Buscar

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE SALVADOR
PRÁTICAS DE ENFERMAGEM I
ENFERMAGEM 1º SEMESTRE
DOCENTE: JULITA
DISCENTES: AVA SIMÕES PRIMO; BEATRIZ DIZ PAZOS DA CUNHA DORIA; CAMILLA FIGUEREDO BASTOS; CATARINA MAIA DO NASCIMENTO RIBEIRO; DJIANE APARECIDA DAMASCENO DOS SANTOS; IRIS DAIARA FONSECA VIEIRA; LEONARDO RIBEIRO CARDOSO; LORENNA MORAIS MOREIRA PITON; MARCIA ALZIRA SILVA SOARES; PAULA BEATRIZ CAETANO MAIA.
ÁREA DE ATUAÇÃO DOS ENFERMEIROS
As possibilidades de atuar na promoção e prevenção da saúde e cuidados nas múltiplas áreas da enfermagem.
Salvador-BA
2018
ÁREA DE ATUAÇÃO DOS ENFERMEIROS
SALVADOR
2018
INTRODUÇÃO
Engana-se quem imagina que a atuação do enfermeiro está restrita ao papel de auxiliar os médicos e pacientes dentro dos hospitais e clínicas. Uma evolução tem acontecido nas áreas de atuação da enfermagem, sendo que hoje as possibilidades e oportunidades estão mais amplas e este profissional está apto para exercer funções nos campos da consultoria, auditoria, pesquisa, ensino e gestão, por exemplo. Atualmente, para que a equipe de enfermagem seja capaz de prestar os cuidados com mais qualidade, os profissionais buscam especializar-se.
ENFERMAGEM PEDIÁTRICA
A Pediatria é uma especialidade médica dedicada a não somente a cura de doenças, mas também ao controle do bom desenvolvimento das crianças ( desde o seu nascimento até atingir a idade da puberdade). São tratados os aspectos preventivos e os aspectos curativos. Os aspectos Preventivos envolvem ações como: aleitamento materno, imunizações, prevenção contra acidentes e a orientação quanto ao crescimento e o desenvolvimento da criança até a adolescência. Já os aspectos curativos envolvem ações como: tratamento das mais diversas patologias.
A pediatria nem sempre foi uma especialidade na área da enfermagem, essa especialidade surgiu na Europa quando alguns médicos começaram a observar e estudar as diferentes doenças e a atuação também diferenciada de doenças em relação a adultos e crianças. 
E a atuação do enfermeiro pediátrico não se restringe unicamente às práticas e prevenções, e sim um cuidado além da formação como profissional. A criança precisa de compreensão, amor e atenção, sendo assim, os profissionais que atuam nessa área precisam de uma interação humana com a criança, com os adolescentes e seus familiares.
ENFERMAGEM DE RESGATE
Na maioria das vezes é função do enfermeiro realizar os primeiros cuidados em pacientes acidentados ou em crises. Ele atua em carros de resgate, juntamente com a equipe de paramédicos e bombeiros, prestando socorro a vítimas de acidentes, incêndios e qualquer tipo de fatalidade urbana. Faz curativos, administra medicamentos e coleta amostras para exames.
Para que ocorra o sucesso do atendimento são necessários ao menos 5 etapas:
- Triagem correta e localização precisa
- Tempo Total
- Atendimento adequado e eficiente
- Hospital adequado e comprometido
- Treinamento e sintonia da equipe
Uma boa triagem é fundamental e a precisão da sua localização é decisiva, por isso o papel das centrais não pode ser subestimado. Além disso, deve-se prestar atenção em alguns aspectos que otimizam esse tipo de atendimento, como: gastar o menor tempo para chegar na cena e voltar ao hospital que tenha recursos adequados para o trauma com segurança; a qualidade do atendimento, com equipe treinada e adaptada com as
prerrogativas de segurança e técnicas propostas. Feito isso, as possibilidades de sucesso no atendimento e salvamento do paciente se expandem.
ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA
A enfermagem psiquiátrica é aquela em que o enfermeiro auxilia as pessoas individualmente ou em grupos de modo que elas possam desenvolver um melhor relacionamento social. A prática de Enfermagem Psiquiátrica já esteve marcada pelo modelo controlador e repressor, onde suas atividades eram realizadas por indivíduos leigos, e outros sem formação. O profissional de enfermagem é formado para intervir, decidir, determinar, e defronta-se na enfermagem psiquiátrica, com um trabalho que implica em negociar, combinar, renegociar e responsabilizar. O cuidado deve ser determinado a partir das características dos pacientes, e da capacidade dos profissionais para utilizar o que aprendem com elas. Fica clara a necessidade do enfermeiro buscar conhecimentos e habilidades especificas para realizar suas ações de maneira mais organizada nas áreas de Saúde Mental e Psiquiátrica, de modo a contribuir com uma assistência de qualidade.
ENFERMAGEM DOMICILIAR
Atualmente, muitas pessoas optam pela internação domiciliar dos seus familiares, com o objetivo de proporcionar uma qualidade maior na assistência médica a estes pacientes, além de evitar o contato com uma área de grande potencial de contaminação que são as unidades hospitalares. Sendo assim, diminui-se os riscos desse paciente adquirir uma infecção grave, que possa agravar e comprometer definitivamente a saúde.
A enfermagem domiciliar pode atuar também na área preventiva realizando controle da hipertensão arterial, diabetes, mas observamos principalmente a atuação na realização de curativos e na assistência a pacientes pós-cirúrgicos, idosos ou em fase terminal de alguma doença. 
Fazem parte da rotina de cuidado da enfermagem domiciliar alguns processos de banho, cuidados pós-cirúrgicos, troca de bolsas, lavagem intestinal e várias outras responsabilidades competentes ao enfermeiro atuante nessa área. É um serviço muito comum nos Estados Unidos e que tem se expandido pelo Brasil, ganhando cada vez mais força. Portanto, a enfermagem domiciliar ainda está em expansão, mas já contamos com serviços de excelência e, principalmente, com a dedicação dos profissionais que fazem parte desta profissão.
SAÚDE PÚBLICA
No atual sistema de organização dos Serviços de Saúde Pública, a unidade sanitária local, é o órgão que tem como responsabilidade básica, a prestação de assistência de saúde à população da área que atende. Esta assistência é, prestada através do sistema de unidades sanitárias. A participação da equipe de enfermagem nos programas de saúde se efetiva através das atividades de enfermagem prestadas nos vários setores da Unidade Sanitária, e na comunidade. São várias as atividades de enfermagem prestadas diretamente à população, dentre as quais destacamos as mais importantes: Inscrição; Preparo (pré-consulta e orientação pós-consulta); triagem; visita domiciliária; vacinação; educação de grupos; tratamentos e testes de imuno-diagnóstico.
ENFERMAGEM GERIÁTRICA
O processo de envelhecimento é evidente e observado com facilidade, o indivíduo idoso exibe necessidades peculiares, de importâncias variáveis, que exigem atenção e conhecimento para tomar medidas e condutas que sejam adequadas para cada situação. Por causa da saúde frágil, idosos muitas vezes precisam de cuidados especiais. Um enfermeiro geriátrico, é um profissional que ajuda em cuidados para idosos e em fase de envelhecimento. Eles são treinados para ser capazes de exercer as funções de enfermagem tradicional, no entanto, eles também têm uma formação especial que os ajuda a compreender melhor as necessidades especiais de pessoas idosas.
Enfermeiros geriátricos muitas vezes não são apenas responsáveis para o bem-estar físico de seus pacientes, mas também para seu bem-estar mental e emocional, muitas vezes, pacientes idosos vão parecer tristes ou com raiva, devido a razões tais como a sua saúde, a falta de independência e isolamento de seus entes queridos. No entanto, este profissional deverá primeiramente ser paciente e estar preparado, já que o trabalho também pode ser frustrante ou desanimador. Deve-se manter em mente que o processo de envelhecimento afeta a todos de forma diferente.
Geralmente, fora do hospital, os enfermeiros geriátricos atuam simultaneamente na área de Home Care, já que o atendimento domiciliar muitas vezes é voltado a pacientes idosos. 
ASSESSORIA E CONSULTORIA
A
consultoria em enfermagem é uma área de atuação recente que tem como objetivo avaliar e orientar os serviços de enfermagem já instalados em hospitais, clínicas ou postos de saúde, ou ainda orientar os serviços que ainda serão colocados em prática. O enfermeiro consultor não é o responsável pela realização das ações, ele presta orientação nas tomadas de decisões estratégicas, elabora diagnóstico de estruturas hospitalares, estudos de viabilidade para construção, aquisição de novas estruturas, implantação do modelo de gestão, implantação de novos serviços assistenciais entre outras habilidades. Já a assessoria é apenas um acompanhamento pontual em que a instituição esteja necessitando de um auxílio. Difere da Consultoria pois inclui a orientação do enfermeiro consultor.
 
ENFERMAGEM OBSTÉTRICA
A enfermagem obstétrica ou enfermagem perinatal, capacita, qualifica e atualiza o enfermeiro para que ele possa prestar assistência integral à mulher no período da gravidez e amamentação. O enfermeiro obstetra trabalha sempre em parceria com o médico especializado em Obstetrícia. Esta área da enfermagem é responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas com a parte fisiológica e psicossocial das famílias com relação à procriação. Vai desde o planejamento da gravidez até os três primeiros meses após o parto. 
O enfermeiro obstetra é habilitado para conduzir um parto quando acontece de forma natural, examinar a gestante, verificar contrações, dilatações e outras alterações no momento do parto. Durante o período pós-parto, é da competência do enfermeiro obstetra os cuidados necessários à parturiente, cuidando para que seu organismo volte o quanto antes às condições normais. Podem planejar algumas ações que proporcionem a reabilitação da mãe e o conforto da criança, orientando os cuidados que a mãe deve ter com seu corpo e com a criança recém-nascida.
ENFERMAGEM DO TRABALHO
O enfermeiro do trabalho é responsável pela elaboração e execução de planos de proteção à saúde dos empregados. Eles estudam as causas de ausências dos funcionários quando relativos a problemas de saúde e participam de grupos que realizam pesquisas sanitárias. Também fazem diversos levantamentos de doenças e lesões que podem atingir os colaboradores da empresa em que atuam. Este profissional é responsável pela coleta de dados estatísticos sobre a saúde dos trabalhadores, investigando possíveis relações das doenças que os funcionários podem desenvolver com as atividades que realizam. Nesse sentido, todo o planejamento relativo a campanhas de promoção e prevenção que visam a rotina saudável de toda a equipe da empresa. Pela Legislação a proporção desse cargo em uma empresa é de 1 enfermeiro do trabalho para 3.501 a 5 mil funcionários.
REFERÊNCIAS
SILVA, A. D. F da. Enfermagem Domiciliar: Uma área crescente para atuação do enfermeiro. Diponível em <www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/enfermagem-domiciliar-uma-area-crescente-para-atuacao-do-enfermeiro/10537> Acesso em: 04/03/2018
GALVÃO, Elizabeth. Enfermagem no Resgate Aeromédico. Diponível em < http://saudeexperts.com.br/enfermagem-resgate-aeromedico> Acesso em: 28/02/2018
ARNONI, Helena. Como se tornar um "paramédico"? Disponível em < https://mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/como-se-tornar-um-paramedico/> Acesso em: 28/02/2018
<https://youtu.be/tq9MhBsVnso>
<http://broonell.blog.br/enfermagem/enfermagem-na-geriatria> Acesso em: 02/03/2018
<http://m.enfermagem10.webnode.pt/enfermagem-na-geriatria/> Acesso em: 26/02/2018
ALMEIDA, M.C.P.; MELLO, D.F.; NEVES, LAS. O trabalho de enfermagem e sua articulação com o processo de trabalho em saúde coletiva na rede básica de saúde em Ribeirão Preto. R. Bras. Enferm. Brasília, v.44, n.2/3, p.64-75, abril/set. 1991
Disponível em < http://portaldaenfermagem.com.br/entrevistas_read.asp?id=53> Acesso em: 06/03/2018
 Disponível em < http://saudeexperts.com.br/enfermagem-resgate-aeromedico> Acesso em: 01/03/2018
 VILLELA, S. C. SCATENA, M. C. M.A ENFERMAGEM E O CUIDAR NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL. 
Brasil. NR 4 - NORMA REGULAMENTADORA - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais