Buscar

Atividade da 11ª semana de Práticas Corporais não Convencionais e Alternativas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

��CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
�
	Disciplina: Práticas Corporais não Convencionais e Alternativas 
	Tarefa: Atividade da 11ª semana de estudos
	Nome: 
	RA: 
	Turma: 
	Parecer do Tutor: 
�
1-TÍTULO DA AULA
Educação Física não Convencional
2-PÚBLICO ALVO
7º ano do ensino fundamental
3-OBJETIVOS
Proporcionar aos alunos, um pouco de contato, com esportes não convencionais, que podem e devem ser inseridos nas aulas de educação física.
4-MATERIAIS OU RECURSOS DIDÁTICOS
Uma peteca
5-AQUECIMENTO
Será feito um aquecimento, com alongamentos suaves, dando bastante ênfase à respiração e postura.
6-PARTE PRINCIPAL OU DESENVOLVIMENTO
Após o aquecimento, a sala será dividida em 3 turmas mistas (alunos e alunas), e cada turma receberá uma peteca para que se inicie às atividades.
Antes de começar o jogo, será feito a eles uma breve explicação do que são esportes não convencionais, e o que importa nesta atividade, não são os resultados finais, e sim a espontaneidade, a alegria e a diversão de todos.
O jogo de peteca não terá juízes, de maneira que os alunos possam praticar de forma lúdica sem se preocupar em errar, apenas se divertirem e ao mesmo tempo, que pratiquem uma atividade saudável.
7-VOLTA À CALMA 
Após a realização do jogo de peteca, será proposto aos alunos, um alongamento relaxante, e durante este momento, todos de forma bem tranquila, irão expor em uma roda entre todas as equipes, suas sensações e opiniões pessoais.
8-CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este plano de aula, foi planejado, para que os alunos que o realizam, tenham contato, com às práticas não convencionais, não apenas na hora do jogo de peteca, e sim conhecer um pouco como se desenvolveu historicamente, e que uma aula de educação física, não deve ser pautada, apenas em esportes convencionais, como futebol, voleibol, basquetebol e handebol, que são aplicados diariamente nas aulas de educação física.
1-DADOS DA INSTITUIÇÃO
E. E. FREI FERNANDO MARIA FACHINI
Rua: Domingos Gregolim nº 550 Jardim Levorato, Santa Maria da Serra SP.
E-mail: jardimlevorato@hotmail.com
Telefone: (19) 34871344
Gestor responsável: Alcileia Minatel (vice diretora)
2-A escola possui uma quadra coberta, com traves e tabelas fixas, e um parquinho, com gangorra, balanço, roda de girar, escorregador e uma gaiola.
Tanto a quadra, quanto o parquinho, estão em ótimo estado de conservação, os equipamentos que a escola possui para as aulas de educação física, são bolas, redes, cabos de guerra e corda para pular.
3-O professor dessa escola, aplica em suas aula de educação física, jogos de peteca, danças, e o parquinho é utilizado para desenvolver algumas atividades também.
4- Ele gostou, por ser um plano de aula simples, que todos os alunos possam fazer os movimentos, e não conter regras rígidas.
O professor disse, que aplicou várias vezes, planos de aula que contenham jogos de peteca.
RELATÓRIO FINAL
A visita à esta escola foi bem tranquila, o pessoal que me recebeu, foi bem amigável e prestativo.
Trata-se de uma escola. Com poucos anos de funcionamento, e possui instalações modernas e bem conservadas, em todos os aspectos.
Apesar destes aspectos positivos, de ser uma boa escola, e o professor diz já ter aplicado esportes não convencionais em suas aulas, ainda tais esportes, não são inseridos com frequência nas aulas de educação física.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais