Buscar

Prointer - Logística e Gestão da cadeia de Suprimentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

11
Projeto Interdisciplinar Aplicado
Ao Curso Superior de
Tecnologia em Logística_IV
(PROINTER_ IV)
Relatório Parcial
Campinas/SP
2017
Faculdade Anhanguera Educacional de Campinas – Unidade III
Centro de Educação a Distância
Tecnólogo em Logística
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia
(PROINTER _ IV)
Tutor EAD: Gilberto Morais
Tutor Presencial: Rivael Strobel Penze
Alunos: RA
- Amanda Cristina Pereira da Silva RA:6180675124
- Raphael Rodrigo do Nascimento RA:6178711682
Campinas/SP
2017
Relatório Parcial
Relatório Parcial apresentado no Projeto
Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em
Logística na Faculdade Anhanguera, sob a orientação do
 Tutor EAD Prof. Gilberto Morais e
Do Tutor Presencial Prof.ªRivael Strobel Penze.
Campinas/SP
2017
RESUMO
Este trabalho preocupa-se em mostrar assuntos respectivos de Logística, Transporte e Qualidade e tem como foco auxiliar a empresa qualidade nos processos de transporte de produtos perecíveis permitindo desenvolver estratégias para aumentar o nível do serviço prestado. 
 O trabalho em si baseia-se na revisão teórica sobre o tema abordado, salientando conceitos importantes e necessários dentro da disciplina, assim como a orientação procedimental da rotina de transporte de produtos perecíveis. 
 
Palavras-Chave: Qualidade; Logística; Transporte; Perecível.
A Gestão Logística é a parte do SCM que planeja, implementa e controla o fluxo (adiante e reverso) e a armazenagem de materiais, serviços e informações relacionadas de forma eficiente e eficaz, entre o ponto de origem e o ponto de consumo para satisfazer as necessidades dos clientes. A Logística em si, significa abastecer alguém com algo.
Não basta apenas produzir em nosso pais e realizar importações, precisamos realizar cada vez mais exportações, nosso país precisa desse giro econômico, que nos ajuda a manter empregos e continuar sobrevivendo economicamente .
Com isto o presente Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos superiores de Gestão em Tecnologia em Logística irá tratar sobre as seguintes abordagens: Logística e Cadeia de Suprimentos Integrada; Estoques; Armazenagem; Embalagens na Logística e Modais.
A metodologia de pesquisa utilizada é de pesquisa bibliográfica com auxilio de livros e o uso da internet. 
SUMÁRIO.
1.Introdução
O presente trabalho é sobre Logística e Gestão da cadeia de Suprimentos, mais concretamente sobre a diferença de cada um, explicando algumas áreas como Armazenagem, a importância dos Estoques, seus custos, suas movimentações , embalagens utilizadas dentro da Logística, suas importâncias.
É objetivo desde trabalho demonstrar o aumento da competitividade do mercado. No Brasil, as empresas que trabalham com Exportação e Importação tiveram que se adaptar com as mudanças que foram ocorrendo durante os anos e as novidades já existentes em outros países.O Supply Chain Management é em si o avanço da tecnologia da informação, engloba diversas áreas e processos para que se atinja a excelência da operação.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
2.Logística e Cadeia de Suprimentos Integrada 
Logística é uma área da gestão cujas atividades estão voltadas para a distribuição e circulação de produtos e o planejamento da armazenagem.Um de seus maiores objetivos é de conseguir criar mecanismos para entregar os produtos sejam eles terminados ou não em um prazo mais curto possível, reduzindo os custos . Para que isso ocorra existem especialistas em Logística que estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem, entre outros fatores que influenciem em seu serviço, fazendo escolhas que melhor se adéquam a cada tipo de produto e cliente. 	
 De acordo com Baumgardt (2002) o conceito de logística, até os anos 50, esteve mais ligado às atividades militares. A logística foi inicialmente desenvolvida pelos militares para designar estratégias de abastecimento de seus exércitos, para que houvesse falta dos suprimentos. Ainda de acordo com Baumgardt (2002), no período entre os anos 50 e 60 a logística passou a ser vista a partir da distribuição física dos produtos.
Dornier (2000) esclarece que o sistema logístico pode ser dividido em dois segmentos: logística de entrada e logística de saída. A logística de entrada envolve o fornecimento de todos os materiais e componentes necessários para a fabricação dos produtos; a logística de saída engloba a forma como os produtos manufaturados movem-se a partir da montagem final, por meio da distribuição e armazenagem até as mãos dos consumidores.
Mas com o passar do tempo, a Logística foi perdendo espaço no mercado para o que é conhecido hoje como gestão de cadeia de suprimento, ou Supply Chain Management (SCM), que é um conceito mais amplo e mais pertinente nos dias atuais.
A Gestão de Cadeia de Suprimentos é um processo que busca gerenciar estrategicamente diferentes fluxos, sejam eles de bens, serviços,finanças e informações, bem como as relações entre empresas, buscando sempre alcançar os objetivos organizacionais. Possuindo diversos participantes, tais como : fábrica, fornecedores e clientes finais.
3.Fluxo de Informações
https://www.portogente.com.br/portopedia/91207-o-que-e-a-gestao-da-cadeia-de-suprimentos-e-como-funciona
Em termos simples, a SCM envolve a coordenação de todas as atividades ligadas ao processamento dos pedidos dos clientes, incluindo sempre técnicas que são utilizadas para possibilitar a excelência na integração entre as todas as etapas do processo, bem como : transporte, estoque e custo. 
4. Diferenças entre Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos
É muito comum a confusão entre os conceitos e características de Logística e Gestão da cadeia de Suprimentos , as principais diferenças são :
5. Gestão Eficiente dos Estoques
Estoque é, basicamente, o montante de bens armazenados. Um bom controle de estoque garante a organização e o cumprimento de metas e objetivos nas empresas. É necessário sempre ter ciência da capacidade do seu estoque para que assim sejam definidos os custos que serão necessários à empresa ao longo da operação. 
As políticas do estoque normalmente consistem em : 	
• Controle dos depósitos e dos materiais a serem guardados neles;
• Estipulação do ponto de compra; ou seja, a hora de comprar antecipadamente, mediante preços mais baixos; em quantidades superiores para garantir descontos;
• Definição da média de flutuação dos estoques, para suprir um superávit ou déficit das vendas ou alteração de consumo;	
• Controle da rotatividade do estoque;
Os dois últimos pontos são os mais importantes, pois, a partir deles, será possível medir o capital que está investido nos estoques. 
Estoque nada mais é como armazenamento de recursos materiais em um sistema de transformação, todos os tipos de operação mantém estoque, existem pessoas que acreditam que só possa existir dentro de empresas, mas estão enganadas, o estoque existe desde dentro de nossas casas até no nosso trabalho, ou seja em todo o mundo. 
Conforme Dias(2010),
A gestão de estoques visa elevar o controle de custos e melhorar a qualidade dos produtos guardados na empresa. As teorias sobre o tema normalmente ressaltam a seguinte premissa: é possível definir uma quantidade ótima de estoque de cada componente e dos produtos da empresa, entretanto, só é possível defini-la a partir da previsão da demanda de consumo do produto (DIAS, 2010).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais