Buscar

relatorio 01-empuxo,comprovação experimental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DAYANNE RAFAELLA
FISICA ESPERIMENTAL II
PROF:SAMIRA
 O EMPUXO,COMPROVAÇÃO EXPERIMENTAL 
OBJETIVOS 
Identificar o empuxo como aparente diminuição da força peso de um corpo submerso num líquido; E Reconhecer a 
Afirmação de que “Todo c orpo mergulhado em um fluido fica submetido à ação de uma força vertical, orientada de baixo para cima” , denominada empuxo .
MATERIAIS NECESSÁRIOS 
01-CILINDRO DE ARQUIMEDES;
01 –DINAMOMETRO TUBULAR DE 2N; 
01-SUPORTE COM HASTE,TRIPÉ E SAPATAS NIVELADORAS;
01-SERINGA DE 20 ML;
01-COPO COM 250 ML DE AGUA .
METODOLOGIA 
Iniciamos a execução do experimento primeiro com a montagem do conjunto conforme a imagem ( figura 1) Demonstrada. Após a montagem com os seus respectivos materiais citados acima, Verificamos o zero no dinamômetro ,e com isso, adquirimos o conjunto preciso . Retiramos lentamente o êmbolo de dentro do cilindro de Arquimedes e verificamos o ocorrido seguindo o princípio da impermeabilidade da matéria., pesamos o valor encontrado do “peso do corpo fora do liquido” E obtemos o( peso real . ) R: P. r. = 0,87 N.
Prontamente, depois de observamos e registrarmos o peso REAL . Mergulhamos o Êmbolo na agua e obtivemos o “ peso do corpo dentro do liquido” (obtendo com isso o valor aparente)
. R: P. ap.= 0,46 N .
Desse modo, constatamos uma aparente diminuição, diminuição essa que é provocada por causa da força vertical de baixo para cima que atua sobre o corpo mais conhecida como “EMPUXO” , E representada pela letra ‘’ E’’.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O experimento realizado e com o Princípio de Arquimedes, quando um corpo está totalmente submerso em um fluído, uma força de empuxo exercida pelo líquido age sobre o sistema e essa força é direcionada para cima. Sendo assim, tem-se a impressão que o peso do conjunto submerso diminui, sendo que o corpo continua com o mesmo peso e o que diminui é o peso aparent e do conjunto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais