Buscar

topografia novo.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
ENGENHARIA CIVIL
PROFESSOR: ARNALDO PINHEIRO
ALUNA: ARLENE MARIA ALVES
RELÁTORIO DE PRÁTICA: ETAPAS DE ESTACIONAMENTO E NIVELAMENTO DO APARELHO TOPOGRÁFICO
	
	
SÃO LUÍS-MA, 2018
ARLENE MARIA ALVES
RELÁTORIO DE PRÁTICA: ETAPAS DE ESTACIONAMENTO E NIVELAMENTO DO APARELHO TOPOGRÁFICO
Relatório apresentado à Universidade Estadual do Maranhão como requisito para obtenção de parte da primeira nota na disciplina Topografia, ministrada pelo professor Arnaldo Pinheiro.
	SÃO LUÍS-MA, 2018
RESUMO
O presente relatório descreve as etapas de estacionamento e nivelamento da estação total, onde possibilitou aprendermos na prática como ajustar esse equipamento, a fim de poder ser usado de modo correto para fazer um levantamento topográfico, reforçando o aprendizado teórico. 
Palavras-chaves: nivelamento, estação total, tripé.
SUMÁRIO
	1
	INTRODUÇÃO ...................................................................
	5
	2
	OBJETIVOS .......................................................................
	6
	2.1
	Objetivo Geral ...................................................................
	6
	2.2
	Objetivos Específicos ......................................................
	6
	3
 4
 5
 6
	MATERIAIS E MÉTODOS .................................................
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS .............................
CONCLUSÃO ....................................................................
REFERÊNCIAS .................................................................
	7
8
 10
 11
1 INTRODUÇÃO
A utilização da topografia para a engenharia civil se aplica em vários contextos, além de ser uma atividade que delimita a construção que será realizada. O total conhecimento, com alta precisão, da área a ser trabalhada, é fundamental para que se possa pensar no anteprojeto ou na locação do projeto. Por isso é conhecida por ser o meio que estuda a superfície terrestre, contemplando suas características e formas.
O referente estudo nos mostra como estacionar e nivelar a estação total ou taqueômetro, que é um aparelho eletrônico topográfico utilizado na medida de ângulos e distâncias, concebido pela junção de outros dois instrumentos topográficos em um só equipamento; o teodolito e o distanciômetro. 
	
2 OBJETIVOS
2.1 Geral
Fazer o estacionamento e nivelamento da estação total no tripé para o uso do levantamento topográfico. 
2.2 Específicos
Descrever na prática como funciona as etapas de montagem do aparelho topográfico no tripé;
Realizar o nivelamento da estação total.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Com o intuito de atingir os objetivos propostos, foi necessário dispor de equipamentos como tripé, estação total, um ponto materializado no piso. Além disso, utilizamos o Laboratório de Topografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) como base para a realização do estudo experimental. 
 Figura 1: aparelho topográfico estacionado sobre o tripé.
4 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Primeiramente, para estacionar o aparelho, foi preciso erguer o tripé ainda fechado até uma altura próxima ao tórax, depois posicionar o equipamento sobre um ponto que estava materializado no terreno e, fixarmos as pernas do mesmo com o pé apoiado no pedal de fixação destas no terreno, atentando para que as mesmas estivessem no formato de um triângulo equilátero em torno do centro do tripé e, verificando se a mesa do equipamento estava plana. 
Em seguinte, abrimos a maleta da estação em um modo adequado para retirá-la, com uma mão na alça e outra na parte inferior recolhemos a estação e, colocamos sobre o tripé acompanhando a base triangular do aparelho com a do prato, após isso, parafusamos os dois aparelhos um ao outro.
Posteriormente, ligamos a estação, iniciamos o processo de nivelamento do laser observando no prumo óptico se o centro do aparelho estava coincidindo com o do ponto e, ajustando-o usando as pernas do equipamento. Além disso, fizemos o nivelamento da bolha esférica, endireitando novamente as pernas do tripé para que a bolha de ar centralizasse dentro do círculo.
Logo depois, foi feito o nivelamento da bolha tubular, colocando o nível tubular paralelo a dois parafusos calantes, e então, giramos esses parafusos em movimentos horários e anti-horários, até que a bolha estivesse centrada no meio do tubo. Seguidamente, giramos o aparelho a um ângulo de 90° da posição anterior, e agora, mexendo apenas com o terceiro calante, centramos a bolha de ar no meio do tubo. Novamente, verificamos se o centro do aparelho estava coincidindo com o do ponto, assim ajustando outra vez todos os nivelamentos que estivessem descentralizados. 
 
Figura 2: tipos de níveis.
Figura 3: calantes usados para regular os níveis.
 
5 CONCLUSÃO
Conclui-se neste experimento que o processo de montagem e nivelamento da estação total é de fundamental importância para fazer levantamento topográfico, tendo em conta que falhas no processo de nivelamento pode acarretar erros significantes em uma obra. Então, é necessário haver muita cautela no uso deste equipamento, para que não haja valores discrepantes. 
6 REFERÊNCIAS
Aplicação da topografia na engenharia civil. Disponível em: http://seer.unipampa.edu.br/index.php/siepe/article/view/7833
Etapas para instalação e centragem de uma estação total. Disponível em:
http://otopografo.blogspot.com.br/p/procedimento.html
Como funciona e pra que serve uma estação total?. Disponível em:
http://sstopografia.com.br/como-funciona-e-pra-que-serve-uma-estacao-total/
11

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais