Buscar

forum responsabilidade civil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SIMARA FERREIRA BRUNO 
12 de agosto 2017 às 14:37:38
Olá alunos,
Seguem as sugestões de temas para debate:
1) Comentar sobre os elementos componentes da responsabilidade civil: ato ilícito, nexo causal e o dano.
2) Examinar os institutos das responsabilidades penal e civil.
Olá Professora e colegas...
1 - É a partir do ato ilícito que gera a pessoa o direito de invocar a responsabilidade civil para que seja indenizada naquele dano que sofreu.
O dano é o prejuízo sofrido pela vítima do ato ilícito e a partir dele será fixada a indenização relativa ao dano suportado pela vítima, podendo o dano ser de forma moral ou material.
O nexo causal é a conduta do agente com o resultado produzido, sendo assim, para se dizer que alguém causou um determinado fato, é necessário ter a ligação entre sua conduta e o resultado gerado.
2 - É uma obrigação ter responsabilidade de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. Na responsabilidade civil, existe uma obrigação entre duas pessoas, sendo contratual ou extracontratual (aquilina), e dela decorre o dever de indenizar a pessoa caso haja culpa em relação do carácter lesivo para uma das partes desse descumprimento.
Já a responsabilidade penal será sempre de natureza aquiliana, ou seja, sendo impossível a existência de contrato sobre o direito indisponível, toda responsabilidade penal decorre de uma norma pública, caracterizando crime ou contraversão penal.
SIMARA FERREIRA BRUNO em resposta a FABIULA GOMES DE SOUZA 
11 de setembro 2017 às 17:59:48
Oi Fabiula, Muito bom ! Obrigada pela sua contribuição !

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais