Buscar

Avaliação Didatica 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
 
“As cadeiras de braço estão organizadas em fila, em frente ao quadro branco. As janelas possuem cortinas, para que o cenário exterior não atrapalhe a concentração das crianças. As paredes são bem limpas e brancas e em uma delas está o grande mural: apenas os melhores desenhos e os trabalhos mais bem feitos são expostos semanalmente. Também tem lugar no mural a pontuação alunos, que recebem prêmios a cada final de bimestre. Abaixo do quadro branco um tablado é utilizado pela professora para que ela possa ser vista e consiga ver a todos os alunos ao mesmo tempo. Os aparelhos de TV e DVD são novos e estão ao lado do quadro branco: ‘só exibo vídeos educativos que reforçam a matéria ensinada, porque se não, eles se distraem dos conteúdos e não se dão bem nas provas’ explica a professora.” Neste espaço educativo é possível perceber que:
Parte superior do formulário
 1) Os conteúdos são valorizados e todo o ambiente estimula a participação ativa dos alunos. 
 2) A escola incentiva a competição entre os alunos e dá ênfase ao bom desempenho em provas. 
 3) As boas condições da sala de aula indicam os bons resultados na aprendizagem dos alunos. 
 4) As cadeiras organizadas em fila diminui o ruído dos alunos, o que proporciona um melhor ambiente de aprendizagem. 
 
Parte inferior do formulário
2.
 
Os procedimentos de ensino não são casuais, nem os espaços onde ocorrem. Ambos são intencionalmente selecionados e organizados de tal modo que sirvam para atingir o objetivo que se tem. Então, se deseja que o educando tenha uma formação cidadã e participativa, deve-se:
Parte superior do formulário
 1) Abolir as salas de aula, anular a autoridade do professor e promover o protagonismo dos educandos. 
 2) Politizar o educando para que ele entenda que têm direitos e tome posições radicais e transformadoras, sem ameaçar a estabilidade da equipe escolar. 
 3) Organizar a turma em círculo, incentivar o protagonismo dos alunos e promover o debate ao redor da figura do professor, quem tem sempre a palavra final. 
 4) Promover relações de diálogo e troca, onde o professor atue como mediador e assegure ao educando conhecimentos e habilidades que o permita tomar suas próprias decisões. 
 
Parte inferior do formulário
3.
 
Leia as opções e assinale a opção correta.
 
a) A Escola Moderna tem como principal característica a tentativa de homogeneizar: todos são iguais e devem ser tratados como iguais no espaço educativo.
b) As Tecnologias de Informação e Comunicação ameaçam a educação escolar, substituindo os professores.
c) Em cada contexto e período histórico, os processos educativos tomam diferentes formas e instâncias de socialização.
d) É impossível reconhecer elementos comuns nas escolas de diferentes países, visto que em cada contexto social os processos educativos tomam diferentes formas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais