Buscar

A teoria do campo psicológico, kunt lewnin

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unip-psicologia
Lilyane Pires de Morais
 A teoria do campo psicológico, formulada por Lewin, afirma que as variações individuais do comportamento humano com relação à norma são condicionadas pela tensão entre as percepções que o indivíduo tem de si mesmo e pelo ambiente psicológico em que se insere, o espaço vital, onde abriu novos caminhos para o estudo dos grupos humanos. Dedicou-se às áreas de processos sociais, motivação e personalidade, aplicou os princípios da psicologia da Gestalt.
 
 Lewin desenvolveu a pesquisa-ação (Action-Research), tentando com ela dar conta de dois problemas levantados pela sociedade em sua época: os problemas sociais e a necessidade de pesquisa. Fez isso, pois nem sempre a pesquisa social pode ser levada para os laboratorios. Infelizmente, na época de hoje também, existem muitas fontes de pesquisa que não são confiáveis. Não podemos deixar de falar da teoria de três etapas (descongelamento, movimento e recongelamento) de Lewin que revolucionou a ideia de mudança em organizações.
É mais acertado caracterizar Lewin como um pos-gestalista, visto que ele não se identifica totalmente com os princípios da Escola da Gestalt, rejeita por exemplo o principio do isoformismo, isto é, o fato de que fenômenos psicológicos como a percepção ou o pensamento, tem um substrato fisiológico.
Partindo da idéia gestaltista de que a psicologia deve estudar a totalidade da experiência, Lewin toma o conceito de campo, que os gestaltistas tinham utilizado no estudo da percepção, e o introduz na área da motivação e do desenvolvimento da personalidade, que foi inicialmente objeto de estudo de sua psicologia topológica.
No entanto, a explanação da teoria do campo não é tarefa fácil, devido à atitude pouco sistemática de Lewin e à ambigüidade com que ele utilizava alguns dos conceitos centrais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais