Buscar

matematica apol 1 eny

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Matemática e Estatística Aplicada à Gestão Pública
Descobriu-se uma espécie de bactéria imortal que, a partir do momento de sua hospedagem e ou/existência, começa seu ciclo reprodutivo infinito e ininterrupto. Sabe-se que dois exemplares dessa espécie de bactéria geram seis exemplares em apenas 5 segundos, totalizando, assim, oito exemplares em 5 segundos. Com esses dados, se tivéssemos, agora, dez exemplares da referida bactéria, quantos exemplares teríamos daqui a 10 segundos?
	
	A
	420
	
	B
	160
	
	C
	120
	
	D
	60
	
	E
	40
Questão 2/5 - Comunicação e Linguagem
“Na construção de um texto, usamos mecanismos para permitir ao interlocutor a compreensão do que ele lê ou ouve. Esses mecanismos linguísticos, que estabelecem a conectividade e a retomada do que foi escrito/dito, são recursos de coesão textual e são fundamentais para que haja coerência”. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 2, p. 88, adaptado. 
Tendo como referência a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que traz a definição de conjunção?
	A
	Conjunção é a palavra que tem a função de unir dois elementos linguísticos da mesma classe gramatical.
	B
	Conjunção é aquele que sofre ou pratica uma ação em uma determinada oração.
	C
	A palavra que se refere a um nome é classificada na língua portuguesa como conjunção.
	D
	Conjunção é um tipo de comunicação feito apenas pela fala.
	E
	Conjunção é o gênero literário que usamos quanto pretendemos fazer uma exposição oral de um conteúdo científico e/ou filosófico.
Questão 3/5 - Matemática e Estatística Aplicada à Gestão Pública
Sete pessoas comeram duas pizzas. Cada uma das pizzas estava dividida em dez pedaços iguais. Sabendo-se que cada uma das pessoas comeu ao menos um pedaço de pizza, que não sobraram pedaços e, ainda, que cada uma só comeu pedaços inteiros sem deixar restos, pode-se ter certeza de que:
	
	A
	uma delas comeu, no mínimo, três pedaços.
	
	B
	alguém comeu quatro pedaços.
	
	C
	uma delas comeu somente um pedaço.
	
	D
	todas comeram dois pedaços.
	
	E
	algumas comeram dois pedaços e as demais comeram três.
Questão 4/5 - Matemática e Estatística Aplicada à Gestão Pública
Se uma linha de ônibus registra, em quinze ocasiões, os tempos de viagens, em minutos:
52, 50, 55, 53, 61, 52, 52, 59, 55, 54, 53, 52, 50, 51, 60. 
Qual a moda desse conjunto?
	
	A
	53 minutos
	
	B
	51 minutos
	
	C
	52 minutos
	
	D
	55 minutos
	
	E
	59 minutos
Questão 5/5 - Comunicação e Linguagem
Os textos comunicam nossas ideias e intenções, porém isso não quer dizer que o ouvinte ou o leitor da mensagem conseguirá compreendê-la com a exatidão desejada pelo falante”. Fonte: VALLE, Maria Lúcia Elias. Não erre mais: língua portuguesa nas empresas. Curitiba: Intersaberes, 2013, CAPÍTULO 1, p. 34
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – Intencionalidade discursiva refere-se às intenções, explícitas ou subentendidas, dos interlocutores que participaram de uma determinada situação comunicativa.
II – Em uma dada situação comunicativa, a intencionalidade discursiva se efetiva apenas se houver o entendimento claro da mensagem comunicada. Dessa forma ela não pode ser subentendia.
III – Numa situação de comunicação, quem produz o texto – o falante ou o escritor – sempre expõe sua intenção, seja de forma clara, seja de forma subentendida.
IV – Caso aquele que envia a mensagem compreende o que falou, a intencionalidade comunicativa já aconteceu, não importando se o indivíduo que recebeu a mensagem entendeu ou não a mesma.
	
	A
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais