Buscar

COERÇÃO E SUAS IMPLICAÇOES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COERÇÃO E SUAS IMPLICAÇOES 
MURRAY SIDMAM
TEMA: CAPÍTULO 5 – TORNANDO-SE UM CHOQUE
O que são efeitos colaterais da punição?
Efeitos colaterais são consequências não esperadas provenientes de punição. Pode-se citar como efeito colateral, medo, raiva, agressão entre outros.
Como devem ser considerados os chamados efeitos colaterais da punição?
Devem ser chamados de efeitos principais; efeitos reais; efeitos primários. Uma vez que qualquer tipo de coerção pode causar alguma consequência não esperada.
DE MAL A PIOR: COMO NOVOS PUNIDORES SÃO CONSTRUÍDOS
Punidores naturais
Os punidores naturais são construídos quando é produzida uma consequência que ameaça a vida. Ou seja, são construídos quando necessitamos de um certo “limite”. Exemplo: Uma criança aprende que se colocar a mão no fogo irá se queimar.
Punidores condicionados
São estímulos eventualmente neutros que se transformam em punidores condicionados a partir do momento que aumenta a probabilidade de causar um efeito colateral.
Agir ou deixar de agir de determinada forma de acordo com a probabilidade de se ganhar ou sofrer as consequências.
Punidores condicionados
Como são criados reforçadores e punidores condicionados
Reforçadores e punidores são criados quando um evento aumenta a frequência de ações que impedem ou enceram de acontecer uma ação seguida por ele.
A IMPOTÂNCIA DA PUNIÇÃO CONDICIONADA
Primeiro efeito colateral da punição
“O primeiro efeito da punição é dar a qualquer sinal de punição a habilidade para punir por si mesmo. Assim como um elemento ambiental que leva a reforçamento positivo perde seu status neutro e torna-se ele mesmo um reforçador positivo, um elemento que leva a punição, torna-se ele mesmo um punidor.” (Sidman – 2009).
Razões pelas quais devemos nos preocupar com este primeiro efeito colateral da punição.
O ambientes que somos punidos tornar-se-á um punidor e tenderemos a fugir desse ambiente, evitaremos por completo. Com esses efeitos colaterais nossas vidas se tornarão menos satisfatórias e assim, devemos nos preocupar com a punição se tornado ela própria uma punidora.
Aspecto mais significativo sobre o primeiro efeito colateral da punição.
Pessoas que usam a punição tornam-se elas mesmas uma punição. Assim, quem é punido por essa pessoa, irá evitá-la ao máximo, pois o punidor torna a vida insatisfatória.
ATÉ ONDE O QUE VOCÊ SABE SOBRE O BEHAVIORISMO É VERDADEIRO?
Nazaré Costa
O Behaviorismo é necessariamente superficial e não consegue lidar com as profundezas da mente ou da personalidade?
Para os psicólogos behavioristas, o ser humano interage com o seu meio. Além disso, o seu comportamento é fruto dessa interação, logo, o tratamento visa modificar aspectos ambientais e privados que possam modificar a forma como o homem se comporta. Skinner (2003) nos fala que ninguém é capaz de dar uma explicação completamente adequada do que é a personalidade, por ser um dos mais complexos assuntos do campo psicológico. 
O Behaviorismo limita-se à previsão e ao controle do comportamento e não apreende o ser, ou a natureza essencial do homem?
Se esta for tomada como a consciência, a resposta é não. Mas se admitirmos a transcendência como essência humana, a resposta é sim, já que o Behaviorismo jamais aceitaria uma explicação metafísica para o comportamento humano, colocando em segundo plano a interação homem-ambiente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes