Buscar

AVA 2 EDUCAÇÃO E CURRICULO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
Considerando que crianças de seis anos já estavam frequentando regularmente a pré-escola e a 1ª série, o governo consolidou o Ensino Fundamental de Nove Anos. Qual o Ministério responsável por fazer cumprir a função de prestar assistência técnica e financeira, garantindo um padrão mínimo de qualidade aos sistemas de ensino?
	
	
	a) da Ciência e Tecnologia
	
	
	b) da Integração Nacional
	
	
	c) da Educação
	
	
	d) do Planejamento
Pergunta 2
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96), afirma que a educação básica compõe-se das seguintes etapas:
	
	
	a) Educação fundamental, Ensino médio e Educação superior;
	
	
	b) Ensino fundamental e médio;
	
	
	c) Educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;
	
	
	d) Creches, Pré-escola e Ensino Fundamental.
Pergunta 3
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais (Resolução CNE/CEB nº 04/2010) traçam as novas diretrizes para a educação básica. O art. 4º apresenta os princípios norteadores que orientam todo o processo de elaboração das diretrizes. 
Todas as diretrizes curriculares estão corretas, exceto:
	
	
	a) Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola.
	
	
	b) Posicionamento individual nos grupos que integra  para demonstrar sua autonomia.
	
	
	c) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
	
	
	d) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
Pergunta 4
Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, e por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. (LDBEN 9394/96). Marque a opção que não corresponda os conteúdos obrigatórios na base nacional comum do ensino médio:
	
	
	a) Língua Portuguesa
	
	
	b) Educação Física
	
	
	c) Conhecimento  do mundo físico e natural
	
	
	d) Matemática
Pergunta 5
Sobre o ensino religioso das escolas públicas, é correto afirmar:
	
	
	a) O indivíduo, desde criança, tem o dever de aceitar a religião oficial do país.
	
	
	b) A inserção social do cidadão, sob esse ponto de vista, é caracterizado pelo direito de mudar de religião por determinação voluntária, com restrições de ordem civíl.
	
	
	c) O Estado brasileiro, no plano social, propicia a caracterização do cidadão com vínculos na origem do nascimento, etnias e religiões.
	
	
	d) O ensino religioso, de matrícula facultativa, constitui disciplinas dos horários normais das escolas públicas do ensino fundamental, sendo oferecido, sem ônus para os cofres públicos, de acordo com as preferências manifestas pelos alunos ou por seus responsáveis.
Pergunta 6
A Resolução CNE/CEB nº 07/2010, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Do Art. 9 ao  Art. 15 estão traçadas as orientações para o planejamento da organização curricular a ser definida no projeto pedagógico.
 
Todas as orientações sobre organização curricular estão corretas, exceto:
 
	
	
	a) A base nacional comum é definida no Quadro Curricular com quatro áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares.
	
	
	b) A carga horária de cada componente curricular é definida pelas equipes da escola.
	
	
	c) É obrigatória a oferta de todos os componentes curriculares da base nacional comum  definidos nas diretrizes curriculares nacionais nas escolas do ensino fundamental e médio.
	
	
	d) A Música é componente curricular obrigatório da Base Nacional Comum.
Pergunta 7
Algumas escolas optam por adotar a concepção de currículo tradicional, sendo assim, mais conteudista. Outra característica é uma gestão centralizadora. Já outras escolas optam por um currículo mais construtivista tomando como suporte uma gestão pedagógica mais democrática, baseada em um Projeto Político Pedagógico renovado. Marque a opção que se refere à proposta de currículo tradicional.
	
	
	a) O currículo é entendido como um conjunto de componentes curriculares, programas, listas de conteúdos, apresenta uma dicotomia entre a esfera da decisão e a da execução. 
	
	
	b) O currículo, do ponto de vista teórico-metodológico, é uma proposta de mediação, fruto da tensão entre a intencionalidade (projeção da finalidade), e a realidade (análise da realidade) que se tem, buscando a articulação entre a proposta curricular e o projeto pedagógico.
	
	
	c) Na perspectiva crítica os educadores consideram como objetivo central da educação e do currículo  a formação humana do aluno, no sentido de que possam usufruir dos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade e que possam, também, atuar criticamente na sociedade.
	
	
	d) A concepção de currículo renovadora trabalha com o recorte da cultura, respeito à diversidade e às etnias, colocam em pauta a organização da escola como um todo, favorece a sistematização da prática pedagógica no âmbito da instituição.
Pergunta 8
Uma Escola Estadual desenvolveu, no âmbito de seu planejamento curricular, um projeto de preservação do meio ambiente junto à comunidade, em parceria com uma organização não governamental (ONG). O projeto se referia à coleta seletiva e tratamento de lixo e teve efeitos tanto no aspecto geral da escola quanto no bairro. Para se concretizar na prática educativa, o planejamento no qual se inseriu o projeto teve por base:
	
	
	a) na análise das técnicas de ensino, haja vista a neutralidade que apresentam, quando devidamente utilizadas;
	
	
	b) no estudo do contexto cultural, político e econômico da comunidade escolar e do seu entorno;
	
	
	c) nos pressupostos que estruturam a criação da ONG;
	
	
	d) no estudo da Cultura, visando à manutenção do pensamento hegemônico e, por decorrência, da estrutura social.
Pergunta 9
Quais são os elementos fundamentais que acompanham o processo de construção da Proposta Curricular de uma escola?
	
	
	a) Visão da cultura e do fracasso escolar,
	
	
	b) Visão de trabalho coletivo e visão tradicionalista
	
	
	c) Visão de mundo, visão de homem, visão de sociedade, visão da cultura.
	
	
	d) Visão administrativa educacional, visão de projeto coletivo tradicionalista.
Pergunta 10
A escola ao elaborar o seu currículo, precisa observar algumas diretrizes fundamentais. Marque a alternativa incorreta que não contemple essas diretrizes.
	
	
	a) Na organização da proposta curricular, deve-se assegurar o entendimento de currículo como experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeado pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados.
	
	
	b) O Currículo deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e  a ordem democrática.
	
	
	c) A organização do percurso formativo deve ser fechado e contextualizado, de forma a privilegiar as peculiaridades do meio e características e interesses  dos professores.
	
	
	d) A organização curricular deve incluir não só os componentes curriculares centrais obrigatórios, previstos na legislação e nas normas educacionais, mas outros também, de modo flexível e variável, conforme cada projeto escolar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais