Buscar

Direito Civil - 2º Semestre (Aula III)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito Civil – 2º Semestre (Aula III)
Dos Bens
Aquisição de bens móveis
Usucapião
Conforme o Código Civil:
“Art. 1.260. Aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade.”
“Art. 1.261. Se a posse da coisa móvel se prolongar por cinco anos, produzirá usucapião, independentemente de título ou boa-fé.”
Por ocupação
“Art. 1.263. Quem se assenhorear de coisa sem dono para logo lhe adquire a propriedade, não sendo essa ocupação defesa por lei.”
Trata-se da apropriação de bens móveis que não tem dono (res nullius).
Achado do tesouro
“Art. 1.264. O depósito antigo de coisas preciosas, oculto e de cujo dono não haja memória, será dividido por igual entre o proprietário do prédio e o que achar o tesouro casualmente.”
São os bens móveis guardados e esquecidos pelo seu dono, em imóveis vendidos. O bem passa a ser propriedade daquele que possui o imóvel, dividido entre a parte que achou o bem móvel e o proprietário das terras, ou ainda, inteiramente do proprietário caso ele mesmo tenha encontrado o bem.
Tradição
“Art. 1.267. A propriedade das coisas não se transfere pelos negócios jurídicos antes da tradição.
Parágrafo único. Subentende-se a tradição quando o transmitente continua a possuir pelo constituto possessório; quando cede ao adquirente o direito à restituição da coisa, que se encontra em poder de terceiro; ou quando o adquirente já está na posse da coisa, por ocasião do negócio jurídico.”
A tradição é caracterizada pela entrega do bem móvel a outra pessoa. O pagamento do bem móvel não transfere a propriedade, mas sim o ato da sua entrega. Havendo o pagamento e o proprietário recusar-se a entrega o bem, ajuíza-se uma ação de obrigação de fazer.
Tratando-se de empréstimo de objeto pecuniário (dinheiro), a tradição apenas concretiza-se após o término da contagem da quantia.
Especificação
“Art. 1.269. Aquele que, trabalhando em matéria-prima em parte alheia, obtiver espécie nova, desta será proprietário, se não se puder restituir à forma anterior.”
Quando um bem móvel (matéria prima) sofre melhorias, este transfere-se automaticamente ao autor, no entanto, deve-se haver a indenização do antigo proprietário no valor do bem.
Confusão, comissão/comistão e adjunção
“Art. 1.272. As coisas pertencentes a diversos donos, confundidas, misturadas ou adjuntadas sem o consentimento deles, continuam a pertencer-lhes, sendo possível separá-las sem deterioração.
§ 1º Não sendo possível a separação das coisas, ou exigindo dispêndio excessivo, subsiste indiviso o todo, cabendo a cada um dos donos quinhão proporcional ao valor da coisa com que entrou para a mistura ou agregado.
§ 2º Se uma das coisas puder considerar-se principal, o dono sê-lo-á do todo, indenizando os outros.”
- Confusão: Mistura de líquidos, sem a possibilidade de separação;
- Comissão/comistão: Mistura de dois sólidos, sem a possibilidade de separação bem como identificação dos sólidos;
- Adjunção: Junção de dois sólidos, sem a possibilidade de separação mas sendo visível a composição de cada bem.
Bens fungíveis e infungíveis
Fungíveis
São “os móveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade”, dispõe o art. 85 do Código Civil. (Bens com finalidade de consumo).
Infungíveis
São os bens insubstituíveis, seja pelo seu valor econômico ou sentimetal. (Bens com finalidade de uso).
Bens consumíveis e inconsumíveis
Bens consumíveis
Conforme art. 86 do Código Civil “são consumíveis os bens móveis cujo uso importa destruição imediata da própria substância, sendo também considerados tais os destinados à alienação.”, ou seja, aqueles que se esgotam com rapidez.
- Bens consumíveis de fato (natural ou materialmente consumíveis): aqueles cujo uso importa destruição imediata da própria substância. Extinguem-se pelo uso normal, exaurindo-se num só ato, como os alimentos.
- Bens consumíveis juridicamente (de direito): os bens consumíveis que se destinam à alienação, como as mercadorias de um supermercado.
Bens inconsumíveis
Inconsumíveis são os bens que podem ser usados continuadamente, ou seja, os que permitem utilização contínua, sem destruição imediata da sua substância.

Outros materiais