Buscar

fina geologia prova 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[[10) Como são formados as rochas sedimentares? Quais são seus principais componentes? 
São formados pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas (conhecidas como rochas sedimentares clásticas); 
pela deposição dos materiais de origem biogénica; e pela precipitação de substâncias em solução. São formadas a partir da pressão exercida sobre as partículas de sedimentos carregados e depositados pela ação do ar(vento), gelo ou água. Conforme os sedimentos se acumulam, eles vão sofrendo cada vez mais pressão, se solidificando, num processo conhecido como litificação (formação rochosa) e os fluídos originais acabam sendo "expulsos". Componentes Arcabouço – fração clástica principal que dá nome a rocha, constituinte primário; Matriz: fração clástica mais fino, constituinte primário; Cimento: material fino precipitado a partir de soluções percolantes por ocasião dos processos diagenéticos, constituinte secundário. 
11) Quais são os tipos de rochas Sedimentares?
Sed. Clásticas: são formadas de partículas minerais derivadas de intemperismo/erosão de rochas pré-existentes, ex. arenitos.
Sed. Não Clásticas: são geradas pela litificação de partículas precipitadas de origem química inorgânica ou orgânica. São divididas em:*Químicas: formadas pela precipitação de substâncias que se encontram dissolvidas em soluções, ex. calcários químicos. *Organogênicas: formadas pela acumulação de restos derivados de animais ou vegetais, ex. carvão mineral. *Residuais: resultantes de solos endurecidos por precipitação de hidróxidos de Fe e Al e outros compostos, devido a intemperismo em climas tropicais, ex. lateritas.
12) O que são rochas metamórficas e quais seus principais tipos? 
Rocha proveniente de transformações sofridas por qualquer tipo de rochas preexistentes que foram submetidas a processos termodinâmicos, (efeitos de variação de temperatura e pressão) os quais produziram novas texturas e novos minerais que geralmente se expressam orientados segundo diferentes traçados (fenômeno de metamorfismo). São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).
13) Explique o que é foliação nas rochas metamórficas.
A palavra foliação pode ser usada como um termo genérico para descrever feições planares ou ondulatórias que se reproduzem de forma penetrativa no meio rochoso.
14) Serie de Reações de Bowen
Os magmas tendem a seguir uma sequência previsível de cristalização em termos dos principais minerais formadores de rochas, embora a proporção desses minerais na rocha final variará. Aqueles minerais que tendem a cristalizar a altas temperaturas são mostrados próximos ao topo da série e são chamados pirogenéticos; os últimos, minerais de baixa temperatura estão próximos a base. Em geral os primeiros minerais que cristalizam têm relativamente pouca sílica, são óxidos, ideomorfos (forma cristalina quase perfeita) e anidros, de tal maneira que o magma residual remanescente após sua cristalização é mais enriquecido em sílica em relação a sua composição inicial.
15) Ciclo de Milankovitch
A variação orbital ou ciclo de Milankovitch é a teoria mais aceite que tem como objectivo explicar a mudança do clima no planeta Terra.Sabe-se que estas variações ocorrem periodicamente e fazem com que a radiação solar que chega à superfície terrestre tenha diferente intensidade em cada zona do planeta. Milankovitch defende que e a excentricidade orbital e a inclinação do eixo terrestre influenciam as mudanças de clima do planeta. Referente à excentricidade da orbita terrestre concluímos que ela tem um período de cerca de 100.000 anos e vai mudando gradualmente de acordo com a elipse circular. Em relação à inclinação do eixo terrestre sabemos que no presente o seu eixo em relação ao plano da sua orbita tem uma inclinação de 23.5 graus e oscila num período de cerca de 25.000 anos. Estas variações no eixo da Terra vão dar origem as estações do ano.
16)Falha Geológica 
Em geologia, uma falha geológica é uma descontinuidade que se forma pela fratura das rochas superficiais da Terra(até cerca de 200 km de profundidade) quando as forças tectônicas superam a resistência das rochas. A zona de ruptura tem uma superficie geralmente bem definida, denominada “plano de falha” e sua formação é acompanhada de um deslizamento de rochas tangencial a este plano.
Os elementos de uma falha são:Plano da falha: Plano ou superfície ao largo da qual se distribuem os blocos que se separam na falha. Com frequência, o plano de falha apresenta estrias, que originam-se pelo atrito dos dois blocos.Lábio levantado: Também chamado Bloco Superior, é o bloco que localiza-se acima do plano de falha.Lábio fendido: Também chamado Bloco Inferior, é o bloco que localiza-se abaixo do plano de falha.As seguintes características permitem descrever as falhas:Direção: Ángulo que forma uma linha horizontal contida no plano de falha com a extremidade norte-sul.Encosta: Ángulo que forma o plano de falha com a horizontal.Salto de falha: Distância entre um ponto dado de um dos blocos (por exemplo, uma das superfícies de um extrato) e o correspondente ao outro, tomada ao largo do plano de falha.Escarpa: Distância entre as superfícies dos dois lábios, tomada em vertical.Espelho de falha: é a superficie plana ainda que com leve declive, que se projeta ao largo da escarpa da falhaFacetas triangulares: são espelhos de falhas que mostram o corte produzido em um filamento montanhoso quando a falha se apresenta em forma perpendicular à direção do mesmo filamento montanhoso mencionado. Tanto a parte fendida como o próprio espelho de falha possuem aspecto triangular, de onde origina-se seu nome.Falhas metamórficas: são falhas exteriores que se dispôem uma sobre a outra.
Epicentro e Hipocentro
Epicentro: Termo que designa, em geologia, o ponto da superfície terrestre onde se registra a intensidade máxima de um movimento sísmico, ponto da superfície terrestre diretamente acima do foco de um terremoto.
Hipocentro:Ponto ou região no interior da Terra que é o foco de um abalo sísmico ou terremoto.
O foco é o local onde as rochas tensionadas sofrem ruptura ou deslocamento de forma a se produzirem ondas elásticas que se propagam pelas rochas produzindo um terremoto.
Intemperismo, também conhecido como metáfora, é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas.O termo intemperismo é aplicado às alterações físicas e químicas a que estão sujeitas as rochas na superfície da Terra, porém esta alteração ocorre in situ, ou seja, sem deslocamento do material. Este fenômeno é de grande importância para a formação e constante mudança no relevo terrestre, junto com a erosão. O intemperismo é de grande importância também na formação dos solos, pois em algumas regiões onde há grandes formações rochosas a fixação de plantas é mais difícil em relação a regiões de solo estruturalmente menos rochosos.
Quais são as GEOSFERAS da terra?
Atmosfera – Invólucro gasoso que se estende desde a superfície terrestre até uma altitude de cerca de 100km.
Hidrosfera – A esfera da água, compreende todos os oceanos, lagos, rios e a água subterrânea;
Biosfera- Toda matéria orgânica relacionada á vida próxima à superfície terrestre;
Litosfera – Espessa camada rochosa da terra solida que compreende a crosta e a parte superior do manto até uma profundidade média de cerca de 100km, forma as placas tectônicas;
Astenosfera- Fina camada dúctil do manto sob a litosfera que se deforma para acomodas os movimentos horizontais e verticais das placas tectônicas;
Manto inferior – manto sob a Astenosfera, estendendo-se desde cerca de 400 km até o limite núcleo-manto;
Nucleo Externo – camada liquida composta predominantemente por ferro liquefeito.
Nucleo Interno – esfera mais interna constituída predominantemente de ferro sólido. 
Qual o mecanismo responsável pela movimentação de placas tectônicas?
A teoria Tectônicade placas postula que a crosta terrestre, mais precisamente a litosfera, está quebrada em um determinado número de placas rígidas, que se deslocam com movimentos horizontais, que podem ser representados como rotações com respeito ao eixo que passa pelo centro da Terra.  Essas movimentações ocorrem porque a Litosfera, mais leve e fria, praticamente “flutua” sobre o material mais quente e denso e parcialmente fundido, existente no topo da Astenosfera. É nessa parte viscosa que são geradas as correntes de convecção, supostamente o mecanismo que proporciona a movimentação das placas tectônicas. Qual são os limites existentes entre as placas tectônicas?
Existem 3 tipos de contatos entre as placas tectônicas proporcionados por movimentações com sentido divergente, convergente, de deslocamento horizontal ou falha transformante. Placas Divergentes Ocorre quando as placas se movimentam para direções contrárias entre si. Esse processo acontece principalmente nas áreas ao longo das cadeias meso-oceânicas. Quando as placas se afastam uma da outra, o material em estado de fusão - o magma - existente no topo da astenosfera, sobe através das fendas, situadas na crista das cadeias submarinas, e extravasa-se formando um novo fundo oceânico. Movimento de Placas Convergentes Este caso ocorre quando duas placas se chocam. Na maior parte das vezes, uma delas desliza por debaixo da outra, formando profunda trincheira que penetra pelo fundo oceânico. A placa inferior desliza no interior da astenosfera segundo um plano inclinado. Ao subsidir para zonas mais profundas da astenosfera a placa rígida encontra altas temperaturas podendo ser parcialmente fundida. Esse novo magma, que é menos denso que as rochas circunvizinhas, sobe através de zonas de fraqueza da crosta e extravasa-se sob a forma de vulcões.
Movimento Horizontal ou de Falha Transformante Separa placas que estão se deslocando lateralmente. O atrito entre as placas é grande de modo que podem ocorrer grandes esforços e deformações nas rochas que, periodicamente, são liberados por meio de grandes terremotos.
4) Como foi oriundo o Hawaí?
Através de um ponto quente (hotSpot) que se encontra no pacifico, gera uma atividade vulcânica, fazendo emergir uma ilha vulcânica, como o movimento das placas, este vulcão muda de posição, ficando assim inativo e dando lugar a origem de outra ilha vulcânica, formando cinturões de ilhas vulcânicas. Em alguns locais do planeta, grandes colunas de magma com posições fixas ascendem à superfície na forma de vulcões. Estes locais são conhecidos como pontos quentes e são responsáveis pela formação de cadeias de ilhas vulcânicas, como as ilhas do Havaí. Estas ilhas não se formaram em simultâneo, mas tiveram origem no mesmo ponto quente, situado debaixo da Placa do Pacífico. Conforme esta placa se desloca para oeste, as ilhas afastam-se do ponto onde se formaram e deixam de ter atividade vulcânica. Logo, quanto mais longe estiver do ponto quente, mais antiga é a ilha.
5) O que é um mineral?
Minerais são substâncias de origem inorgânica e natural que ocorrem na natureza no estado sólido, com uma composição química definida.
6) Qual o grupo de minerais mais abundantes na terra?
 São os silicatos. Composição a molécula (SiO²), que junto com outros componentes químicos formam vários tipos de silicatos. Silicatos são 90 % da crosta terrestre e formam-se pelo resfriamento de magma vulcânicos. 
7) O que é uma rocha? 
Rocha é um agregado natural composto por alguns minerais ou por um único mineral, podendo ou não conter vidro vulcânico. Podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas.
8) Como as rochas ígneas são formadas? Classifique quanto aos formatos.
As rochas ígneas são formadas por meio do resfriamento de magmas, sendo consideradas como rochas primárias, ou seja, de origem líquida. A energia formadora das rochas ígneas de magmas é o calor interno da Terra. O resfriamento dos magmas pode ocorrer tanto na superfície quanto no interior da Terra. Intrusivas ou plutônicas (formadas em grande profundidade), resfriamento lento; apresenta grande número de cristais observáveis; são aquelas originadas pela solidificação de uma lava vulcânica no interior da crosta. Ex: granito. / Extrusivas ou vulcânicas: são resultantes da solidificação de uma lava na superfície, tendem a ser vítreas, devido ao resfriamento rápido. Ex: basalto, riolito:
9) Defina Rochas félsicas, máficas, acidas ou básicas.
Rochas félsicas: são minerais normalmente silicatos, com baixo teor de magnésio e ferro e, geralmente, de densidade baixa.
Rochas Máficas: rica em ferro e magnésio e pobre em sílicas. Ácida – quando o teor de silício for superior a 65%. Básica- teor de silício entre 45% e 52%;
Rochas sedimentares: são produto de uma cadeia de processos que ocorrem na superfície terrestre e se iniciam pelo intemperismo.As rochas que sofrem o intemperismo perdem sua coesão e passam a ser erodidas e transportadas por diferentes agentes (água, gelo, vento, gravidade) até sua sedimentação em depressões da crosta terrestre, denominadas bacias sedimentares.Segundo sua origem, as rochas sedimentares podem se classificadas em detríticas(ou clásticas) e químicas (ou não clásticas): Detríticas - resultam da agregação de fragmentos de minerais ou de outras rochas, dentre as quais podemos citar os arenitos, os sienitos e o diabásio.- Químicas - resultam da agregação de sedimentos provenientes principalmente da dissolução química de outras rochas. Segundo sua composição, as rochas químicas podem ser classificadas como inorgânicas - formadas pela precipitação de sais a partir de soluções aquosas saturadas (como, por exemplo, o evaporito e o laterito) - ou orgânicas, como o caso dos calcários, formados de sedimentos provenientes da decomposição de organismos em ambientes marinhos (conchas e corais).As rochas sedimentares fornecem importantes informações sobre as variações ambientais ao longo do tempo geológico. Os fósseis preservados nessas rochas são a chave para a compreensão da origem e da evolução humanas. Exemplos de rochas sedimentares: arenito, argilito, calcário, siltito, tempestito, conglomerado, turbidito,Rochas metamórficas: assim como as rochas ígneas, as metamórficas podem ser levadas, por meio de processos geológicos, a condições diferentes daquelas nas quais se formaram. Ou seja, elas se originam das transformações na composição e na estrutura de qualquer tipo de rocha.
Essas transformações ocorrem principalmente devido à ação de elevadas temperaturas e pressões sobre as rochas originais. O estudo das rochas metamórficas permite identificar grandes eventos geotectônicos ocorridos no passado, fundamentais para o entendimento da atual configuração dos continentes.
As cadeias de montanhas - como os Andes, os Alpes e o Himalaia - são grandes deformações da crosta terrestre, resultado de colisões de placas tectônicas. As elevadas pressões e temperaturas existentes no interior das cadeias de montanhas durante sua formação são o principal mecanismo criador de rochas metamórficas. Exemplos de rochas metamórficas: ardósia, gnaisse, xisto, mármore, itabirito, etc.

Outros materiais