Buscar

Fina Geologia Prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é sombra pluvial e como é formada.
Os ventos predominantes transportam o ar quente sobre os oceanos, onde ele ganha umidade na forma de vapor d’agua. Quando o ar úmido encontra as encostas das montanhas, ele ascende, esfria e condensa-se precipitando. Quando a massa de ar passa sobre as montanhas, o ar frio mergulha e se aquece. Sua umidade relativa diminui e uma encosta seca de sotavento ou uma sombra pluvial é formada.
Defina aquífero, nível freático e artesianismo.
a) Aqüífero: Camada que armazenam e transportam a água subterrânea em quantidades suficientes para o abastecimento.
b) Nível freático: Limite entre zona saturada e a zona não saturada.
c) Artesianismo: A água é levada até a superfície pela própria pressão da água, não precisa ser bombeada.
Tipos de rios. (não caiu na segunda prova)
a) Rios meandrantes: Os canais seguem formas de curvas e laços. São comuns em rios que fluem em declives suaves de planícies e terras baixas.
b) Rios entrelaçados: É aquele em que o canal subdivide-se numa rede encruzada de canais, os quais se reencontram num padrão parecido com tranças de cabelo
Tipos de padrão de drenagem.
a) Dentrítica: Suas ramificações são similares aos galhos de uma árvore.
b) Retangular: Desenvolvida num terreno rochoso e densamente fraturado, tende a seguir o padrão das fraturas.
c) Treliça: Desenvolvem-se em terrenos de vales e cristas alternados, onde as rochas com diferentes resistências à erosão estão dobradas em anticlinais e sinclinais.
d) Radial: Desenvolve-se num grande cume isolado tal como um grande vulcão.
Fale os nomes e anos da eras do período fanerozóico. 
Paleozoico (500-250Ma) -> Períodos: Quaternário,Neogeno e Paleogeno
Mesozoico(250-65Ma) -> Períodos: Cretáceo,Jurássico e Triássico
Cenozoico(65Ma-hoje) -> Períodos: Permiano,Carbonífero,Devoniano,Siluriano,Ordoviciano e Cambriano
Principais feições fisiográficas do Oceano atlântico: Plataforma Continental; Talude;Sopé Continental; Planície Abissal; Montes Submarinos; Vale em Rifte da Dorsal Mesooceanica; Monte Submarino Atlantis, Açores; Sopé; Talude; Plataforma Continental.
Como são formadas as ondas e marés? As ondas do mar sao formadas devido à ação do ventro sobre a superfície da agua,onde bem distante da orla ocorre um processo de transfência de energia do vento para a água e é responsável pelas pequenas deformaçoes na superfície(conhecida como ondas capilares); já as Marés sao geradas pela força gravitacional exercida pela lua.
Como a argila, areia e cascalho são transportados pelos rios?
Turbulência responsável pelo transporte sedimentar em suspensão,(argila), saltação (areia ) e rolagem e deslizamento ao longo do leito (areia e cascalho)
Qual a influência da movimentação do oceano no clima da Terra. As interacções entre o oceano e a atmosfera condicionam o clima mundial. Não só pela distribuição de calor no globo, através das correntes marinhas, como também pela sua importância no ciclo da água, já que sua area extensa de superficie aquática gera grande evaporação e é essencial para a regulagem das chuvas em nível mundial
Como a areia é depositada e retirada das encostas. Depositada por sedimentos erodidos de ondas das falésias, sedimentos erodidos por ondas longitudinais e sedimentos trazidos pelos rios, já Retirada é devido a sedimentos transportados para as dunas por ventos vindos do mar, sedimentos transportados pela deriva litoranea, e sedimentos transportados para aguas profundas por correntes e ondas de marés.
Quais são os tipos de intemperismo? Intempeirismo Físico: pela ação dos ventos, chuva, etc. Intemperismo Quimico: pela reaçao da agua da chuva com os componentes dos mineirais.
E a questão da bacia hidrográfica, como que delimitaria a área de uma bacia para estudar a fauna e flora?
 Área do terreno limitada por divisores de agua que vertem toda a sua agua para a rede de rios que a drenam, geralmente um rio muito grande.
14- Defina dobras e falhas?
As dobras se originam de grandes pressões que acontecem de maneira horizontal, tipicamente em rochas sedimentares, e propiciam o enrugamento do relevo. Já as falhas se formam a partir de movimentos horizontais e verticais de alta pressão, tipicamente nas rochas cristalinas. São formadas rupturas e fendas nas extensões rochosas, que geram o deslizamento entre elas. Resultam em escarpas e vales.

Outros materiais