Buscar

Questionario Pedagogia Integrada I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	.
Relacione os itens acima e assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A- I e IV; B- II e III;
	Respostas:
	a. 
A- I e II; B- III e IV;
	
	b. 
A- II e IV; B- I e III;
	
	c. 
A- I e IV; B- II e III;
	
	d. 
A- I e III; B- II e IV;
	
	e. 
A- III e IV; B- I e II.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: c) A- I e IV; B- II e III; Comentário Leia excerto de Brzezinski (2001, p. 3 e 4) – ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Contribuições) na Audiência Pública Nacional sobre “Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em curso de Nível Superior”, realizada no Conselho Nacional de Educação – CNE, Brasília, 23/04/2001: “De um lado, o mundo do sistema (oficial) que, aportado nas políticas de princípios neoliberais, saúda a globalização excludente como sinal inquestionável de progresso e de pós-modernidade, reafirmando parcerias com organismos internacionais. De outro, o mundo vivido, construído na luta travada desde 1980 pelo Movimento Nacional de Educadores, que propõe a adoção de uma política global de formação e de profissionalização docente. (Nele), a identidade do professor como profissional do ensino, tal como foi definida, constrói-se como parte de um projeto de sociedade que se fundamenta na concepção históricosocial e tem como paradigma educacional as relações entre cultura, sociedade e educação. Esse paradigma leva em conta as transformações sociais, das forças produtivas e do mundo do trabalho, transformações que, dialeticamente, provocam mudanças no papel social do professor. Diante da adoção desse paradigma, com o qual se busca a superação das desigualdades educacionais, a formação do profissional da educação para atuar na educação básica é entendida como um processo marcado pela complexidade do conhecimento, pela crítica, pela reflexão-ação e pela criatividade. O mundo oficial, por sua vez, pela dependência para com os organismos estrangeiros, financiadores das políticas educacionais brasileiras, submete-se ao modelo de formação de profissionais da educação, implantado em outros países. Esse modelo institucionaliza preferencialmente a formação fora da Universidade e preocupa-se muito mais em conceder uma certificação do que conferir uma boa qualificação aos futuros professores do sistema educacional e aos leigos que nele atuam”.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Alguns pesquisadores descrevem e discutem o que chamam de “crise” na Educação. As alternativas abaixo encontram-se de acordo com tal afirmação e discussão dos estudiosos, exceto a alternativa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
É um tema novo nos debates da Academia, que busca trazer à luz propostas de melhores ações de enfrentamento de tais questões.
	Respostas:
	a.
É um tema novo nos debates da Academia, que busca trazer à luz propostas de melhores ações de enfrentamento de tais questões.
	
	b.
Já se falava em crise desde o final do século XIX, quando a instituição escolar se consolidava na Europa, a despeito de ainda não se encontrar universalizada.
	
	c.
Refere-se a questões que abrangem, entre outras, a desvalorização do campo de conhecimento da Pedagogia e o baixo nível de formação docente.
	
	d.
Nos Estados Unidos, no momento em que se iniciava o processo de universalização do sistema escolar e de suas instituições, o discurso sobre a crise da educação já havia se instalado no meio científico da educação.
	
	e. 
Em suas reflexões, Arendt afirma ser a crise da educação consequência da crise da modernidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a) Comentário O discurso sobre a crise na educação é antigo, não se configurando como exclusivo das últimas décadas, momento em que o tema da crise educacional alcançou absoluta centralidade nos debates pedagógicos. Segundo Arendt (2005), assim, no momento mesmo em que se iniciava o processo de universalização do sistema escolar e de suas instituições nos Estados Unidos e na Europa, com o desenvolvimento das primeiras políticas educacionais, o discurso sobre a crise da educação já havia se instalado no meio científico da educação. Em suas reflexões, Arendt afirma ser a crise da educação consequência da crise da modernidade. “A crise da autoridade da educação guarda a mais estreita conexão com a crise da tradição, ou seja, com a crise de nossa atitude face ao âmbito do passado.” (ARENDT, 2005, p. 243).
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Coloque “V” nas expressões verdadeiras e “F” nas expressões falsas. Em “O Cotidiano da Escola e da Sala de Aula: o fazer e o compreender” (2005), Meirieu realça o momento da síntese do pensamento educativo. Nele, o autor destaca que
( ) o professor deve compreender o desejo do aluno e ajudá-lo a investir em seu interesse para aprender sem permitir que o espaço da sala de aula se torne um lugar de expressão desordenada de uma infinidade de desejos conflitantes;
( ) a fim de permitir que todos aprendam, a sala de aula deve ser organizada de forma que o aluno faça o que tenha vontade e no momento que tenha vontade, para que seja livre para aprender;
( ) o professor tem a responsabilidade de acompanhar o esforço de cada um para aprender, na medida em que as tentativas não sejam estigmatizadas, que os erros sejam vistos como positivos e que os fracassos sejam apresentados como superáveis;
( ) nenhuma aprendizagem é garantida a priori e o fracasso – mesmo para um ‘bom aluno’ – é sempre uma possibilidade.
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
V, F, V, V.
	Respostas:
	a. 
V, V, V, F;
	
	b. 
V, V, F, V;
	
	c. 
F, F, F, V;
	
	d. 
F, F, V, V;
	
	e. 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: e) V, F, V, V. Comentário Para Meirieu (2005), a fim de permitirmos que todos aprendam, a escola deve ser organizada como um espaço livre de ameaça e a sala de aula deve ser o ambiente de aprendizagens e de construção de novos conhecimentos. Dessa forma, o professor é responsável pelo acompanhamento dos alunos individualmente e deve saber controlar as situações sem deixá-las fugir do seu controle. É o mediador que impede que os erros sejam vistos como negativos e o fracasso seja considerado insuperável. Nos momentos de aprendizagem, em que todos podem se expor com liberdade, ele deve ter a ação que incentiva, orienta e acompanha os processos de aprendizagem e a avaliação do desempenho dos alunos.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Considerando-se as diversas formas de sua atuação, como gestor, supervisor, planejador de políticas educacionais, pesquisador, professor, coordenador pedagógico e orientador, entre outras, o pedagogo está presente em várias instâncias da prática educativa e seu papel vincula-se à organização e aos processos metodológicos de aquisição de saberes. Segundo o estudioso francês Philippe Meirieu:
I- O pedagogo é um dos polos do “triângulo pedagógico”, composto pelo educando, o saber e o educador.
II- Ser educador é um dom e sua formação baseia-se em aprender a amar as crianças.
III- A autoformação é autorreflexiva, é um processo que ocorre no sujeito.
IV- A autoformação é a determinação em colocar a autocrítica e a criatividade como procedimentos e promoção de transformação.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, III e IV;
	Respostas:
	a. 
I e II;
	
	b. 
I, II e III;
	
	c. 
II e III;
	
	d. 
I, III e IV;
	
	e. 
III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: d) I, III e IV; Comentário Segundo Meirieu (2002), na escola, atuando como docente, o pedagogo é um dos polos do “triângulo pedagógico”, composto pelo educando, o saber e o educador. Para atuar como profissional da educação, o professor depende de boa formação interior, de solidez de valores e atitudes, mas também de boa formação profissional;
não é um dom e sim resulta da boa aprendizagem e da experimentação constante no sentido de encontrar boas estratégias e da vontade de executar um bom trabalho. A autoformação é autorreflexiva, é um processo que ocorre no sujeito, é inalienável, é condição de base para a aquisição de aprendizagens e condutas que ninguém consegue fazer pelo outro. É a determinação em colocar a autocrítica e a criatividade como procedimentos de promoção de transformação. Para que isso ocorra, é necessário que o professor volte-se para si e procure na própria essência de seu projeto de ensinar as razões para não perder a esperança em seu trabalho; nesse sentido, ninguém o aconselhará, nem o ajudará.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Em sua obra, Brzezinski (2001) interpreta a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Uma das temáticas descritas pela autora, tomando por base a Lei 9.394/ 96, diz respeito à valorização dos profissionais da educação pelos sistemas de ensino. Segundo a LDB, os sistemas de ensino deverão assegurar a tais profissionais:
I. Ingresso de professores na rede de ensino público pela prática de indicação para cargo de confiança, sendo dispensados os altos custos dos concursos públicos de provas e títulos;
II. Piso salarial profissional;
III. Período reservado a estudos, planejamento e avaliação em seu domicílio;
IV. Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação.
São corretas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
II e IV;
	Respostas:
	a. 
I, II, III e IV;
	
	b. 
I, II e III;
	
	c. 
II e IV;
	
	d. 
I e III;
	
	e. 
II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: c) II e IV. Comentário Assim consta no artigo 67 da LDB 9.394/ 96: “Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:
I- ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos;
II- aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim;
III- piso salarial profissional;
IV- progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho;
V- período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho;
VI - condições adequadas de trabalho.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Leia as afirmativas sobre a Resolução 01/06 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia e marque V ou F:
( ) Entre as áreas de atuação previstas para o profissional pedagogo, têm-se funções de magistério na Educação Infantil e em todo o Ensino Fundamental.
( ) A carga horária mínima estabelecida é de 3200 horas de curso.
( ) As Diretrizes têm função de lei, aspecto este que as diferenciam dos Parâmetros.
( ) O estágio curricular será realizado em ambientes escolares e não escolares, que ampliem e fortaleçam atitudes éticas.
Marque a opção de julgamento correspondente.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
F, V, V, V;
	Respostas:
	a. 
F, V, V, V;
	
	b. 
V, V, V, F;
	
	c. 
F, F, F, V;
	
	d. 
V, F, F, F;
	
	e. 
F, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: a) F, V, V, V. Comentário As DCNs se diferenciam dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Enquanto as DCNs são leis, dando as metas e objetivos a serem buscados em cada curso, os PCNs são apenas referências curriculares, não leis. No artigo 2º, as DCNs especificam que, no curso de Pedagogia, a formação inicial dar-se-á para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Apresentam no seu artigo 7º a carga horária para o curso de Pedagogia, que deverá ser de, no mínimo, 3.200 horas de efetivo trabalho acadêmico. Em relação ao Estágio Supervisionado, 300 horas serão dedicadas prioritariamente à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto pedagógico da instituição.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito (LIBÂNEO, 2004, p. 72). Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem aos conhecimentos e domínios esperados do professor.
I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I e III.
	Respostas:
	a. 
I e II.
	
	b. 
I e III.
	
	c. 
II e III.
	
	d. 
II e IV.
	
	e. 
III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: b) I e III. Comentário A ação docente deve ser pautada em planejamento, com objetivo claro e definido, o educador precisa definir o que vai ensinar, por quê e como. Sua preocupação deve se voltar para o uso de estratégias que atraiam o interesse e atendam às necessidades dos alunos para que todos aprendam. Relevante se faz a utilização de meios que proporcionem a contextualização dos conhecimentos a serem desenvolvidos a fim de alcançar a reflexão e a interação dos alunos. É importante que apreendam e construam conceitos que lhes possibilitem atuar de maneira autônoma e participativa na sociedade. “Contra uma ideia linear e mecânica sobre o uso das mídias é preciso que professores e alunos elaborem e transformem ideias, sentimentos, atitudes, valores, utilizando articuladamente múltiplas mídias, escolares e não escolares” (Libâneo, 2004, p. 71/72).
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Os adultos relatam boas e más lembranças do tempo em que frequentaram o banco escolar. A despeito de um ou outro posicionamento, sabe-se que a escola é o espaço de transição entre a família e o mundo.
I- Em casa, amada incondicionalmente e tratada de forma especial, seus desejos são prontamente atendidos e é poupada de experiências de frustração.
II- Com a introdução paulatina dos primeiros contatos da convivência social, a escola contribui para que a criança chegue à vida adulta com o mínimo de desequilíbrios cognitivos e emocionais.
III- A vida da criança em seu lar é constituída de regras de conduta a serem cumpridas igualmente por todos; há horário pré-determinado para entrada e saída de casa e não é permitido se ausentar da sala quando der vontade.
IV- No convívio social e de trabalho, quando confrontado com circunstâncias de obrigações e compartilhamento, o adulto é dispensado de tarefas que provavelmente seria capaz de realizar.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I e II;
	Respostas:
	a. 
II e IV;
	
	b. 
I e III;
	
	c. 
II e III;
	
	d. 
I e II;
	
	e. 
III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: d) I e II. Comentário No contexto familiar, a criança é tida como a figura mais importante da casa, amada incondicionalmente e tratada de forma especial pelas pessoas
mais velhas. Quando confrontada com circunstâncias de obrigações, muitas vezes lhe é permitido cumpri-las de acordo com sua vontade e seu humor e é dispensada de tarefas que provavelmente seria capaz de realizar. Seus desejos e necessidades são prontamente atendidos e é poupada de experiências de dor e contrariedade para que não se sinta frustrada. No polo oposto, quando atinge a fase de jovem comum no mundo social, a mesma pessoa será considerada apenas como mais um membro de uma sociedade organizada em status, na qual as relações se constituem em direitos e deveres. Frequentemente, sem ser poupado por ninguém, o jovem terá de enfrentar uma série de obstáculos e frustrações para tentar sanar suas necessidades e ter atendidos seus desejos. Portanto, para que a existência na vida adulta seja experenciada com o mínimo de sobressaltos e de desequilíbrios cognitivos e emocionais, a escola ocupa uma posição de extrema importância, visto que nela ocorrem as primeiras relações fora da família, marcadas por sociabilidade gradativa. Ela é constituída de regras de conduta a serem cumpridas por todos os alunos; há horários para entrada, saída e intervalo para o lanche e não é permitido se ausentar da sala de aula quando simplesmente der vontade.
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Paulo Freire é um estudioso mundialmente conhecido e que merece destaque no estudo da Pedagogia por sua vasta e relevante produção intelectual. Assinale a alternativa que esteja em consonância com a história de Freire.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Foi perseguido, preso e exilado pelo regime militar brasileiro.
	Respostas:
	a.
Sua pedagogia consolidou uma proposta político-pedagógica que busca a transformação social por meio da instituição do salário mínimo, proposto pela presidente Dilma Rousseff.
	
	b. 
Sua visão de educação, aliada ao talento como escritor, o ajudou a conquistar amplo público no exército brasileiro.
	
	c. 
Foi perseguido, preso e exilado pelo regime militar brasileiro.
	
	d.
Utilizando o método de alfabetização conscientizadora, no qual mostrava a inferioridade dos negros e pardos em relação aos brancos, ensinou 300 adultos a ler e a escrever em quatro anos.
	
	e. 
Para Freire, o oprimido deve sair dessa condição e assumir o papel de opressor, dos participantes da elite brasileira.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: c) Comentário Em 1963, utilizando o método de alfabetização conscientizadora, ensinou 300 adultos a ler e a escrever em apenas quarenta e cinco dias. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, foi perseguido pelo regime militar brasileiro (1964-1985), sendo preso e exilado. Sua pedagogia consolidou uma proposta político-pedagógica que busca a transformação social e a construção de uma sociedade democrática e igualitária. Em seu pensamento e em suas obras, elucidou a possibilidade da libertação dos desfavorecidos e excluídos pela sociedade, por meio da educação que os conduz a aprender a ler as palavras, fazendo a releitura do mundo. Defendeu a alfabetização que forma e conscientiza para a cidadania e para a tomada da história nas mãos. Mostra a relevância da educação que valoriza o conhecimento do oprimido e que, a partir da leitura de sua realidade, permite a ele próprio, de forma consciente e autônoma, ultrapassar as fronteiras das letras e se constituir nas relações históricas e sociais. Nesse sentido, o oprimido deve sair dessa condição de opressão a partir da fomentação da consciência de classe oprimida. Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, influenciando fortemente o movimento da Pedagogia Crítica. Sua visão de educação, aliada ao talento como escritor, o ajudou a conquistar amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Segundo Meirieu (2006, p. 68), a escola constitui-se em um espaço e um tempo estruturados por um projeto específico de transmissão de conhecimento e de formação de cidadãos. Marque “V” para as afirmativas que estiverem de acordo com as ideias do autor e “F” para as que se opuserem ao que ele pensa sobre a escola.
( ) Faz-se necessária a exigência de precisão, de rigor e de verdade, a aprendizagem conjunta da constituição do bem comum e da capacidade de “pensar por si mesmo”.
( ) A atitude do professor deve ser de impedimento de indagações, ou seja, para que o aluno possa ter condições de aprender, é necessário que fique em silêncio, prestando atenção na fala do professor, e que concorde com ele sempre.
( ) Para aprender, as pessoas se envolvem em situação de incerteza e, no caso das aprendizagens escolares, não é permitido que a criança fique com dúvidas; isto lhe tira a concentração e causa indisciplina.
( ) Na escola a criança aprende atitudes de saber esperar, colaborar e superar as dificuldades.
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
V, F, F, V;
	Respostas:
	a. 
V, V, V, F;
	
	b. 
V, F, F, V;
	
	c. 
F, F, F, V;
	
	d. 
F, F, V, V;
	
	e. 
V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: b)– V, F, F, V; Comentário Meirieu (2005) ressalta que as aprendizagens escolares exigem investimento pessoal que, de certa forma, é dirigido. É preciso entender que todo aluno tem sua história pessoal, suas necessidades e seu ritmo de aprendizagem. Entretanto, a escola deve ajudar a criança a superar seu sentimento egocêntrico. Quando nasce, a criança é alvo de todas as atenções, por isso tem dificuldade de perceber o mundo fora dela. A atitude do professor deve compreender esse momento do aluno sem fazer muitas indagações, ou seja, “sem procurar elucidá-las, ele deve oferecer os meios para elucidá-las”, para que o aluno possa ter condições de vencer essa nova aventura do aprender. O papel do professor, portanto, é criar condições adequadas para que o aluno tenha confiança e o tenha como aliado nesse processo (MEIRIEU, 2005, p.115).
	
	
	
Domingo, 25 de Março de 2018 02h43min56s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais