Buscar

Atividade Contextualizada - Psicologia do Desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
 PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
JANEIDE SAMPAIO ARAUJO REGO MELO
AMANDA MACHADO
ALENE SOARES MEDEIROS
Na estrutura teórica de Jerome Bruner, o aprendizado é um processo ativo, no qual aprendizes constroem novas ideias ou conceitos, baseados em seus conhecimentos passados e atuais. Tem como uma ideia central da sua teoria a necessidade do professor e dos alunos conhecerem a estrutura de uma determinada área de conhecimento/assunto. 
Quando o aluno está acomodado com os conhecimentos adquiridos, cabe ao professor propor-lhe dúvidas, motivando-o a descobrir por si mesmo os princípios. Afirma ainda que se pode ensinar qualquer coisa para qualquer criança em qualquer estágio de desenvolvimento, pois o fundamental é a interação entre: criança, assunto e modo pelo qual ele é apresentado, assim, o aluno pode transferir a aprendizagem para uma nova situação.
 	Assim fez a Educadora, Para enriquecer a compreensão sobre o período, a educadora colocou os alunos para pesquisar na internet sobre as motivações dos navegantes, seus temores e expectativas acerca das viagens oceânicas e a vida em alto-mar. Ela percebeu que muitos alunos digitavam perguntas no campo de busca (por exemplo, "quais as motivações dos navegantes?") esperando obter respostas prontas. Outros utilizavam uma única fonte para elaborar seus textos. Era a deixa para falar sobre a definição de palavras-chave, a identificação de fontes confiáveis e a necessidade de ler o material pesquisado para selecionar as informações procuradas. O debate deu resultado. Ao levantar informações sobre os índios que habitavam Minas Gerais na época do descobrimento, os resultados de pesquisa ganharam em precisão, mas permanecia um problema: a cópia - o que, àquela altura do trabalho, não era mais aceitável. 
Enfim, a educadora não queria respostas prontas e sim que os alunos construíssem novas ideias ou conceitos baseados em conhecimentos anteriores. Que o aprendiz selecionasse e transformasse a informação para construir hipóteses e tomar decisões. Pois os esquemas, os modelos mentais dão significado e organização às experiências e permitem ao aluno ultrapassar o significado da informação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
http://teoricosdaaprendizagem.blogspot.com.br/2011/09/jerome-bruner.html
https://novaescola.org.br/conteudo/1929/tecnologia-um-guia-para-escolher-bem

Outros materiais