Buscar

Soluções para treinamento corporativo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SOLUÇÕES PARA TREINAMENTOS CORPORATIVOS 
Realizar treinamentos corporativos, independentemente do porte, é sempre um desafio. É preciso pensar em cada detalhe para que os participantes tenham uma ótima experiência e consigam atingir o objetivo esperado, que possam crescer profissionalmente. Para que isso aconteça, estar por dentro das novidades relacionadas a esse mercado é muito importante.
Uma das tendências que ganhou força este ano é a realização de treinamentos online. Diante do atual cenário econômico os eventos focados em capacitação de colaboradores podem acabar pesando no orçamento, mas eles não devem deixar de acontecer e, por isso, usar a transmissão via web se torna tão atraente. 
Além disso, o Pequenas Empresas e Grandes Negócios listou os treinamentos corporativos entre as apostas de empreendedorismo para o próximo ano. Segundo o portal, com o trabalho remoto ganhando cada vez mais adeptos, é muito provável que empresas invistam em capacitações online. Outro ponto também ressaltado pelo artigo é o treinamento nichado. As organizações passarão a focar nos pontos fortes de cada funcionário, ao invés de ensinar a todos as mesmas habilidades.
10 soluções para treinamentos corporativos:
#1 Streaming e webinars (conferência digital)
A produção de conteúdo audiovisual vem ganhando cada vez mais força e o mercado corporativo não pode ignorar esta tendência. A transmissão de conteúdo ao vivo, assim como a produção de vídeos para treinamentos online reduzem os custos de produção de um evento e se tornam um patrimônio digital exclusivo para as empresas. Além disso, dessa forma os conteúdos são mais facilmente absorvidos pela audiência e, usando uma plataforma, ficam armazenados e podem ser consultados a qualquer momento.
#2 Fast Training
O fast training é um método que proporciona aprendizado de forma mais ágil e eficaz. Utilizando recursos audiovisuais, dinâmicos, criativos e interativos é possível treinar equipes em qualquer lugar do mundo. 
#3 Recompensas digitais 
Oferecer presentes digitais para os participantes de um treinamento online é uma nova tendência, além de ser uma atitude sustentável. Entre as opções do que pode ser oferecido neste universo está conteúdo exclusivo em vídeo, acesso a canais de webinars pagos, versões de teste de sites e aplicativos, bônus para o uso de ferramentas digitais, etc.
#4 Hibridismo 
Os treinamentos híbridos, ou seja, aqueles em que há participantes presenciais e online, são uma forte tendência no mercado corporativo. Este tipo de evento é bastante eficiente para empresas com unidades em cidades distintas, pois permite que as equipes se atualizem ao mesmo tempo sobre as novidades que estão sendo lançadas. Basta reunir os times em salas conectadas com a internet e realizar um streaming do treinamento.
#5 Calendário de eventos 
Essa já não é mais uma tendência, mas uma realidade. O mercado tem se profissionalizado e investido mais em eventos, utilizando calendários com datas comemorativas, por exemplo, como base. Palestras motivacionais e capacitações online podem funcionar como ferramentas de relacionamento e marketing, com isso os funcionários se sentirão mais apto e confiantes para exercerem suas funções. 
#6 Conteúdos acessíveis 
De nada adianta investir em treinamentos corporativos para treinar seu time de funcionários, se as aulas não forem acessíveis. O conteúdo precisa ser didático, de fácil compreensão. Ao realizar um webinar, basta escolher horários que não prejudiquem os colaboradores e, plataformas que, gravem o conteúdo para que eles possam assistir depois.
#7 Mais interação e empatia 
É preciso pensar em como engajá-lo nos eventos digitais, como despertar sua atenção e deixá-lo mais próximo da empresa. Qual é a necessidade do colaborador? Quais são os pontos fortes que ele precisa ressaltar e os fracos que ele deve aprimorar? Qual é o conhecimento que ele precisa adquirir para melhorar e, consequentemente, se sentir mais motivado? Ao se colocar em seu lugar, as capacitações e palestras promovidas por sua organização serão cada vez melhores e efetivas.
#8 Experiências imersivas 
E se os participantes pudessem opinar na organização da palestra e no desenvolvimento do conteúdo? Experiências imersivas estão em alta. Nesse caso alguns colaboradores podem acompanhar de perto os bastidores do evento e, além de participar, contribuir com eles.
#9 Games e aprendizado 
Os jogos podem contribuir com o aprendizado dos colaboradores e, também, aumentar o interesse dos mesmos por determinado assunto. Incorporar os games de forma orgânica, como se as atividades já fizessem parte de seu planejamento. 
 
#10 Customizações de conteúdo
Customizar o conteúdo de acordo com a necessidade dos colaboradores. Aplicar pesquisas internas. Uma palestra com exemplos personalizados ou que tenham a temática de uma série que eles gostem, por exemplo, também é uma aposta para o próximo ano.
GAMIFICAÇÃO 
A gamificação está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas, porque ela trabalha de forma sistemática desde a integração com o colaborador, passando por seu treinamento básico, até assumir funções além do que foi proposto. A gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo.
O resultado é um alinhamento entre a satisfação pessoal no trabalho com os objetivos organizacionais. Na prática, isso significa oferecer recompensas aos participantes que realizam tarefas pré-estabelecidas, que, geralmente, são voltadas para a recomendação, a divulgação ou a avaliação dos produtos ou serviços da empresa.
Algumas funcionalidades que podemos encontrar em treinamentos com gamificação são: 
• Experiência do usuário ao estilo "Netflix": facilitará o aprendizado, incluindo a visualização dos cursos e as buscas preditivas, tudo projetado para tornar a navegação mais fácil e intuitiva. Desse modo, é possível explorar e apreender o conteúdo em seu próprio ritmo, respondendo às expectativas de cada um.
• Playlist de aprendizagem: semelhante ao Spotify, os colaboradores serão capazes de criar e compartilhar suas próprias listas de aprendizagem com cursos profissionalizantes patenteados, bem como conteúdo de formação informal, de fora do conteúdo do sistema: como artigos pertinentes aos seus interesses ou vídeos do YouTube.
• Colaboração entre colegas e especialistas: Os usuários podem também programar sessões de treinamento ao vivo, identificar especialistas no setor de interesse e se conectar com pessoas que compartilham interesses semelhantes na formação.
• Crédito para treinamento informal: possibilidade aos indivíduos de obter crédito para todas as suas experiências de formação, formal ou informal. Além disso, as organizações poderão ganhar um insight mais preciso e evidências de atividades informais que desenvolvam seus funcionários.
Treinamento Bradesco:
Treinamento GOL:
asasa
Youtube - Como funciona a gamificação nas organizações:
https://www.youtube.com/watch?v=PpWj_OqPd6U

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando