Buscar

Questões sobre SI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade do Estado do Amapá
Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Introdução à Informática
Docente: Isaias Loureiro Tavares
Discente: Augusto dos Santos De Almeida
Turma: EPR 17.1
Questões sobre SI
1) Quais são os elementos considerados básicos na especificação de um sistema, segundo C. W. Churchman? Explique e exemplifique cada um deles.
Objetivos, saídas, entradas, recursos, processos, ambientes e feedback são os elementos básicos na especificação de um sistema. Objetivos: são do sistema como um todo. Exemplo: as metas que devem ser alcançadas num projeto. Saídas: são os resultados do processo de conversão e podem ser considerados como resultados, êxitos ou benefícios. Exemplo: O sistema terá saldo positivo se seus objetivos forem alcançados.
2) Quais os elementos considerados básicos para a especificação de um sistema no paradigma entrada-saída? Compare com os elementos da questão anterior.
Um sistema possui três componentes ou funções básicos em interação:
Entrada - envolve a captação e reunião de elementos que entram no sistema;
Processamento - processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto;
Saída - transferência de elementos produzidos na transformação até seu destino final. 
3) Como os sistemas podem ser classificados? Exemplifique cada um dos tipos.
Os sistemas podem ser classificados como Sistema Aberto: Um sistema que interage com outros sistemas em seu ambiente é chamado de um sistema aberto (conectado com seu ambiente pela troca de entrada e saída).
Sistema Adaptável: Um sistema que tem a capacidade de transformar a si mesmo ou seu ambiente a fim de sobreviver é chamado de um sistema adaptável. 
 4) Conceitue dado, informação, conhecimento e competência. 
Dado: Pode ser definida como uma informação armazenada em um dispositivo de processamento. 
Informação: é um conjunto de fatos organizados de forma a apresentar um valor agregado. 
Conhecimento: é uma informação valiosa da mente humana que inclui reflexão, síntese e contexto. Implica em estar ciente e ter o entendimento de um conjunto de informações e analisando como essas informações podem ser úteis. 
Competência: é o processo contínuo e articulado de formação e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes de gestores por meio de outras pessoas com intuito de aprimorar sua capacitação.
5) O que é entropia? Como podemos diminuir a entropia de uma organização? 
Entropia é uma medida do grau de desordem de um sistema ou bagunça. Para diminuir a entropia de uma organização é preciso que haja liderança compartilhada e distribuída, colaboração mútua e comprometimento.
6) Quais são as características desejáveis da informação?
Para que a informação seja desejável é necessário que ela seja precisa, completa, econômica, flexível, segura, confiável, relevante, clara e veloz.
7) Quais são as fontes da informação nas organizações? 
Formal e interna à organização, formal e externa à organização, informal e interna e informal e externa.
8) Quais são os níveis de decisão nas organizações. Dê exemplo de cada um. 
Estratégico (planejamento de estratégias de negócio), Tático ou Gerencial (elaboração de orçamentos), Controle operacional (controle de custos) e operações.
9) Quais são as características da Informação Operacional? 
Não comparativa, rotineira, precisa, alta circulação, detalhada, orientada para decisões de curto prazo, informa a regra e não a exceção, interna a empresa.
10) Quais são as características da informação gerencial? 
Comparativa, informa a exceção, orientada para decisões de longo prazo, baixa circulação, baixa precisão, apresentação gráfica, pouco detalhada, muita informação externa.
11) Quais as etapas do processo de tomada de decisão segundo H. Simon? 
Segundo Herbert Simon, a tomada de decisões pode ser dividida em quatro etapas: compreensão ou inteligência, projeto ou alternativas, escolhas, implementação.
12) Quais são os tipos de problemas encontrados nas empresas, com relação ao grau de estruturação? Dê exemplos. 
Problemas desestruturados. Exemplos: Que linhas de negócios a empresa deve desenvolver? Quais os canais de distribuições devem usar? 
Problemas semiestruturados. Exemplo: Como escolher os clientes mais rentáveis e quais são as suas características? Quais mercados estrangeiros devem escolher?
 Problemas estruturados. Exemplos: Como devem processar uma encomenda de um cliente? Como devem efetuar o controle da qualidade?
13) Classifique os SI segundo o apoio dado ao processo decisório. Identifique três características de cada um dos sistemas.
Sistemas de Informação Operacional, Sistemas de Informação Gerencial, Sistemas de Informação Estratégicos, Sistemas de Informação Comerciais/Negociais.
14) Qual a relação entre SI, TI e negócios? 
Uma organização consiste num grande número de processos de negócios interdependentes que trabalham em conjunto para gerar produtos ou serviços em um ambiente de negócios. Os processos de negócio determinam os sistemas de informação para seu funcionamento. As novas tecnologias da informação desempenham papel importante ao afetar as possibilidades dos sistemas de informação, os quais afetam os processos de negócios em função de suas potencialidades novas e inovadoras.
 15) Quais as diferenças entre SAD e SIG?
SAD é uma classe de Sistemas de Informações baseado em conhecimento. É um modelo genérico de tomada de decisões que analisa um grande número de variáveis para chegar a um posicionamento de uma determinada questão; já o SIG, agrupa e sintetiza os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes