Buscar

APOL CIENCIAS PARA ESTUDAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza 
Considere o excerto de texto a seguir:
“As principais atividades das ciências naturais consistem em descobrir como as coisas são e em justificar a razão de serem assim. As pesquisas que utilizam suas abordagens necessitam ser fiéis aos fatos observados além de ter certa habilidade para predizer futuras observações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PROENÇA, A. et al. (Org.). Gestão da inovação e competitividade no Brasil: Da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Conforme estudado nesta disciplina, as ciências naturais devem capacitar o aluno para que este venha a utilizar os conceitos científicos em sua vida cotidiana, de modo que ele possa aplicá-los em diversas situações. A esse respeito, analise as afirmativas e coloque V para verdadeiro, e F para falso.
I. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, o crescimento do senso comum e o declínio dos conceitos científicos.
II. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, a necessidade de se fazer a reciclagem e o reaproveitamento de materiais.
III. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, os mecanismos que prescrevem a codificação genética.
IV. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, os mecanismos que levam à formação de radicais livres.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	F – V – V – V PG 43
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – F – V
	
	
	
	
	
Questão 2/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza 
Leia a passagem de texto a seguir:
“A ciência, que começou a avançar com muita velocidade durante o século XIX, tem progredido ainda mais rapidamente durante o século XX. E não foram apenas as descobertas científicas que se aceleraram. Um número cada vez maior de cientistas trabalha, usando um equipamento cada vez mais poderoso e sofisticado, e os resultados obtidos têm sido muitas vezes assombrosos e certamente teriam maravilhado as mentes mais imaginativas de gerações um pouco anterior”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: RONAN, C. A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. São Paulo: Círculo do Livro, 2001. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, a ciência tem permitido enormes avanços em diversos setores da sociedade por intermédio de que meio?
	
	A
	Pelos métodos de demonstração da verdade.
	
	B
	Pelos aspectos histórico-culturais.
	
	C
	Pelo ensino das ciências exatas.
	
	D
	Pela existência humana.
	
	E
	Pelos métodos experimentais. PG 24
Questão 3/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza 
Leia o extrato de texto a seguir:  
“Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 136. 
De acordo com as aulas e o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza sobre Ciência, é correto afirmar que:
	
	A
	Ciência, no singular, refere-se ao modo e a um ideal de conhecimento. PG 25
	
	B
	Ciência, no singular, refere-se às diferentes maneiras de realização do ideal 
de cientificidade.
	
	C
	Ciência, no singular, refere-se aos diferentes fatos investigados.
	
	D
	Ciência, no singular, refere-se aos diferentes métodos e tecnologias
 empregados.
	
	E
	Ciências, no plural, indica um modo ideal humano.
Questão 4/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Não existe um método único, aplicável a todas as ciências. A matemática e a lógica, por exemplo, têm características próprias, diferentes das demais ciências: fazem parte do que se convencionou chamar de ciências formais (que desenvolvem símbolos, teoremas e uma linguagem formal), em oposição às ciências empíricas ou factuais (que desenvolvem explicações para fenômenos observáveis)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais. 1. ed. São Paulo: Ática, 2010. p. 10. 
Segundo os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, como é denominado o método em que a inteligência passa do conhecido ao desconhecido?
	
	A
	Dedução. PG 115
	
	B
	Indução.
	
	C
	Resultado.
	
	D
	Científico.
	
	E
	Experimental.
Questão 5/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Leia a seguinte citação:
“Piaget ampliaria a compreensão em sua doutrina sobre o círculo das ciências. A biologia embasa a psicologia e, além desta, a lógica e a matemática; mas a lógica e a matemática, por sua vez, embasam a física e a química e, assim, em última análise, a biologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: KESSELRING, Thomas. Jean Piaget. Caxias do Sul/RS: Educs, 2008. p. 28.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza sobre as Ciências Biológicas, é correto afirmar que:
I. Biológicas origina-se de bios, em grego, que significa vida.
II. Está classificada como ciências formais.
III. É uma ciência da vida.
IV. Fazem parte das ciências da natureza ou ciências experimentais.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	I, III e IV, apenas. PG 28
	
	D
	I, II e III, apenas.
	
	E
	I e III, apenas.
NOTA 100

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais