Buscar

PROVA I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Na maioria das empresas, os sistemas internos já estão integrados. Agora, o grande desafio é começar a utilizar sistemas integrados de gestão para a aplicação na cadeia de suprimentos. Tudo isso para serem competitivos no mercado. Sobre as ferramentas integradas de gestão aplicadas à cadeia de suprimentos, analise as sentenças a seguir:
I- WMS (Warehouse Management System): sistema de gerenciamento de armazéns, ferramenta que integra e processa informações da localização do produto, controla e utiliza a capacidade produtiva e emite diversos relatórios de acompanhamento e gerenciamento. Com esse sistema, há um aumento de produtividade, devido à programação dos diversos tipos de serviços.
II- RFID (Radio Frequency Identification): sistema de identificação via Rádio Frequência, ferramenta utilizada para coletar dados do produto através de ondas eletromagnéticas, mas o grande problema é que a leitura deve ser feita através de códigos de barra. Por esse motivo, o transmissor tem de ficar bem visível.
III- GPS (Global Positioning System): Sistema de Rastreamento de Frotas com Tecnologia GPS, ferramenta utilizada a fim de monitorar em que lugar o produto se encontra, fazendo com que a transmissão dessas informações chegue até o cliente final.
IV- As ferramentas, como Código de Barras, EDI (Electronic Data Interchange) - intercâmbio eletrônico de dados, VMI (Vendor Managed Inventory) - estoque administrado pelo fornecedor, ECR (Efficient Consumer Response) - resposta eficiente ao cliente já não são mais utilizadas, por serem de difícil entendimento e utilização, não trazendo melhorias para o processo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	2.
	O código de barras é uma representação gráfica. A vantagem das barras é que elas podem ser identificadas rapidamente, e sem risco de erros, por aparelhos portáteis de leitura óptica. Entretanto, o que realmente importa para identificar o produto é a sua sequência numérica, que também pode ser digitada manualmente. Com relação aos códigos de barras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O código de barras é a representação gráfica da sequência de algarismos que vem impressa logo abaixo dele.
(    ) O código de barras é de uso exclusivo para embalagens de produtos perecíveis, não podendo ser utilizado por outro produto.
(    ) O código de barras contém impreterivelmente as características dos produtos, composição, tabela nutricional, custos de fabricação e preço de venda.
(    ) O código de barras faz parte de um sistema de autoidentificação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	Atualmente, as empresas buscam criar alianças estratégicas com seus fornecedores, a fim de melhorar desempenho, qualidade e competitividade do setor. Cria-se aí a cadeia de suprimentos integrada. Com relação às alianças estratégicas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A aliança estratégica busca uma parte do pressuposto de que devemos visualizar todo o processo de compras de forma fragmentada, ou seja, dedução de atividades diversas e fragmentadas, promovendo um upgrade aos seus participantes.
	 b)
	A aliança estratégica traz benefícios somente ao cliente, e não ao fornecedor, pois parte do pressuposto de que somente um lado preenche a lacuna de outro, sempre pensando no benefício de uma só parte.
	 c)
	A aliança estratégica parte do pressuposto de que ambos os lados se complementam, ou seja, o cliente necessita que o fornecedor preencha a lacuna, isto é, tudo é planejado a fim de partilhar metas, valores e estratégias corporativas para benefício de ambas as partes.
	 d)
	A aliança estratégica busca um aumento de negócios para a empresa, mas sem almejar um aumento na fatia de mercado.
	4.
	A função compras está em franco processo de transformação. Cada vez mais suas práticas e estratégias contribuem para reforçar a posição competitiva das empresas, pela contribuição que as decisões de suprimento trazem à geração de valor aos clientes. Nem todas as empresas, no entanto, percebem ou utilizam esse potencial de contribuição. Sobre a mudança que contribui para que a empresa alcance objetivos, analise as sentenças a seguir:
I- Integrar os parceiros comerciais, aumentando o fornecimento contínuo.
II- Devido ao fortalecimento do relacionamento com as transações, a empresa pode conseguir preços e descontos melhores.
III- Maior custo entre os Centros de Distribuições.
IV- Menor flexibilidade na negociação entre cliente e fornecedor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	Para uma compra ser bem efetuada, ela deve seguir um patamar de qualidade tanto de produto quanto de serviço, aliado ao preço que ofereça uma vantagem competitiva para a empresa. Para que isso aconteça, é necessário especificar características do produto ou serviços a serem adquiridos. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F as as falsas:
(    ) Especificar marca, dados técnicos, desenhos e solicitar amostras (ficha técnica).
(    ) A qualidade dos produtos é definida pela gestão de operação ou setor de produção (usuário do material).
(    ) O comprador pode modificar as especificações da ficha técnica do produto ou serviço, sem consulta do usuário final.
(    ) A qualidade solicitada de material ou serviço vai depender da necessidade da organização, ela que especifica qual nível de material ou serviço que é necessário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	O comprador é um profissional de grande responsabilidade dentro de uma empresa. Por esse motivo, ele deve possuir uma certa experiência, a fim de conseguir negociações viáveis à organização. Dessa maneira, o comprador, para fechar um processo de compra, deve:
	 a)
	Conhecer a situação do mercado atual é desnecessário no processo de compra.
	 b)
	Conhecer as característica do produto que está sendo comprado.
	 c)
	Conhecer o fornecedor é irrelevante, visto que você vai comprar o produto do fornecedor.
	 d)
	Conhecer os processo de fabricação do produto em questão é dispensável no processo de compra.
	7.
	A finalidade do setor de compras é adquirir produtos com qualidade. O objetivo principal é aliar qualidade com preço baixo, a fim de manter a empresa competitiva perante o mercado. Todavia, para que isso aconteça, a pessoa que solicitou a compra é responsável por passar as informações corretas ao setor de compras. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Informações necessárias para que o setor de compras possa adquirir produtos com qualidade: marca, especificações técnicas, desenho, amostra.
	 b)
	Não é função de compras e muito menos do setor de inspeção de qualidade conferir se o material comprado tem as especificações denominadas no pedido de compra enviado ao fornecedor.
	 c)
	Qualidade é vista da mesma maneira em empresas diferentes, ou seja, produto que é bom para uma empresa é bom para outra também.
	 d)
	O comprador poderá substituir os materiais comprados por outros de qualidade similar, mesmo que a compra seja de ordem técnica, sem uma prévia consulta ao solicitante da compra.
	8.
	Manter estoque usualmente implica um custo muito expressivo e oneroso para a empresa. O estoque é um investimento, e todo investimento corresponde a um capital empregado. Sendo assim, todo capital empregado possui um custo.
Manter uma empresa em funcionamento custa dinheiro, boa parte dos recursos financeiros das empresas são destinados ao Capital de Giro para aquisição, manutenção e movimentação de estoques. São tipos de custos de manutenção de estoques:
I- Custo diretamente proporcional.
II- Custo ideologicamente proporcional.
III- Custo inversamente proporcional.
IV- Custo usualmente improporcional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e III estão corretas.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I e II estão corretas.
	 d)
	As opções III e IV estão corretas.
	9.
	Sistemas como de Autoidentificação (ID), como o código de barras e leitura óptica eletrônica, facilitam e aceleram a coleta e a troca de informações logísticas. Esses sistemas de ID substituem processos antigos de coleta e trocas de informações, baseados em papéis, geralmente suscetíveis a erros e executados em um tempo maior. Nesta perspectiva, analise as sentenças a seguir:
I- A Auto ID permite que os parceiros da cadeia de suprimentos acompanhem e comuniquem rapidamente os detalhes de movimentação, reduzindo probabilidades de erros, responsáveis por aumentos de custos.
II- Por natureza, exigem maior investimento por parte de seus usuários.
III- Por natureza, exigem menor investimento por parte de seus usuários.
IV- Clientes e consumidores recorrem cada vez mais à acessibilidade e ao acompanhamento de seus embarques e movimentações, utilizando sistemas baseados na internet.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	A internet pode ser usada eficientemente no planejamento do fluxo de pedidos ao longo de um canal de suprimentos. Com relação aos principais integrantes do canal de suprimentos, a saber, comprador, fornecedor e transportador, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Eles obtêm, por meio da melhora da coordenação, a redução dos custos dos pedidos e a melhoria dos serviços aos clientes.
(    ) Eles impõem burocracias nas quais dificultam o faturamento dos pedidos.
(    ) Eles podem, por meio da web, facilmente intercomunicar-se, intercambiar informações em tempo real e reagir com rapidez às mudanças imprevistas.
(    ) Eles criam bloqueios na criação de portais de trocas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
Pro

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais