Buscar

assntos da av2 de solos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os principais objetivos de uma exploração de subsolo são: 
Determinação da profundidade e espessura de cada camada do solo e sua extensão na direção horizontal 
Determinação da natureza do solo: compacidade dos solos grossos e consistência dos solos finos.
Profundidade da rocha e suas características (litologia, mergulho e direção das camadas, espaçamento das juntas, planos de acamamento, estado de decomposição)
 Localização do nível d’água (NA) Obtenção de amostras (deformadas e/ou indeformadas) de solo e rocha para determinação das propriedades de engenharia .
Determinação das propriedades "in situ" do solo por meio de ensaios de campo.
O programa de investigação do subsolo, deve levar em conta o tipo e a importância da obra a ser executada, isso quer dizer que, determinadas estruturas como túneis, barragens e grandes edificações exigem um conhecimento mais minucioso do subsolo, do que, aquele necessário à construção de uma pequena residência térrea, por exemplo.
CASA DE 1 PAVIMENTO Investigar 2 a 3 m de profundidade caso o solo seja bom Investigar até o solo bom caso o solo seja mole 
PRÉDIOS DE GRANDE DIMENSÕES Investigar até a rocha ou mais 
BARRAGEM Investigar até passar da rocha 
VIADUTO Investigar até a rocha OU MAIS...
SONDAGEM É TEMPORAL: UMA SONDAGEM FEITA EM UMA ÉPOCA NÃO SERVE PARA OUTRA. 
 SONDAGEM É ESPACIAL: SONDAGENS EM UM MESMO SOLO DARÃO RESULTADOS DIFERENTES VARIANDO A LOCALIZAÇÃO DOS FUROS.
Etapas na investigação Geotécnica
Reconhecimento: Nesta etapa procura−se obter todo o tipo de informação necessária ao desenvolvimento do projeto, através de documentos existentes (mapas geológicos, fotos aéreas, literatura especializada) e visita ao local.
Prospecção
Localizada: Deve fornecer os dados suficientes para a localização das estruturas principais e estimativas de custos. Nesta fase serão executados os ensaios in situ e retirada de amostras para investigação por meio de ensaios de laboratório, etc.
Preliminar : são feitas investigações adicionais com o objetivo de solucionar problemas específicos
Complementar: Deverá ser realizada quando as informações obtidas nas fases anteriores são insuficientes para um bom desenvolvimento do projeto.
Classificação dos métodos de investigação geotécnica
Métodos DIRETOS: São perfurações executadas no subsolo destinadas a observar diretamente as diversas camadas do solo, em furos de grande diâmetro, ou obter amostras ao longo do perfil, em furos de pequenos diâmetros.
MANUAIS : Poços, Trincheiras, Sondagem a trado
MECÂNICOS: Sondagem a percussão, Sondagem rotativa, Sondagem mista
Métodos INDIRETOS: Os métodos ditos indiretos de prospecção são aqueles em que a determinação das propriedades das camadas do subsolo é feita indiretamente pela medida de um parâmetro geofísico, geralmente resistividade elétrica ou velocidade de propagação das ondas no meio. Os índices medidos mantêm correlações com a natureza geológica dos diversos horizontes, podendo−se ainda conhecer as suas respectivas profundidades e espessuras.
Métodos SEMIDIRETOS: Os métodos semidiretos de prospecção são aqueles que não permitem coleta de amostras e visualização do tipo de solo, sendo as características de comportamento mecânico, obtidas por meio de correlações com grandezas medidas na execução do ensaio. 
Locação dos furos de sondagem
Poços são perfurados manualmente com o auxílio de pás e picaretas, sendo a profundidade máxima limitada pela presença do nível d’água ou desmoronamento das paredes laterais. O diâmetro mínimo do poço deve ser da ordem se 60cm, para permitir a movimentação do operário dentro do mesmo. Os poços permitem, através do perfil exposto em suas paredes, um exame visual das camadas do subsolo e de suas características de consistência e compacidade, bem como, a coleta de amostras indeformadas na forma de blocos.
VALAS E TRINCHEIRAS: São valas escavadas mecanicamente por meio de escavadeiras. Permitem um exame visual e contínuo do subsolo, segundo uma direção e permitem, também, coleta de amostras deformadas e indeformadas. 
SONDAGEM A TRADO: A sondagem a trado é uma perfuração executada manualmente no subsolo com o auxílio de trados. A perfuração é feita com os operadores girando a barra horizontal acoplada a hastes verticais, em cuja extremidade encontra−se o elemento cortante (broca ou cavadeira).
SONDAGEM A PERCUSSÃO - SPT : É o método de sondagem mais empregado no Brasil, principalmente em prospecção do subsolo para fins de fundações. Permite tanto a retirada de amostras deformadas e determinação do NA, quanto a medida do índice de resistência a penetração dinâmica (SPT), o qual é usado para obter, através de correlações, o comportamento de resistência ao cisalhamento do solo, dentre diversos outros parâmetros do solo. A quantidade de golpes para o amostrador padrão penetrar 30 cm com um peso de 65 kg caindo de uma altura de 75 cm.
Equipamentos de campo para SPT 
Tripé com sarrilho, roldana e cabo 
Tubos de revestimento
 Hastes de aço roscável 
Amostrador padrão bipartido, dotados de dois orifícios laterais para saída de água e ar
Martelo cilíndrico ou prismático com coxim de madeira para cravação das hastes e tubos de revestimento (peso = 65 Kg)0
Conjunto motor-bomba para circulação de água na perfuração 
Trépano 
Trados
ETAPAS DE UMA SONDAGEM SPT
1º - Determinação dos locais dos furos na planta: Definir na planta do terreno os locais que serão feitos os furos de sondagem seguindo a NBR 8036 
2º - Locação dos furos: Ir no campo com a equipe de topografia e marcar os furos com piquetes.
 3º - Levar os equipamentos para o campo nas demarcações dos piquetes juntamente com a equipe de sondagem. 
4º - Montar os equipamentos, cuidado especial na montagem da torres para evitar tombamentos durante a sondagem
 5º - Cravar um tubo de revestimento de 1 m de comprimento e o retira
6º - A primeira amostra é retirada da profundidade de 1 a 1,45 m 
7º - Colocam o amostrador dentro do furo , acoplam outra haste de 1 m e marcase 3 segmentos de 15 cm.
 8º - Inicia o procedimento dando golpes (martelo padrão de 65 Kg caindo de uma altura de 75 cm)para que afunde as 3 partes de 15 cm
 9º - Para cada número de golpes usados em cada marcação de 15 cm, anota-se o número de golpes utilizado.
 10º - Depois, retira-se o amostrador e coleta-se a amostra de campo, guarda-se essas amostras para posterior análise em laboratório.
Vantagens da Sondagem SPT
Custo relativamente baixo
 Facilidade da execução e possibilidade de trabalho em locais de difícil acesso
 Permite descrever o subsolo em profundidade e a coleta de amostras 
Fornece um índice de resistência a penetração correlacionável com a compacidade ou a consistência dos solos 
Possibilita a determinação do nível freático
MAIOR EMPREGO DE SONDAGENS SPT
PROJETOS DE FUNDAÇÕES: 
A sondagem rotativa é empregada na perfuração de rochas, matacões e solos de alta resistência. Tem como objetivo principal a obtenção de testemunho (amostras de rocha) para identificação das descontinuidades do maciço rochoso, mas permite ainda a realização de ensaios "in situ", como por exemplo o ensaio de perda d’água ou infiltração.
Sondagem mista é aquela em que são executados os processos de percussão associados ao processo rotativo. Os dois métodos são alternados de acordo com as camadas do terreno. É recomendada para terrenos com presença de blocos de rocha, matacões, sobrejascentes a camadas de solo. 
ATV DE SOLOS 
METADOS INDERETOS:  Métodos indiretos: São aqueles em que a determinação das propriedades das camadas do subsolo são extraídas indiretamente pela medida, seja da sua resistividade elétrica ou da velocidade de propagação de ondas elásticas. Os índices medidos mantêm correlações com a natureza geológica dos diversos horizontes, podendo-se ainda conhecer as suas respectivas profundidades e espessuras. Incluem-se nessa categoria os métodos geofísicos. Ex: Sísmica de refração; Eletrorresistividade.
FONTE: http://geotecniaefundacoes.blogspot.com.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes