às 23 horas.
 
			Estando o empregado a prestar horas extras,
o intervalo de 11 horas somente é contado após o término da prestação da hora extra e não da jornada normal de trabalho.
			As 11 horas devem ser consecutivas,não podendo ser interrompidas. Se houver interrupção do intervalo,deve-se considerar novo período de 11 horas a contar do término do trabalho.
			Para intervalos intrajornadas, há previsão do art.71 da CLT, que prevê a concessão de intervalos para repouso e alimentação dentro da jornada de trabalho do empregado e não após a jornada.
			
			A natureza da regra do art.66 da CLT é de intervalo,de período de descanso e não de hora extra.
			A inobservância do art.66 da CLT importa apenas infração administrativa,sendo devida a multa do art.75 da CLT, e não pagamento de hora extra. 
 Questões
O que são intervalos para descanso?
Quais são os intervalos intrajornada? Eles são remunerados?
O que é intervalo interjornada? O que ocorre se o trabalhador prestar serviços nesse horário?
Contatos
Josemara_saraiva@yahoo.com.br
99782120
91159219
21

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais