Buscar

apol gestão educacional e administração pedagógica instrumentos legais

Prévia do material em texto

“Nos últimos anos, várias pesquisas evidenciaram que os processos de formação continuada não têm produzido resultados satisfatórios no que se refere à mudança da prática docente [...]. O modelo predominante de formação continuada tem sido amplamente questionado, entre outras razões, pelo fato de desconsiderar o contexto de trabalho do professor, bem como as suas experiências e práticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT08-3699--Int.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
De acordo com o texto-base A escola como lócus de formação docente, a escola é o lugar no qual o profissionalismo do professor é construído. Com relação à construção da identidade do professor, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A formação do professor deve ser constantemente repensada, visando superar a cultura estabelecida.
	
	B
	A formação continuada deve ser um processo organizado e acompanhado pela comunidade, tendo como objetivo a avaliação constante dos professores.
	
	C
	A construção da identidade do professor é um processo que se completa na graduação, pois as licenciaturas são construídas de modo a proporcionar ao profissional da educação todo conhecimento e experiência necessários para a rotina profissional.
	
	D
	A identidade do professor é construída desde o berço, já que a docência é um dom natural que deve ser apenas desenvolvido durante a graduação e rotina educacional.
	
	E
	A identidade do professor é construída no interior da escola, mediante formação contínua, que envolve a prática, os saberes, as experiências e suas necessidades em busca de melhorias.
“Como a autonomia opõem-se às formas autoritárias de tomadas de decisão, sua realização concreta nas instituições dá-se pela participação livre na escolha de objetivos e processos de trabalho e na construção conjunta do ambiente de trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBANEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. D.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: politicas, estruturas e organização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003. p. 328.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, existem pilares que são fundamentais para a construção da autonomia da escola e para a formação do “novo cidadão”. Quais são esses pilares? Analise as afirmativas a seguir:
I - A gestão da escola e a instituição de colegiados.
II - A gestão da escola e a avaliação formativa com critérios quantitativos para aprovar somente alunos capazes.
III - A gestão da escola e a construção coletiva do projeto político-pedagógico.
IV - A gestão da escola e a reflexão permanente do processo de ensino-aprendizagem.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, II e IV
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I e II
“O conselho escolar propicia a vivência de aprendizagens para além das relações entre segmentos específicos na medida em que exige que nos desloquemos de nossas posições usuais, para olhar os demais como indivíduos, que querem colaborar com a gestão da escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 59.
Segundo o livro-base Gestão Educacional, as competências do conselho escolar podem ser divididas em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. Quais são as competências pedagógicas do conselho escolar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Aprovar o quadro de pessoal da unidade de ensino.
(  ) Propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino.
(  ) Avaliar estratégias que viabilizam o aumento do tempo de permanência do aluno na escola.
(  ) Analisar dados do desempenho da escola para propor o planejamento das atividades pedagógicas.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – V – F – F
	
	D
	F – F - V – V
	
	E
	V – V – V – F
“A LDBEN 9394/96, elaborada em consonância com os princípios da Constituição Federal, trouxe profundas mudanças para o sistema brasileiro ao consagrar como princípios a liberdade, a autonomia, a flexibilidade e a democracia, abrindo novas possibilidades a gestão escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Marcos Aurelio da Silva. Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2012. p. 20.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, sobre o trabalho dos gestores escolares no contexto atual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
	
	A
	O contexto atual tornou sem sentido a presença de um gestor escolar, pois as escolas estão dominadas pela indisciplina.
	
	B
	Atualmente são os pais que fazem a gestão escolar, pois os gestores escolares apenas colocam em prática o que os pais solicitam.
	
	C
	O contexto atual exige dos gestores escolares uma reflexão sobre a gestão educacional e seus fundamentos.
	
	D
	A gestão escolar atualmente exige dos gestores e demais agentes escolares o retorno às práticas tradicionais de gestão que sempre produziram resultados satisfatórios.
	
	E
	A gestão escolar atualmente exige dos gestores as práticas tecnicistas de gestão.
 
“A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, a participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.De acordo com o texto-base Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação, com relação ao conselho de classe, podemos afirmar que:
	
	A
	tem como propósito verificar se os objetivos educacionais planejados pelos professores foram atingidos.
	
	B
	tem como função reunir a equipe pedagógica e definir a aprovação ou reprovação de alunos.
	
	C
	deve atuar em espaço de avaliação permanente, que tenha como objetivo avaliar a atuação do professor em sala de aula.
	
	D
	tem o papel de discutir e rever a natureza e a função da gestão educacional.
	
	E
	é um mecanismo de participação da comunidade na gestão e no processo de ensino-aprendizagem.
“O conselho escolar é um campo de construção comunitária porque nele é construído o nosso. Ele é um espaço de todos, e, ao mesmo tempo, para todos, por constituir –se pelo voto e depois pela voz de representantes da comunidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 58.
Segundo o livro-base Gestão Educacional, as competências do conselho escolar podem ser divididas em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. Quais são as competências administrativas do conselho escolar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino.
(   ) Avaliar e aprovar o projeto pedagógico da unidade de ensino.
(  ) Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação.
(  ) Analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal quanto ao mérito e resultados. 
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – V – F
“O fato de ser a administração, de um modo geral, compreendida como uma decorrência da evolução da organização social, reforça a necessidadede se explicitar a sua função enquanto meio de organização do trabalho na sociedade capitalista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985. p. 34.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, relacione as fases da evolução histórica da administração às suas respectivas características.
1 – Artesanal (até 1780).
2 – Gigantismo (1914–1945).
3 – Moderna (1945–1980).
4 – Globalização (após 1980).
(   ) Foco na aprendizagem empresarial e no diferencial.
(   ) Foco na produção. Novas fontes de energia e novos materiais.
(   ) Foco nas vendas. Intensa competitividade.
(   ) Produção artesanal, familiar. Pequenas Oficinas. 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 4 – 1 – 3
	
	D
	3 – 2 – 4 – 1
	
	E
	4 – 2 – 3 – 1
“A escola, de forma geral, dispõe de dois tipos básicos de estruturas: administrativas e pedagógicas. As primeiras asseguram, praticamente, a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros. Fazem parte, ainda, das estruturas administrativas todos os elementos que têm uma forma material como, por exemplo, a arquitetura do edifício escolar e a maneira como ele se apresenta do ponto de vista de sua imagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 24.A partir do conteúdo apresentado no texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, podemos afirmar que as estruturas pedagógicas se referem:
	
	A
	à gestão de equipamentos e materiais didáticos.
	
	B
	à gestão do mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres, limpeza e saneamento básico.
	
	C
	às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo.
	
	D
	à locação e à gestão de recursos humanos, físicos e financeiros.
	
	E
	à gestão dos equipamentos e materiais didáticos, mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres.
 
“A implementação de processos e práticas de participação coletiva, bem como a avaliação destas, é fundamental para romper com a lógica autoritária em que se estruturam as concepções e práticas dominantes de organização e gestão escolares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
Conforme o texto-base A escola como lócus de formação docente, a gestão escolar é mediadora da formação contínua dos professores. Qual alternativa apresenta os grandes desafios vividos pelos gestores escolares, na busca por uma gestão democrática? Analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
	
	A
	A dificuldade para promover relações humanas de cooperação e solidariedade no interior da escola.
	
	B
	A quantidade elevada de alunos em sala de aula.
	
	C
	A dificuldade de administrar o tempo para se envolver com o profissionalismo docente.
	
	D
	A insuficiência de professores em busca de formação continuada.
	
	E
	O contato excessivo com a prática e a reflexão insuficiente sobre a teoria.
“A gestão democrática não é só um princípio pedagógico. É também um preceito constitucional. O parágrafo único do artigo primeiro da Constituição Federal de 1988 estabelece como cláusula pétrea que ‘todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://institutogate.com.br/download/artigos/Luciana%20Machado.pdf> Acesso em 16 set. 2016.
De acordo com o texto-base Projeto político-pedagógico e gestão democrática, a gestão democrática exige uma ruptura na prática administrativa da escola com o enfrentamento das questões da exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares. Esse compromisso implica:
	
	A
	a transferência da responsabilidade de construção do projeto político-pedagógico aos pais.
	
	B
	a necessidade de abordagens behavioristas, como forma de estimular o bom comportamento.
	
	C
	a construção coletiva de um projeto político-pedagógico ligado aos interesses e necessidades da população.
	
	D
	a valorização da meritocracia, pois os alunos que permanecem no ambiente escolar sem dificuldades devem ser premiados.
	
	E
	o controle total do ambiente escolar, requerendo dos profissionais da educação planejamento e previsão impecáveis.

Outros materiais