CONTUSÃO

CONTUSÃO


DisciplinaEletrotermofototerapia1.407 materiais10.653 seguidores
Pré-visualização1 página
CONTUSÃO:
Definição: 
A contusão é uma lesão sem fratura dos tecidos moles do corpo. Ela é gerada pelo impacto mecânico de um agente externo sobre uma parte do corpo.
É comumente chamado de hematoma, \u201croxo\u201d, equimose e galo.
Causas:
O agente agressor lesiona o tecido mole no ponto de impacto, rompendo os pequenos vasos. O sangue é liberado e se infiltra nas proximidades, tais como a pele. Ao mesmo tempo, a inflamação que se segue, priva a chegada de oxigênio para a lesão. Esta asfixia é a causa da cor azul.
Um traumatismo mais sério também pode atingir os músculos ou tendões. A lesão das terminações nervosas provoca dor. As contusões mais sérias podem ainda atingir órgãos internos como o cérebro, fígado, baço, rins ou pulmões.
Os golpes causados por objetos contundentes causam principalmente, as equimoses. Elas ocorrem durante atividades esportivas, mas também em outras circunstâncias, como incidentes domésticos, escolares, profissionais ou até mesmo em acidentes de trânsito. A compressão suficientemente potente ou o bloqueio de uma parte do corpo também cria hematomas.
Diversos fatores expõem cada indivíduo às contusões, até mesmo o menor choque:
-Pessoas que não comem alimentos frescos e crus têm capilares frágeis e são mais susceptíveis a sofrerem contusões. 
-Carência de vitamina C. 
-Pessoas que não bebem água suficiente. 
-Medicamentos, como anticoagulantes, anti-inflamatórios, aspirina, aumentam o risco de ocorrência de uma contusão.
-Doenças como a leucemia e outros cânceres, hemofilia, distúrbios da coagulação do sangue e afecções do fígado, também podem ser manifestados por contusões. 
Sintomas:
Geralmente causada por um trauma, a contusão pode aparecer espontaneamente. O primeiro sinal é a dor que é sentida durante o impacto. Apenas após o impacto, a área lesada fica inchada, vermelha e inflamada. A dor pode impedir a pessoa de se movimentar normalmente.
A cor da pele torna-se arroxeada e não desaparece à pressão. Ao longo do tempo, ela fica amarelo-esverdeada e desaparece gradualmente.
Em casos graves, o roxo da contusão pode estar associado a uma fratura óssea, uma entorse ou luxação, com feridas, dificuldade respiratória, perda de consciência ou hemorragia.
Diagnóstico:
Antes de tratar a contusão, o médico procura saber a causa do surgimento da contusão. Também questiona ao paciente sobre seus antecedentes médicos, assim como, sobre a existência de alguma doença e consumo de medicamentos.
O profissional de saúde examina cuidadosamente a lesão, os órgãos vizinhos, e até mesmo seu estado em geral.
O diagnóstico é confirmado por testes complementares, tais como exames de sangue, radiografias, tomografia computadorizada ou ultra-som.
Complicações:
As contusões geralmente, benignas cicatrizam espontaneamente. No entanto, a violência do trauma pode comprometer os tecidos adjacentes.
O choque no olho pode causar fratura dos ossos da face ou crânio, lesão cerebral e problemas visuais que podem levar à cegueira.
Tratamentos:
Em caso de contusão, proceda em seguida com o \u201dG.R.E.C \u201c para evitar seu agravamento:
\u2013 G (Gelo). Resfrie a lesão com a aplicação de um objeto gelado por 10 a 12 minutos. Faça este procedimento a cada hora ou a cada duas horas, se necessário e diminua a frequência com a melhora dos sintomas.
\u2013 R (Repouso). Mantenha-se em repouso a fim evitar mais contusões.
\u2013 E (Elevação). Se você estiver com o membro inchado, eleve-o para melhorar a circulação sanguínea. 
\u2013 C (Compressão). Faça compressão sobre o membro inchado.
O uso de medicação analgésica pode ser feito no caso de dor. Na ausência de ferida na contusão, a aplicação de creme ou gel específico alivia e reduz o inchaço. Tomar vitamina C tem uma ação curativa e também preventiva.
Produtos à base de arnica são conhecidos pela sua ação anti-inflamatória, cicatrizante e curativa para as contusões. Eles são usados em forma de gel para uso tópico.
Dicas:
Durante uma contusão não devemos: massagear o local, fazer aplicações quentes sobre o local e tomar aspirina ou medicamentos anticoagulantes.
Consulte um médico se:
\u2013 Os sintomas piorarem apesar dos primeiros socorros;
\u2013 A contusão não desaparecer depois de uma semana;
\u2013 A ferida estiver infectada;
\u2013 Surgirem sinais de gravidade como falta de consciência, palidez, sangramento, dificuldade respiratória, dor abdominal, paralisia ou falta de sensibilidade da pele;
\u2013 A contusão estiver localizada em áreas sensíveis (face, articulações, cabeça), ou se surgir sem motivo aparente.