Buscar

Responsabilidade social corporativa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Responsabilidade social corporativa: algumas reflexões importantes
Responsabilidade social interna e externa
Discutindo a ética empresarial
Prof. Ms. Rosângela Goulart
Responsabilidade social corporativa
O conceito de responsabilidade social corporativa pressupõe que a organização não seja somente um agente econômico, produtor de riqueza e gerador de lucros, mas também um agente social, com participação e influência sobre seu entorno, ou seja, é a forma ética e responsável de desenvolver ações, políticas, práticas e atitudes, tanto com a comunidade assim como com os seus funcionários.
Responsabilidade social corporativa
Responsabilidade econômica: Gerar riqueza, tendo como base valores e práticas universais.
 Responsabilidade social: Dar respostas às demandas sociais, seguindo valores e pautas de comportamento responsáveis. 
3
Responsabilidade social corporativa
Atualmente, o ramo empresarial procura nortear sua atuação voltada para investimentos em responsabilidade social, pois, além de contribuir para a solução de problemas de ordem pública, também agregam valor aos produtos e serviços que comercializam, levando à consolidação da imagem da marca no mercado como empresa cidadã.
Responsabilidade social corporativa
Ao realizar investimentos na área social e ambiental, as empresas que atuam em diferentes setores, assumem o compromisso ético com a sociedade e com isto, conseguem diferencial competitivo e contribuem para o desenvolvimento sustentável.
A garantia de um lugar no mercado altamente competitivo, e a pressão de uma sociedade consciente de seus direitos e benefícios, contribuem para que as empresas valorizem ainda mais a prática de ações que beneficiem a sociedade, e que possam fortalecer a preservação dos recursos naturais.
Responsabilidade social corporativa
Em uma economia global, cada vez mais as organizações têm a preocupação em promover e demonstrar à comunidade a responsabilidade social empresarial. Em longo prazo, a preocupação com o desenvolvimento sustentável acaba por exigir que as organizações repensem suas metas e objetivos de negócio, focando lucro sem que para isso tenham que abrir mão da cidadania corporativa.
Com o desenvolvimento econômico em plena ascensão, as empresas estão buscando vias de reconhecimento público da sua marca, como forma de garantirem seu lugar em um mercado extremamente competitivo e exigente. 
Uma empresa socialmente responsável, de acordo com Laville (2002, p. 21), apresenta as seguintes características:
Um forte envolvimento baseado em valores;
Uma vontade de progresso contínuo e uma atitude baseada na humildade;
Uma visão em longo prazo baseada na responsabilidade frente às gerações futuras;
Uma compreensão e uma aceitação da integração da empresa com o meio ambiente na qual está inserida;
O princípio da precaução como regra de decisão;
Uma prática de dialogo e de consulta a todas as partes envolvidas, incluindo temas mais delicados;
Uma vontade de informação e transparência;
Uma capacidade de se responsabilizar por seus atos e de prestar contas sobre as consequências diretas e indiretas da sua atividade.
Responsabilidade social corporativa
Tachizawa (2002) afirma que a responsabilidade social está relacionada ao conceito de governança corporativa e de gestão empresarial em situações cada vez mais complexas, nas quais questões ambientais e sociais são consideradas mais importantes para o sucesso e a sobrevivência nos negócios. Também no contexto internacional, os desafios nos campos éticos, cultural, político e comercial, fazem com que as empresas adotem ações que evite choques culturais, no âmbito interno e externo às empresas, e possibilite a aceitação e credibilidade dos novos mercados. Uma postura mais consciente e exigente dos clientes, atentos ao padrão competitivo das empresas em todo o mundo fez com que mudanças significativas ocorressem no campo empresarial.
Responsabilidade social corporativa
A responsabilidade social tem implicações diretas com relação a ética empresarial. A ética empresarial é o comportamento que uma empresa adota em suas relações diárias com a sociedade. A ética também diz respeito ao relacionamento que mantém com os clientes.
A preocupação com a ética no meio empresarial também está relacionada à elevação do nível de competitividade no mundo dos negócios. Diante disto verifica-se que a ética empresarial se tornou fundamental para que as organizações obtenham sucesso, ou seja, elas não devem ficar apenas no plano das discussões teóricas, precisam se envolver com as questões sociais e ambientais. Neste contexto, a responsabilidade social empresarial surge como uma ação que as empresas podem colocar em prática, através da qual podem vivenciar o comportamento ético no âmbito organizacional. 
Responsabilidade social corporativa
MOTIVAÇÕES INTRÍNSECAS
Fundamentam-se nos princípios éticos
A ética deve permear as ações coordenadas nas organizações
Pessoas e empresa como um todo preocupados com o bem comum
A empresa focada na geração e irradiação do bem comum
“No contexto da responsabilidade social, a ética trata essencialmente das relações entre as pessoas. Se cada um deve tratar os outros como gostaria de ser tratado, o mesmo vale para as organizações. Ética, portanto, é uma qualidade das relações humanas e indicador do estágio de desenvolvimento social.”
Responsabilidade social corporativa
Responsabilidade social interna
Responsabilidade social externa
Foco
Público interno (empregados e seus dependentes)
Comunidade
Áreas de atuação
Educação
Salários e benefícios
Assistência médica,social e odontológica
Educação
Saúde
Assistência social
Ecologia
Instrumentos
Programas de RH
Planos de previdência complementar
Doações
Programasde voluntariado
Parcerias
Programas e projetos sociais
Tipo de retorno
Retorno de produtividade
Retorno para os acionistas
Retorno social propriamente dito
Retorno publicitário
Retorno de imagem
Retorno para os acionistas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais